Lista completa de Questões sobre Introdução para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na relação de emprego, há dependência
econômica.
técnica.
social.
jurídica.
pessoal.
Um empregado trabalhou de 15 de janeiro de 1996 a 28 de outubro de 2003. Considerando a prescrição, poderá ajuizar reclamação trabalhista até 28 de outubro de
2005, reclamando verbas do qüinqüênio anterior à data da propositura da ação.
2005, reclamando verbas do biênio anterior à data da propositura da ação.
2008, reclamando verbas de todo o contrato de trabalho.
2008, reclamando verbas do qüinqüênio anterior à data da propositura da ação.
2008, reclamando verbas do biênio anterior à data da propositura da ação.
É considerado empregado, nos termos da legislação consolidada:
pessoa física que trabalhar com habitualidade, mediante salário e remuneração
pessoa física ou jurídica que prestar serviços não eventuais,mediante subordinação e salário
pessoa física que prestar serviços de natureza eventual,mediante salário e subordinação
pessoa jurídica que prestar serviços de natureza técnica, não eventual , mediante salárioe subordinaçãohierárquica
pessoa física que prestar serviços de natureza não eventuala outra pessoa física, sem percepção de salário
Quanto ao Direito do Trabalho, julgue os seguintes itens.
Direito do Trabalho é o ramo da ciência do direito que tem por objeto as normas, as instituições jurídicas e os princípios que disciplinam as relações de trabalho subordinado, determinam os seus sujeitos e as organizações destinadas à proteção desse trabalho em sua estrutura e atividade.
Quanto ao Direito do Trabalho, julgue os seguintes itens.
A autonomia do Direito do Trabalho é absoluta, porém mantém relativas relações com os demais ramos do direito, estabelecendo entre eles um nexo de interligação e independência.
A prescrição do direito do empregado reclamar contra o não recolhimento da contribuição para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é:
bienal;
qüinqüenal;
trintenária;
inexistente;
vintenária.
A solidariedade de empresas, prevista no parágrafo 2o do artigo 2o da CLT pressupõe que as empresas
constituam grupo econômico.
desenvolvam a mesma atividade econômica.
tenham a mesma personalidade jurídica.
se localizem no mesmo município.
Fábio, técnico em metalurgia e empregado da Auto Mecânica Dois Irmãos Indústria e Comércio Ltda., estando lotado em unidade localizada no município de Cubatão SP, foi transferido em 20/12/1991 para a unidade de retificação de peças localizada no município de Campinas SP, por determinação da empregadora. Essa transferência destinou-se ao preenchimento em definitivo, por Fábio, do cargo de gerente-geral do departamento de retificação de peças.
Desde sua admissão, já constava de seu contrato de trabalho, firmado por escrito, cláusula específica autorizadora de transferências por determinação da empregadora. Desde o início do exercício dessa função de confiança, Fábio passou a receber gratificação correspondente a 35% de seu salário-base mensal. Essa gratificação teve seu percentual reduzido para 30% em 1.º/6/1994, em virtude de acordo coletivo de trabalho firmado entre a empregadora e o sindicato obreiro representante da categoria profissional de Fábio no município de Campinas SP.
Em 15/2/2002, teve início um movimento paredista organizado pela categoria profissional de Fábio, tendo sido observadas as exigências da Lei n.º 7.783/1989. Tal movimento contou com sua adesão e participação pacífica. A paralisação encerrou-se em 5/3/2002 e Fábio foi destituído de sua função gratificada em 12/3/2002, retornando a seu cargo básico de técnico em metalurgia. Em 30/4/2002, a empresa comunicou a Fábio sua intenção de rescindir o contrato de trabalho. Após o cumprimento de aviso prévio, Fábio retornou ao município de Cubatão SP.
Em face da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.
A transferência de Fábio, ainda que tenha sido lícita, ocorrido por determinação da empregadora e acarretado a necessária mudança de domicílio, não se reveste de ilegalidade, porquanto já se achava autorizada no contrato de trabalho. Fábio, contudo, não fazia jus a adicional de transferência, dado que essa transferência não foi provisória.
A Constituição Federal, a lei e a Convenção Coletiva de Trabalho são fontes do Direito do Trabalho. Sobre essas três fontes, assinale a alternativa correta:
A primeira é fonte material porque dela se originam todas as demais fontes, como as duas últimas, que são fontes formais.
A última é fonte formal autônoma.
As duas primeiras são fontes formais e a terceira é fonte material heterônoma.
Todas as três são fontes formais heterônomas.
Um dos princípios que informam o Direito do Trabalho é o da primazia da realidade e consiste, resumidamente:
Na aplicação, nos casos concretos, sempre da norma mais favorável ao empregado, quando houver conflito entre normas.
Na impossibilidade de configuração de vínculo jurídico de emprego entre parentes, consangüíneos ou por afinidade, até o 2º grau, nestes incluídos os primos e primos-irmão, em razão do trabalho prestado derivar do dever de colaboração e não da subordinação jurídica.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...