Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A imaginação é uma característica principal do homem: sua capacidade de fazer símbolos. A imaginação dramática está no centro da criatividade humana. Como ela deve ser considerada na Arte-Educação?
A imaginação dramática, não sendo parte fundamental do desenvolvimento de competências, deve ser cultivada apenas nos jogos de lazer.
A imaginação dramática, sendo parte fundamental do desenvolvimento do sistema emocional, deve ser cultivada apenas no período da pré-escola.
A imaginação dramática, sendo parte fundamental do desenvolvimento da inteligência, deve ser cultivada por todos os processos de educação.
A imaginação dramática, não sendo parte fundamental do desenvolvimento das funções cognitivas, deve ser cultivada parcimoniosamente.
A imaginação dramática, sendo parte fundamental do desenvolvimento da inteligência, deve ser cultivada apenas em cursos específicos.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A arte, como área de conhecimento, possui uma epistemologia específica, isto é, um sistema de idéias e princípios lógicos. Assinale a alternativa que contém questões que as teorias da arte, os professores, os alunos e os cidadãos deveriam responder.
O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser adequados ao currículo; como os alunos repetem os padrões artísticos?
O que é importante não ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser adequados aos padrões da mídia; como os alunos aprendem arte?
O que é importante não ser ensinado em artes; como os conteúdos em artes podem ser utilizados para reforçar preconceitos; como os alunos aprendem a exercer o preconceito?
O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos em arte podem ser vinculados às tendências de época; como os alunos aprendem a escolher seus modelos?
O que é importante ser ensinado em artes; como os conteúdos de aprendizagem em artes podem ser organizados; como os alunos aprendem arte?
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A formação do professor tem sido um dos pontos mais discutidos na agenda educacional contemporânea. Como aspecto primordial na sua formação, o professor precisa aprender a
ensinar escolhas corretas.
aprender a ensinar.
implantar o seu conhecimento.
ensinar a hegemonia cultural.
harmonizar-se aos matizes ideológicos.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A relação entre movimento e outros aspectos da dança faz com que ela se transforme e seja chamada de arte porque
a dança revela o papel social, cultural e político do corpo em nossa sociedade.
é possível arriscar, tentar o novo, variar os movimentos e descobrir outros.
criamos relações simbólicas e significativas entre aquele que interpreta o movimento e o meio.
a dança inclui elementos históricos, culturais e sociais, assim como saberes da anatomia, fisiologia e cinesiologia.
há uma prática de compreensão da dança e de seus processos: a improvisação, a composição coreográfica, o repertório.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Por ser uma área de conhecimento, a dança possui seus conteúdos específicos. A articulação entre movimento, dançarino, som e espaço é considerada a ciência que trata do "estudo da dança" ou da "lógica da dança". Essa articulação é denominada
escalas espaciais.
eukinética.
coreosofia.
coreologia.
elementos da expressão do movimento.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A abordagem da história da dança permite ao professor rediscutir e fundamentar sua atividade docente. Seria pertinente que ele utilizasse tais conhecimentos da seguinte maneira:
direcionando-se pelas datas e pelos fatos históricos; baseando- se em leituras de historiografias convencionais, distinguindo as obras das vidas dos artistas.
norteando-se por métodos e programas pré-estabelecidos de didática artística; focando as pesquisas nos aspectos biográficos dos artistas.
dando importância a períodos históricos convencionais; criando oficinas que ensinem a execução de materiais cênicos.
apropriando-se dos conhecimentos dos processos de criação dos artistas, de suas filosofias de trabalho, das suas concepções de arte e mundo.
propondo a reprodução de obras, bem como de estilos estudados; estabelecendo valores diversos entre teoria e prática para reconhecimento dos períodos históricos.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Ao longo de sua história, a denominada dança popular brasileira recebeu da cultura africana componentes da maior importância na sua formação. As características recorrentes da dança dos escravos africanos foram:
um extraordinário senso de ritmo entre vibrante e dolente, pés descalços, sentido religioso e mágico e estado de transe.
uma vibrante profusão de passos com gestos simétricos, repetidos e ritmos métricos.
uma variada temática, passos e gestos repetitivos, pés descalços e um sentido profano e cotidiano.
um grandioso instrumental, passos e gestos fixos, pés descalços e priorização de temas melancólicos.
um extraordinário senso de organização e hierarquia, passos lentos, gestualidade contida, com sentido profano.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A Sagração da Primavera, com música de Igor Stravinsky e coreografia de Vaslav Nijinski (século XX), inspirou-se num ritual cuja origem encontra-se nas mais remotas organizações sociais. Trata-se do ritual de
colheita.
sepultamento.
caça.
guerra.
fertilidade.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A dança moderna, que teve por base a liberdade expressiva do corpo, mostra o contexto histórico do qual emergiu. As características principais desse contexto são:
uma sociedade composta por trabalhadores e patrões, na qual o ser humano procura novas relações com o estado e com a religião.
um mundo direcionado para a guerra, no qual o ser humano se debate entre o que é natural e o que não é, e sua relação com um mundo idealizado.
um mundo edificado sobre o capital, no qual o ser humano se debate entre o ter e o ser, em busca de uma relação de ecletismos e multiplicidades.
um mundo governado por máquinas, no qual o ser humano se debate em busca de novas relações consigo mesmo e com a sociedade.
uma sociedade organizada de forma democrática, na qual o ser humano exercia sua plenitude como indivíduo em relação a aspectos sociopolíticos.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Ao longo da história, a dança utilizou o espaço de diferentes maneiras. A corêutica, um conceito que estuda as relações espaciais, foi desenvolvido por
Jean Georges Noverre.
Émile Dalcroze.
Rudolf Laban.
Martha Grahan.
Marius Petipa.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...