Lista completa de Questões de Direito Tributário da Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Sobre o ICMS-Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, analise as seguintes afirmativas:
I. O ICMS tem a característica da extrafiscalidade, visando, não só o atendimento das necessidades financeiras do Estado, mas, também, ser instrumento de pressão sobre os cidadãos e na regulamentação das atividades inerentes à vida em sociedade.
II. Aplica-se ao ICMS o princípio da não-cumulatividade, compensando-se o imposto referente à etapa anterior com o imposto referente à nova etapa.
III. De acordo com as normas constitucionais em vigor, o ICMS também incidirá sobre as operações relativas a exportações de mercadorias para o exterior e serviços prestados a destinatários no exterior.
São verdadeiras somente as afirmativas:
A obrigação tributária é a relação jurídica a respeito da qual NÃO é correto afirmar que:
a relação jurídica em que o Estado pode exigir prestação pecuniária não sancionatória de ato ilícito;
o Estado ou entidades não estatais de fins de interesse públicos são os titulares do direito na qualidade de credores;
o interesse do Estado na obrigação tributária é obter recursos para satisfazer as necessidades do grupo social que representa;
a obrigação tributária é a única forma de ingresso de recursos que o Estado dispõe para satisfazer as necessidades coletivas;
a relação jurídica tributária é estabelecida por lei.
O Código Tributário Nacional define fato gerador da obrigação principal como:
acontecimento de que decorrem efeitos tributários, independentemente da vontade humana;
um fato do mundo natural capaz de produzir riquezas sujeito à tributação;
a situação definida em lei como necessária e suficiente à sua ocorrência;
um fato voluntário humano voltado à geração de riqueza que já tenha produzido todos os seus efeitos legais;
toda manifestação de vontade do contribuinte tendo por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos tributáveis.
Sobre compensação tributária NÃO é correto afirmar que:
a lei pode, nas condições e sob as garantias que estipula, ou cuja estipulação em cada caso atribuir à autoridade administrativa, autorizar a compensação de créditos tributários;
a compensação de créditos tributários pode ser realizada com créditos líquidos e certos, vencidos ou vincendos, do sujeito passivo contra a Fazenda Pública;
é vedada a compensação mediante o aproveitamento de tributo, objeto de contestação judicial pelo sujeito passivo, antes do trânsito em julgado da respectiva decisão judicial;
a lei não pode facultar aos sujeitos ativo e passivo da obrigação tributária celebrar transação que, mediante concessões mútuas, importe em terminação de litígio e conseqüente extinção de crédito tributário;
sendo vincendo o crédito do sujeito passivo, a lei determinará a apuração do seu montante, não podendo, porém, cominar redução maior que a correspondente ao juro de 1% (um por cento) ao mês pelo tempo a decorrer entre a data da compensação e a do vencimento.
De acordo com o professor Luciano Amaro, no que se refere às receitas de natureza tributária, optou a Constituição por um sistema misto de partilha de competência e de partilha do produto da arrecadação. Tem-se assim a competência tributária de todos os entes estatais dentro de certos limites, obedecidos os critérios estabelecidos pela Constituição.
Em relação aos critérios de partilha da competência tributária, é INCORRETO afirmar que:Sobre o domicílio tributário, analise as afirmativas:
I. A regra é no sentido da liberdade de eleição do domicílio tributário pelo sujeito passivo.
II. Se não houver opção pelo sujeito passivo, considera-se domicílio tributário da pessoa física a sua residência habitual, ou sendo esta incerta ou desconhecida, o centro habitual de sua atividade.
III. Lei específica do tributo pode excluir ou restringir a eleição do domicílio pelo contribuinte, por razões de praticidade fiscal.
São verdadeiras somente as afirmativas:
Sobre a competência para instituir e cobrar tributos, analise as afirmativas a seguir:
I. Os Estados também são competentes para instituir empréstimos compulsórios nas situações previstas na Constituição Federal.
II. Somente a União e os Estados podem criar novos impostos além dos que estão previstos na Constituição Federal.
III. União, Estados, Distrito Federal e Municípios são competentes para instituir taxa e contribuição de melhoria, no âmbito de suas atuação.
É/são verdadeira(s) somente a(s) afirmativa(s):
No processo administrativo tributário, uma vez proferida decisão na primeira instância contrária ao contribuinte, cabe recurso administrativo no qual a matéria objeto do recurso poderá ser reformada. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:
I. O recurso voluntário interposto pelo contribuinte terá efeito suspensivo.
II. O prazo para interposição do recurso será de quinze dias contados da intimação da decisão recorrida.
III. O órgão competente para apreciação do recurso é o Conselho de Contribuintes.
São verdadeiras somente as afirmativas:
Na legislação tributária de Minas Gerais, o contribuinte poderá apresentar defesa a partir da sua intimação do Auto de Infração ou Notificação Fiscal.
O prazo para interposição do recurso é de:Segunda a legislação tributária de Minas Gerais, são de sua competência as taxas a seguir, EXCETO:
taxa Florestal;
taxa Judiciária;
taxa de Fiscalização das Construções;
taxa de Controle de Fiscalização Ambiental;
taxa relativa à Fiscalização da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos de Minas Gerais.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...