Lista completa de Questões de Direito Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Desativada a empresa em razão de ato de desapropriação e, em conseqüência, ficando rescindidos os contratos dos seus empregados, verifica-se a ocorrência de
culpa recíproca, ficando o empregador responsável pelo pagamento de metade da indenização devida aos empregados.
força maior, nenhuma reparação sendo devida ao empregado.
factum principis, incumbindo ao governo responsável pelo ato o pagamento da indenização devida aos empregados do estabelecimento.
rescisão indireta, ficando o empregador responsável pelo pagamento de metade da indenização devida aos empregados.
rescisão sem justa causa, incumbindo ao governo responsável pelo ato e ao empregador, em partes iguais, o pagamento da indenização devida ao empregado.
Denominam-se profissões regulamentadas aquelas que
somente podem ser exercidas por quem possua título obtido em curso superior.
observam as normas especiais de tutela do trabalho previstas na CLT.
estão sujeitas ao regulamento da empresa.
contam com legislação específica.
são de natureza técnica ou científica.
Na hipótese em que o empregador alegar abandono de emprego, cabe ao
reclamante comprovar que foi efetivamente despedido.
Ministério Público verificar se há indícios do abandono.
empregado demonstrar que não abandonou o emprego.
juiz examinar a qual das partes caberá o ônus da prova.
empregador provar que se caracterizou o abandono.
Existem, na Justiça do Trabalho, dissídios individuais e dissídios coletivos. A conciliação, entre as partes, nos termos da lei, é admitida
nos dissídios individuais, apenas na fase inicial do processo.
nos dissídios coletivos, apenas em audiência.
nos dissídios individuais, mas não nos dissídios coletivos.
nos dissídios individuais e nos dissídios coletivos, apenas na fase inicial do processo.
em todos os dissídios, individuais e coletivos, em qualquer fase do processo.
O empregado, cujo contrato de trabalho é regido pela CLT, que tiver 32 faltas injustificadas durante todo o período aquisitivo,
não terá direito a férias.
terá direito de gozar 30 dias corridos de férias.
terá direito de gozar 24 dias corridos de férias.
terá direito de gozar 18 dias corridos de férias.
terá direito de gozar 12 dias corridos de férias.
Paulo é empregado da empresa Companhia do Computador Ltda., com contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com jornada de trabalho de segunda a sexta-feira, de 18 h a 1 h 30 min do dia seguinte, e aos sábados de 18 h às 22 h. Paulo foi contratado em 17 de janeiro de 2005 e não tem direito a revezamento semanal ou quinzenal no seu horário de trabalho.
Com referência a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.
De acordo com a CLT, após as vinte horas, o trabalho de Paulo é considerado noturno, por isso ele tem direito a remuneração superior às horas trabalhadas no turno diurno.Direito Trabalho - Identificação Profissional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca das normas inerentes à tutela do trabalho, julgue os itens a seguir.
O irmão do interessado, portando procuração, poderá receber a Carteira de Trabalho e Previdência Social no órgão responsável pela sua expedição.
Direito Trabalho - Relação Trabalho e Emprego - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Considerando o conceito de empregador, segundo o modelo trabalhista nacional, julgue os itens que se seguem.
São elementos caracterizadores da qualidade de empregador a assunção dos riscos da atividade econômica desempenhada e o poder de direção.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca de contrato individual de trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Paula exercia a função de gerente em uma indústria de confecção de roupas de verão. No período de alta demanda, às vésperas das festas de fim de ano e do início do verão, Paula estava com dois meses de uma gestação de risco, sendo obrigada, por isso, a se afastar das atividades, por meio de licenças médicas sucessivas, durante curtos períodos de até quinze dias. Como não havia outra empregada capaz de exercer, com a mesma competência, as funções de Paula, as rotinas administrativas da empresa passaram a sofrer sérios transtornos. Indignado com a situação, o empregador resolveu dispensar Paula do emprego. Nessa situação, Paula poderá pleitear na justiça a reintegração no emprego, se ainda estiver em curso o período de estabilidade, ou postular a indenização e os demais direitos correspondentes.
Em relação às férias, julgue os itens a seguir.
Excepcionada a hipótese de dispensa do trabalhador por justa causa, a extinção do contrato de trabalho obriga o empregador a pagar as férias proporcionais, mesmo que o trabalhador não tenha completado o período aquisitivo de 12 meses.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...