Lista completa de Questões de Direito Tributário do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Assinale abaixo a afirmativa incorreta
É responsável pelo pagamento do ISS o tomador de serviço proveniente do exterior do País.
É responsável pelo pagamento do ISS o intermediário de serviço cuja prestação se tenha iniciado no exterior do País.
Para os efeitos do ISS, o condomínio que preste serviços a terceiros é considerado como empresa.
Para os efeitos do ISS, não se considera como Profissional Autônomo o profissional não liberal que desenvolve atividade de prestação de serviço de nível não universitário, mesmo que de forma autônoma
Para os efeitos do ISS, o profissional que desenvolve atividade de prestação de serviço intelectual de nível universitário ou a este equiparado, de forma autônoma, é considerado Profissional Autônomo
Indique a afirmativa correta dentre as abaixo apresentadas
O Poder Executivo está autorizado a reduzir a base de cálculo do imposto em até 30% (trinta por cento), quando para a execução do serviço for empregado material ou utilizado serviço de terceiro já tributado.
Para a execução de serviços de engenharia consultiva, a alíquota do ISS é de 5% (cinco por cento).
O Poder Executivo está autorizado a reduzir a base de cálculo do imposto em até 50% (cinqüenta por cento), em atenção a relevantes interesses sociais ou econômicos.
Para a prestação de serviços de educação, ensino, orientação pedagógica e educacional, a alíquota do ISS é de 2%.
Para a prestação de serviços relativos à instrução, treinamento e avaliação pessoal de qualquer grau ou natureza, a alíquota do ISS é de 3%.
Com relação às obrigações acessórias referentes ao ISS, indique a afirmativa correta.
O contribuinte do ISS fica obrigado a manter, centralizadamente, escrita fiscal destinada ao registro dos serviços prestados por cada um dos seus estabelecimentos.
Cada estabelecimento do mesmo contribuinte é considerado autônomo para efeito da manutenção de livros e documentos fiscais relativos à prestação de serviços por ele efetuados e responde pelas penalidades referentes a cada um deles.
Não são considerados estabelecimentos autônomos, mesmo que pertencentes a diferentes pessoas físicas ou jurídicas, aqueles localizados no mesmo endereço e com idênticas atividades econômicas.
Os estabelecimentos pertencentes à mesma pessoa física ou jurídica que funcionem em locais diversos são considerados estabelecimentos autônomos
Não se compreendem como locais diversos duas ou mais edificações que se comuniquem internamente.
O ICMS
I. será não cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa à circulação de mercadorias ou prestação de serviços com o montante cobrado nas anteriores. II. poderá ser seletivo, em função da essencialidade das mercadorias e dos serviços. III. incidirá nas prestações de serviço de comunicação nas modalidades de radiofusão sonora e de sons e imagens de recepção livre e gratuita. IV. compreenderá, em sua base de cálculo, o montante do imposto sobre produtos industrializados, quando a operação realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado à industrialização, configure fato gerador dos dois impostos. Está correto o que se afirma APENAS emI e II.
I e III.
I e IV.
II e III.
III e IV.
Com base nas disposições constitucionais relativas ao ICMS, assinale a opção correta.
De acordo com o critério da seletividade, a incidência é mais elevada para os produtos de maior consumo.
Em uma operação interestadual a consumidor final, será aplicada a alíquota interna quando o destinatário não for contribuinte.
O tributo incidirá somente sobre o valor da mercadoria quando ela for fornecida com serviços não sujeitos à tributação municipal.
Nas operações interestaduais com petróleo, o tributo cobrado se destina ao estado consumidor.
De acordo com as normas estabelecidas pelo Código Tributário Nacional, assinale a opção incorreta, considerando que duas pessoas sejam solidariamente responsáveis pelo pagamento de determinado tributo.
O pagamento efetuado por um deles aproveita ao outro.
A isenção dada pessoalmente a um exonera o outro.
A remissão de crédito concedida a um exonera o outro.
A interrupção da prescrição contra um prejudica o outro.
Consoante o princípio constitucional da uniformidade geográfica, assinale a opção correta.
O imposto sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS) que incide sobre energia elétrica deve ser uniforme em todo o território nacional.
O imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS) que incide sobre serviços bancários deve ter a mesma alíquota em todo o território nacional.
Não deve haver diferença de incidência do imposto de renda em razão de diferentes localizações dos contribuintes em todo o território nacional.
O imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) não admite diferenciação entre contribuintes em razão da localização dos imóveis urbanos.
Assinale a opção incorreta, considerando a função dos impostos.
O imposto sobre produtos industrializados (IPI) tem, a um só tempo, as funções fiscal e extrafiscal.
O ICMS tem, ao mesmo tempo, função fiscal e extrafiscal.
A principal função do imposto sobre a exportação é extrafiscal.
O imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR) tem função fiscal e parafiscal.
Assinale a alternativa correta.
Segundo dispositivo constitucional, a base de cálculo da Cofins não é a receita bruta ou o faturamento.
A contribuição para o PIS pode ter a mesma base de cálculo da Cofins.
A Contribuição sobre a folha de salários e outras espécies remuneratórias não deverá ter destinação específica e obrigatória para despesas com previdência social.
A Contribuição confederativa, criada na assembléia geral da categoria, tem natureza tributária.
A CPMF deverá ser destinada à saúde e à previdência social, mas não ao fundo constitucional de combate e erradicação da pobreza.
Em relação ao pagamento do ITBI − Imposto sobre a Transmissão "Intervivos" de bens imóveis e de direitos a eles relativos, a legislação municipal considera solidariamente responsáveis:
I. O alienante e os cessionários.
II. Os oficiais dos cartórios oficializados e não-oficializados, bem como os seus escreventes, nos atos em que intervierem ou não.
III. Os oficiais dos cartórios de registro de imóveis e seus substitutos, os tabeliães, os escrivães e demais serventuários de ofício, nos atos em que intervierem ou pelas omissões que praticarem em razão de ofício.
Está correto o que se afirma APENAS em
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...