Questões de Direito Tributário da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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Na hipótese de o Poder Executivo editar determinado decreto, publicado em 05/06/2011, com vistas a majorar a alíquota do Imposto de Importação de Produtos Estrangeiros incidente sobre motocicletas, a nova alíquota passa a ser exigida

  • A.

    de imediato

  • B.

    no exercício financeiro seguinte ao da data da publicação do decreto

  • C.

    a partir de 90 dias, após a data da publicação do decreto

  • D.

    a partir de 90 dias, após o exercício financeiro seguinte ao da data da publicação do decreto

  • E.

    a partir de 30 dias, após o exercício financeiro seguinte ao da data da publicação do decreto

Os contribuintes do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre os Serviços Prestados (ISS) deverão emitir documentos fiscais sempre que houver um fato gerador para esses tributos e/ou quando estiver expressamente previsto na legislação. Nessa perspectiva, NÃO há a exigência legal de emissão de nota fiscal no(a)

  • A.

    aluguel de bens imóveis.

  • B.

    remessa de mercadorias para conserto.

  • C.

    transmissão da propriedade de mercadoria, quando esta não transitar pelo estabelecimento transmitente.

  • D.

    regularização, em virtude da diferença de preço ou de quantidade de mercadoria.

  • E.

    entrada de mercadorias do estabelecimento do contribuinte em devolução ou troca por outra espécie diferente, quando efetuada por pessoa física ou jurídica não obrigada à emissão de documento fiscal.

  • A.

    da operação acrescido da CSLL

  • B.

    da operação deduzido do ICMS

  • C.

    da operação acrescido de 10%

  • D.

    reduzido a 32%

  • E.

    total da operação

Os impostos que permitem ao contribuinte de direito a transferência do ônus financeiro do tributo a terceiros são classificados como

  • A. cumulativos.
  • B. neutros.
  • C. reais.
  • D. pessoais.
  • E. indiretos.

Em 19/03/2009, teve início fiscalização da Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) perante a Empresa ITFB Ltda., que foi intimada a apresentar documentos e prestar esclarecimentos. Em 11/01/2010, a empresa foi cientificada da lavratura de auto de infração, pelo qual a RFB constitui crédito tributário de imposto de renda retido na fonte (IRRF), relativo a fato ocorrido em 15/06/2004, sob acusação comprovada da prática de conduta dolosa e fraudulenta, com o intuito de ocultar a ocorrência do fato gerador. Nesse caso, de acordo com a posição sedimentada dos órgãos administrativos incumbidos de julgar a matéria, a contagem do prazo decadencial de 5 (cinco) anos para constituir o crédito tributário

  • A. sequer teve início, em razão da comprovada ocorrência de dolo e fraude.
  • B. foi iniciada no primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado, em razão da comprovada ocorrência de dolo e fraude.
  • C. foi iniciada na data de ocorrência do fato gerador, pois o IRRF é tributo sujeito a lançamento por homologação.
  • D. foi iniciada na data de início da fiscalização, momento em que o Fisco pôde tomar conhecimento da conduta dolosa e fraudulenta do contribuinte.
  • E. foi iniciada na data de ocorrência do fato gerador, mas foi interrompida com o início da fiscalização dentro do prazo de 5 (cinco) anos.

De acordo com o Código Tributário Nacional, os livros obrigatórios de escrituração comercial e fiscal e os comprovantes dos lançamentos neles efetuados deverão ser conservados pelos contribuintes

  • A. por prazo indeterminado.
  • B. pelo prazo de 10 (dez) anos, contado da data dos fatos geradores.
  • C. pelo prazo de 5 (cinco) anos, contado da data dos fatos geradores.
  • D. até a data de extinção da pessoa jurídica, ou o falecimento da pessoa física.
  • E. até que ocorra a prescrição dos créditos tributários decorrentes das operações a que se refiram.

De acordo com o Código Tributário Nacional, os tributos são divididos em

  • A. empréstimos não compulsórios, taxas e impostos.
  • B. impostos, prestações e taxas.
  • C. impostos, taxas e contribuições de melhoria.
  • D. impostos de melhoria, contribuições financeiras e prestações.
  • E. contribuições compulsórias, impostos de melhoria e contribuições financeiras.

O imposto é um componente do sistema tributário nacional, de caráter genérico, cuja obrigação tem, como fato gerador,

  • A. uma contraprestação estatal específica, relacionada ao tipo de serviço prestado ao contribuinte final.
  • B. uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
  • C. o exercício regular do poder de polícia ou a utilização efetiva ou potencial de serviço público, específico e divisível, prestado ao contribuinte.
  • D. a valorização imobiliária decorrente de obras públicas, tendo, como limite total, a despesa realizada e, como limite individual, o acréscimo de valor que da obra resultar.
  • E. a coleta de recursos para certas áreas de interesse do poder público, na Administração direta ou indireta.

Atualmente, as operações que envolvem a importação de bens ou serviços do exterior estão sujeitas à cobrança não só do imposto de importação, como também de contribuições para seguridade social como, por exemplo, a

  • A. Contribuição de melhoria.
  • B. Contribuição compulsória.
  • C. CSSL.
  • D. COFINS.
  • E. CPMF.

Dentre os diversos tipos de classificação, os impostos podem ser diretos ou indiretos. São considerados diretos os impostos

  • A. criados pela União em caso de guerra ou na iminência desta.
  • B. criados por força de lei complementar e de competência residual da União, e não nomeados na Constituição.
  • C. relativos apenas ao contribuinte, sem possibilidade de transferência do encargo a outrem.
  • D. relativos a operações com possibilidade de transferência do encargo a outro contribuinte.
  • E. estipulados segundo alíquotas ou percentagens incidentes sobre bases de cálculo.
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