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Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Na primeira metade do século XX, faziam parte dos programas das escolas primárias e secundárias, concentrando o conhecimento na transmissão de padrões e modelos das culturas predominantes, as disciplinas:
Canto Orfeônico, Escultura, Teatro e Pintura Moderna.
Canto Orfeônico, Dança, Trabalhos Manuais e Escultura.
Desenho, Gravura, Dança e Teatro.
Desenho, Trabalhos Manuais, Música e Canto Orfeônico.
Desenho Geométrico, Dança, Teatro e Trabalhos Manuais.
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Os coros de cantores com máscara de bode existiam desde o século VI a.C. Posteriormente foram transferidos para o culto ao deus Dionísio, dando origem ao Teatro grego. Quais eram as características atribuídas a esse deus?
A encarnação da embriaguez e do arrebatamento, é o espírito selvagem do contraste, a contradição estática da bem-aventurança e do horror. Fonte da sensualidade e da crueldade, da vida procriadora e da destruição letal.
A encarnação da lucidez e do controle, do espírito da civilização, a afirmação da ordem social. Fonte da cura, da sabedoria, da música e da consciência sobre os acontecimentos futuros. Inspirador da poesia métrica e da matemática.
A encarnação do arrebatamento e do amor fraterno. Fonte da abundância da agricultura e da pecuária. Mantenedor das fortunas, da felicidade e da saúde. Protetor dos comerciantes, dos viajantes e dos navegadores.
A encarnação do mundo subterrâneo e da estase. Fonte do fogo telúrico e dos movimentos sísmicos. Guardião da região infernal, aquele que tudo vê e tudo ouve. Barqueiro que conduz os mortos para o julgamento final.
A encarnação da paixão e da dança estática . Espírito do equilíbrio e da criatividade. Mantenedor da ordem universal e da ordem social. Mestre da humanidade, à qual ensinou o uso do fogo, da escrita e da interpretação dos oráculos.
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A tragédia e a comédia iniciaram juntas as suas carreiras nos palcos de Roma. Assinale a alternativa que aponta os motivos para a comédia ter alcançado maior prestígio e popularidade.
Os poetas líricos, entre eles Píndaro, alimentavam a comédia romana não apenas com suas obras, mas também com temas mitológicos e heróicos dos povos das ilhas mediterrâneas.
Os poetas satíricos, entre eles Horácio, alimentavam a comédia romana não apenas com sua obras, mas também com temas campestres e pastoris, em louvor às ninfas.
Os poetas cômicos, entre eles Plauto, alimentavam a comédia romana não apenas com a sua própria obra, mas também com a influência revigorante do mimo folclórico popular.
Os poetas trágicos, entre eles Sêneca, alimentavam a comédia romana não apenas com suas obras, mas também com temas da vida cotidiana das elites.
Os poetas épicos, entre eles Homero, alimentavam a comédia romana não apenas com suas obras, mas também com temas de oposição às práticas místicas do povo.
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O Teatro medieval possuía um forte vínculo com a Igreja. Assinale quais festas cristãs foram o seu ponto de partida e qual era o espaço em que as encenações aconteciam.
As festas de colheita e as mudanças das estações do ano eram a fonte de inspiração para as encenações e os campos eram seu cenário.
As cruzadas e as coroações dos reis eram a fonte de inspiração para as encenações e os salões dos castelos eram o seu cenário.
As mascaradas e o carnaval eram a fonte de inspiração para as encenações e as estradas eram o seu cenário.
A Páscoa e o Natal eram a fonte de inspiração para as encenações, e o altar, seu cenário.
Os mercados e as feiras eram a fonte de inspiração para as encenações, e a praça era o seu cenário.
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O ensino do teatro na escola foi revolucionado a partir do movimento da Escola Nova (John Dewey/EUA, Edouard Claparède e Adolphe Ferrière/Europa, Anísio Teixeira/Brasil, na primeira metade do século XX). O modelo que prevalecia no século XIX, reformulado por esse movimento, era
considerar a natureza própria da criança, relacionada às leis da psicologia do indivíduo.
o resultado final ser mais importante do que a criança e seu desenvolvimento.
que a mente da criança é qualitativamente diferente da mente adulta.
que a criança devia ser respeitada, bem como sua atividade pessoal, seus interesses e necessidades.
que a educação respeitava e centralizava-se na criança, tendo como guia o professor.
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Na sociedade atual, absorta por eventos primordialmente televisivos, formar espectadores de teatro que ocupem um lugar não só na platéia, mas também no mundo, pressupõe o seguinte procedimento:
educar o espectador para que não se contente em ser apenas o receptáculo de um discurso que lhe proponha um silêncio passivo.
induzir o espectador a uma atitude catártica, acrítica e receptiva que o leve à superação de seus conflitos cotidianos.
desenvolver um olhar consumista e voraz, voltado para uma postura individualista e alienada.
coagir o espectador a um comportamento resistente e paranóico, de fundo sensacionalista.
educar os jovens com conceitos que reiterem a passividade e a aquiescência aos valores da cultura de massas.
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A educação de Artes preconiza a ida ao teatro e outras atividades em sala de aula que possibilitem a compreensão do fenômeno teatral pelo aluno. As principais atividades são:
assistir a material audiovisual, com finalidade lúdica e entretenedora; indicar um único aluno para analisar, explicar o material e suas características específicas.
jogos que desenvolvam a competitividade, a liderança e a individualidade; selecionar participantes por aptidão e interesse artísticos.
estimular o interesse pela profissionalização de acordo com modelos consagrados pela mídia e o aproveitamento de material como discos, fitas, a fim de serem reproduzidos.
desenvolver uma atitude que potencialize o talento natural de cada aluno; simplificar o fenômeno artístico, especializando o aluno, direcionando-o para a representação de personagens específicas.
jogos de improvisação dramática, nos quais o participante pode exercer várias funções artísticas relativas à criação teatral, bem como presenciar o processo, discuti- lo e analisá-lo.
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O educador é o agente do procedimento pedagógico de mediação teatral que estimula o aluno-espectador à reflexão. Como definir e propor suas opções e estratégias?
Desenvolver jogos teatrais antes e depois de ir ao teatro com os alunos; refletir quais os símbolos e signos foram utilizados pelo artista e suas possíveis motivações e contextos.
Visitar exposições e eventos relacionados ao tema e aos problemas tratados na peça teatral; contextualizar a obra no momento histórico de sua criação.
Não há fórmulas e nem procedimentos milagrosos, é preciso capacitar e manter a autonomia dos professores na avaliação das atividades de desdobramento relacionadas a uma obra.
Promover trabalhos em grupo que representem e analisem as várias características das personagens retratadas na obra e o ambiente no qual estão inseridas.
Realizar oficinas e ateliês para confecção dos cenários e dos figurinos sugeridos pelo autor, bem como elaborar pesquisa de referência para a sua realização.
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No aprendizado do fazer teatral, a imitação e a identificação são itens fundamentais. A imitação é um dos primeiros veículos para a posterior identificação. Como é possível defini-las?
A imitação implica relacionamento emocional entre os envolvidos; a identificação não requer um aprofundamento relacional entre o imitador e o imitado.
A imitação não implica uma abordagem mais profunda dos padrões de valor; a identificação pressupõe uma indiferença emocional entre os envolvidos.
A imitação é o processo pelo qual itens específicos da cultura são assumidos; a identificação implica a desconsideração dos valores do modelo.
A imitação não implica relacionamento emocional entre o indivíduo e o modelo; a identificação implica um relacionamento emocional entre o imitador e o imitado, proporcionando a partilha de padrões de valor.
A imitação implica um relacionamento de partilha de padrões de valor entre os envolvidos; a identificação não estabelece padrões para ocorrer, sua manifestação é espontânea.
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Um acontecimento teatral é uma tentativa de comunicação particularmente importante dentro de uma sociedade. Assinale a alternativa que indica quais funções possuía, respectivamente, para o homem primitivo e para o homem moderno.
Para o homem primitivo era uma tentativa de comunicação com um deus ou um espírito e era parte indissolúvel da vida comunal; para o homem moderno, uma tentativa de comunicação entre homem e homens, isto é, entre artistas e público.
Para o homem primitivo era uma forma de transmitir conhecimentos e conceitos da vida individual; para o homem moderno é uma forma de sublimação dos conflitos da vida cotidiana, no âmbito consciente e inconsciente.
Para o homem primitivo era uma forma de alcançar níveis mais elevados de riqueza material; para o homem moderno não passa de uma forma de entretenimento e diversão sem qualquer implicação com o mundo e seus fatos.
Para o homem primitivo era uma forma de cultuar uma única divindade e dar início aos ritos monoteístas; para o homem moderno é uma forma de atividade pagã, dessacralizada e isenta de qualquer cunho mítico.
Para o homem primitivo era uma forma de evocar valores civilizatórios e de se relacionar com outros grupos; para o homem moderno é uma forma de desconstrução de valores sociais, culturais e pessoais.
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