Lista completa de Questões de Direito Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Trabalho - Normas Gerais de Tutela do Trabalho - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2006
Com relação às trabalhadoras gestantes, a NR 32 estabelece que
podem realizar atividades com radiações ionizantes, desde que usem adequadamente os equipamentos de proteção individual.
são expressamente proibidas de realizar atividades com radiações ionizantes somente no primeiro trimestre da gestação.
podem trabalhar em áreas com possibilidade de exposição a gases ou vapores anestésicos se autorizadas, por escrito, pelo médico responsável pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
devem licenciar-se das atividades nos serviços de saúde a partir do 6.º mês de gestação.
é proibido o remanejamento de suas funções em decorrência da gravidez.
O período mínimo legal de descanso entre duas jornadas de trabalho é de:
8 horas consecutivas;
11 horas consecutivas;
12 horas consecutivas;
20 horas consecutivas;
24 horas consecutivas.
Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda seis horas, é obrigatória a concessão de um intervalo mínimo para repouso ou alimentação de:
10 minutos;
15 minutos;
20 horas consecutivas;
30 horas consecutivas;
60 minutos.
Será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho, devendo haver pré-assinalação do período de repouso, para os estabelecimentos com mais de:
10 trabalhadores;
20 trabalhadores;
30 trabalhadores;
50 trabalhadores;
100 trabalhadores.
João falsificou documentos para obtenção de horas extras não prestadas. Neste caso, João praticou
incontinência de conduta.
ato de improbidade.
ato de indisciplina.
ato de insubordinação.
ato de desídia.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, em relação a remuneração do empregado, é correto afirmar que
a habitação e a alimentação fornecidas como salário- utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% e 20% do salário-contratual.
as comissões, percentagens e abonos pagos pelo empregador não integram o salário.
incluem-se nos salários as ajudas de custo, assim como as diárias para viagem que não excedam de 50% do salário percebido pelo empregado.
equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço serão considerados salário in natura.
em regra, o pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, pode ser estipulado por período superior a 1 mês, salvo no que concerne a comissões e percentagens.
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho, a falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito
aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida, somente em algumas hipóteses, a integração desse período no seu tempo de serviço.
ao recebimento de uma multa no valor de 50% sobre o valor do último salário recebido, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
ao recebimento de uma multa no valor de 50% sobre o valor do último salário recebido, garantida, somente em algumas hipóteses, a integração desse período no seu tempo de serviço.
aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
ao recebimento de uma multa de 3 vezes o salário mínimo vigente à época, garantida, somente em algumas hipóteses, a integração desse período no seu tempo de serviço.
Considere as seguintes assertivas a respeito de empregador, de acordo com o Decreto-Lei no 5.452/43:
I. As instituições de beneficência bem como os profissionais liberais, que admitirem trabalhadores como empregados, equiparam-se ao empregador para os efeitos exclusivos da relação de emprego.
II. Considera-se empregador a empresa individual que, não assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige pessoalmente a prestação de serviço ou delega a direção.
III. Sempre que uma ou mais empresas, embora tendo, cada uma delas, personalidade jurídica própria, estiverem sob a direção de outra, constituindo grupo industrial serão, para os efeitos da relação de emprego, solidariamente responsáveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e II.
I e III.
II.
II e III.
III.
O prazo de prescrição para o empregado urbano ou rural propor ação na Justiça do Trabalho, contado da cessação do contrato de trabalho, é de
7 anos.
5 anos.
4 anos.
3 anos.
2 anos.
Direito Trabalho - Remuneração e Salário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. Marcela foi contratada pela pessoa jurídica Polivalente Serviços de Informática Ltda., para o cargo de analista de sistemas. Neste cargo, além da remuneração fixa, contratualmente estipulada, Marcela tem direito a assistência médica e odontológica, prestada mediante plano de saúde. Nessa situação, o plano de saúde concedido pela empregadora de Marcela não é considerado salário in natura, nos termos da legislação trabalhista.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...