Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com o patrocínio máster de uma empresa estatal e o apoio de pequenas empresas privadas, uma produtora de eventos vai realizar um seminário para discutir novas tendências da dança contemporânea. Para tanto, deverá produzir uma série de peças publicitárias, entre elas cartazes, panfletos, outdoors, um sítio de Internet, como e um spot de 30 segundos, que deve ser projetado antes de cada mesa-redonda.
Acerca do espaço publicitário que, por direito, caberia à estatal, na situação hipotética em apreço, assinale a opção correta.
Apesar de ser a principal patrocinadora do evento, a logomarca da empresa estatal, por uma questão constitucional, não pode ser destaque nas peças publicitárias, devendo dividir o mesmo espaço com as empresas privadas que apóiam o seminário.
A logomarca da empresa estatal não pode aparecer nas peças publicitárias. No máximo, os organizadores do seminário devem agradecer o patrocínio, citando-a nas cerimônias de abertura e de encerramento e nas aberturas das mesas-redondas.
A empresa estatal, pelo fato de ser patrocinadora máster do evento, deve ter a sua logomarca em destaque em todas as peças publicitárias do evento.
De acordo com uma portaria do governo, a veiculação da logomarca da estatal deve se dar apenas nos cartazes do referido evento.
A prefeitura de Belém vai fazer uma festa aberta no mercado Ver-o-Peso para comemorar o aniversário da cidade. Essa festa não terá fins lucrativos, pois não serão cobrados ingressos, e a trilha sonora, mecânica, vai conter basicamente canções de Roberto Carlos.
Em relação a esse tipo de evento, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD)
deve isentar a prefeitura de Belém de qualquer tipo de pagamento, por tratar-se de um evento sem fins lucrativos.
deve cobrar da prefeitura de Belém apenas a metade do valor correspondente aos direitos autorais, por tratar-se de um evento sem fins lucrativos.
deve isentar a prefeitura de Belém do pagamento de direitos autorais caso ela apresente autorização por escrito do beneficiário — Roberto Carlos — nesse sentido.
não deve cobrar direitos autorais da prefeitura de Belém, frente à notoriedade de Roberto Carlos e também pelo fato de suas músicas serem populares.
Tendo os fragmentos acima como referência, assinale a opção correta.
As duas autoras consideram que a dança tem como principal objetivo a diversão.
Para Isadora Duncan, a dança deve ser uma forma de aproximação entre homens e deuses.
Segundo Paulina Ossona, os meios de comunicação têm tido papel relevante no aprimoramento da dança como linguagem artística.
Os deuses citados por Isadora Duncan são exemplos aleatórios e, portanto, poderiam ser substituídos por quaisquer outros deuses do panteão greco-romano.
Assim como ocorre com o teatro e com o cinema, muitos espetáculos de dança foram concebidos a partir de obras literárias. Com relação a essa concepção, julgue os itens abaixo.
I O espetáculo Corpos de luz, com coreografia de Paula Vital Reis e Edison Fernandes, é baseado no livro A terra dos mil povos, do pajé Kaká Werá Jacupé.
II O espetáculo A metamorfose, que estreou no final de 2002, com a Borelli Cia. de Dança, é baseado no livro homônimo de Franz Kafka.
III O espetáculo de dança Macunaíma, que estreou em 1978, com direção de Antunes Filho, é uma adaptação da obra homônima de Mário de Andrade.
A quantidade de itens certos é igual a
A terra golpeada com os pés na dança parece ter sido o primeiro instrumento de percussão utilizado pelo homem, enquanto seu grito acompanhando a sua dança parece ter sido o primeiro instrumento de sopro. Essa unidade indissociável entre a atividade de música e a de dança, que aparece no começo da cultura, vai-se transformando com o aprimoramento de cada uma dessas duas linguagens. Acerca do uso do corpo nessas duas linguagens artísticas, julgue os itens que se seguem.
I Enquanto a música é primeiramente uma forma textual, a dança é primordialmente uma forma auditiva.
II Diferentemente da dança, na música o corpo do artista cumpre uma função secundária do ponto de vista da percepção do público.
III Diferentemente da dança, que quase sempre usa o corpo como um todo, a música usa com maior exclusividade os membros superiores do corpo, no caso da maioria dos instrumentos, e o aparelho respiratório no canto e nos instrumentos de sopro.
Assinale a opção correta.
A dança, assim como o teatro, é uma arte efêmera, que se consuma ao fim de cada representação. O surgimento do filme (película ou vídeo), possibilitou o registro dos espetáculos. Além do registro puro e simples, alguns cineastas usaram essas linguagens artísticas como base para a criação de seus filmes. Entre os filmes que exemplificam a contundente presença da dança no cinema não se incluem
Carmem, de Carlos Saura.
Eu sei que vou te amar, de Cacá Diegues.
Dançando na chuva, com Gene Kelly e Debbie Reynolds.
Grease - no tempo da brilhantina, de Randal Kleiser.
Em 2006 foi realizada a 7.ª edição do Encontro Internacional de Dança do Pará (EIDAP) — evento realizado pelo Centro de Dança Ana Unger e pelo Instituto de Educação e Cultura da Amazônia (IECA), promovido pelas Organizações Rômulo Maiorana. O evento teve apoio de patrocinadores, por meio do Programa de Incentivo à Cultura (SEMEAR), do Governo do Estado do Pará, da Secretaria Executiva de Cultura (SECULT) e da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL). Em relação ao EIDAP, assinale a opção incorreta.
O EIDAP é um encontro anual cuja programação é composta de espetáculos, palestras, fóruns, debates e workshops relacionados exclusivamente à dança no Pará.
Uma característica peculiar do EIDAP é a mostra competitiva para artistas portadores de necessidades especiais, caracterizando-se, dessa forma, como um evento que apresenta uma proposta inclusiva.
Na edição de 2006, além das premiações da Mostra Competitiva de Dança, do prêmio SECULT, do prêmio Novos Talentos e das premiações Especiais, foi também contemplado um prêmio destinado ao Folclore do Pará.
Na edição de 2006, houve espaço para participação de crianças por meio da mostra de dança infantil.
Os Balés Russos são um marco na dança, nas artes plásticas e no teatro. O empresário Serge de Diadhilev levou-os para Paris em 1909, onde se apresentaram com enorme sucesso até 1929. A respeito da cenografia empregada nos Balés Russos nesse período, assinale a opção incorreta.
A ousadia presente na coreografia e na interpretação dos bailarinos não foi acompanhada pelos cenógrafos, uma vez que os cenários, de cunho naturalista, ainda buscavam inspiração na imitação do real.
Os cenários foram projetados tanto por artistas plásticos russos quanto pela vanguarda européia, como Picasso, Braque, Matisse e Miró.
A cor, empregada como linguagem expressiva, foi um dos elementos que romperam com a idéia de cenografia como sinônimo de decoração.
Apesar do sucesso de público, a cenografia empregada recebeu críticas, principalmente porque chamou demasiada atenção em detrimento de outros elementos do espetáculo.
Muitos são os folguedos e danças folclóricas brasileiras que apresentam uma divisão entre dois cordões, ou grupos, sendo um representado pela cor azul e outro pela cor vermelha. Segundo estudiosos do folclore, essas cores são reminiscências do antagonismo entre cristãos (azuis) e mouros (vermelhos). São exemplos dessa configuração, os folguedos
Na região amazônica, são muitas as crenças a respeito dos botos. Algumas dizem que, ao anoitecer, eles transformam-se em jovens bonitos, altos, fortes, bons dançarinos e bebedores. Voluptuosos e sedutores, freqüentam bailes, namoram e enganam as moças que chegam às margens dos rios, engravidando-as. De madrugada, voltam para o rio, onde recuperam a forma animal. Acerca da origem do mito do boto amazônico, assinale a opção correta.
Vem da cultura portuguesa, que, já no século XV, registrava a difusão de lendas como a da existência de golfinhos que se transformavam em homens bonitos e viris, os quais seduziam as mulheres dos portos de Lisboa.
Trata-se de uma tradição que influenciou a população amazônica a partir do século XVII trazida pelos africanos. Representava, no sentido masculino, o mito de Iemanjá, conhecida como a rainha das águas.
Foi criado pelos jesuítas portugueses que, preocupados com o abuso sofrido pelas indígenas no período da colonização, difundiram a idéia de que os homens poderiam representar perigo para as mulheres.
É um desdobramento de lendas e crendices da cultura indígena brasileira. Na região amazônica, onde a presença das águas determina toda a vida da região, o mito do boto está ligado à fecundidade.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...