Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Em uma melodia, o parâmetro altura refere-se à possibilidade de os sons serem
mais fortes ou mais fracos.
mais longos ou mais curtos.
mais agudos ou mais graves.
mais densos ou mais leves.
mais rápidos ou mais lentos.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Os naipes de uma orquestra estão divididos de acordo com o parâmetro
intensidade.
duração.
textura.
densidade.
timbre.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Um cânone e uma fuga são os melhores exemplos do pensamento musical
homofônico.
sinfônico.
polifônico.
heterofônico.
monofônico.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Uso de escalas maiores e menores, hierarquia de acordes regida pela exploração de forças harmônicas de tensão e relaxamento, direcionalidade, centralização do discurso sobre a função de tônica e desenvolvimento histórico localizado no ocidente entre os séculos XVII e XIX são características do sistema
modal.
atonal.
serial.
tonal.
pentatonal.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A formação instrumental característica do baião, popularizada por Luís Gonzaga, consiste em
uma sanfona, um triângulo e uma zabumba.
uma flauta, um ganzá e um contrabaixo.
um pífaro, um violão e um pandeiro.
uma gaita, um cavaquinho e uma cuíca.
uma rabeca, um bandolim e um surdo.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Caetano Veloso, Antônio Carlos Jobim e Roberto Carlos são músicos ligados, respectivamente, aos movimentos
antropofagista, música de protesto e pop urbano.
tropicalista, bossa nova e jovem guarda.
pop melódico, nova canção e romântico.
experimentalista, samba-jazz e canção.
novos baianos, MPB e rock-balada.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
Relacione as colunas e assinale a alternativa que contém a ordem de algarismos obtidos na segunda coluna.
( 1 ) Ô abre-alas ( ) Ernesto Nazareth
( 2 ) Apanhei-te cavaquinho ( ) Donga
( 3 ) Gosto que me enrosco ( ) Sinhô
( 4 ) Pelo telefone ( ) Humberto Teixeira
( 5 ) Asa branca ( ) Chiquinha Gonzaga
1, 3, 4, 2 e 5.
2, 4, 3, 5 e 1.
3, 1, 5, 4 e 2.
4, 5, 2, 1 e 3.
5, 2, 1, 3 e 4.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
A manifestação artística tem em comum com o conhecimento científico, técnico ou filosófico
sua busca pela precisão e pela verdade.
seus atributos de estabilidade e perenidade.
sua liberdade em relação à tradição e à história.
seu caráter de criação e inovação.
sua independência de contexto e de temporalidade.
Educação Artística - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2007
É tarefa do professor a proposição de atividades em que os alunos percebam as qualidades das diferentes formas de expressão artística. Em termos de desenvolvimento perceptivo, sua função é a de
desenvolver a especialização da percepção, incentivando o estudo da natureza, das técnicas de representação e das proporções.
proporcionar a libertação da percepção, incentivando a quebra dos cânones tradicionais, dos estudos históricos e de contexto.
propiciar a flexibilidade da percepção, incentivando a curiosidade, o questionamento e o acolhimento dos diversos saberes artísticos.
favorecer o direcionamento da percepção, incentivando a delimitação e o funcionamento autônomo de cada um dos sentidos.
preparar a conscientização da percepção, incentivando pesquisas nas áreas da psicologia, da anatomia e da neurologia.
A noção de espaço nas Artes Cênicas é bem diversificada, pois abrange aspectos diversos do texto e da representação. O espaço nas Artes Cênicas é
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...