Questões de Educação Artística

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Assim como outros elementos do espetáculo teatral, o texto dramático apresenta características relativas ao tempo e ao lugar de sua constituição. Em relação aos gêneros literários dramáticos, julgue os itens subseqüentes.

I Na Grécia antiga, destacam-se dois gêneros básicos: a tragédia e a comédia, ambos ligados aos cultos dionisíacos. Enquanto a tragédia versa sobre temas como a fatalidade e a dependência humana do arbítrio divino, a comédia refere-se, entre outros, à sexualidade e à crítica ao poder vigente.

II Com a ascensão do cristianismo, os dramas litúrgicos medievais foram utilizados para repassar as escrituras sagradas aos leigos, uma vez que a grande maioria da população era analfabeta.

III As peças representadas pelos atores da Commedia dell'Arte eram recheadas de personagens estereotipadas que representavam tipos sociais. Essas obras chegaram até os dias atuais graças à grande quantidade de dramaturgos que as registraram sob a forma escrita.

IV Entre as peças escritas por Willian Shakespeare, muitas apresentam temas e personagens históricos, como Sonhos de Uma Noite de Verão e Muito Barulho por Nada.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.

Ariano Suassuna, paraibano nascido em 1927, é considerado um dos maiores dramaturgos do teatro brasileiro. Os argumentos de suas peças apresentam forte vínculo com o imaginário popular nordestino. A respeito da obra desse autor, assinale a opção incorreta.

  • A.

    O Auto da Compadecida, considerada a obra-prima do dramaturgo, entre outros argumentos, versa sobre a intervenção de Nossa Senhora em favor da alma de João Grilo, um dos protagonistas da peça.

  • B.

    Na peça O Santo e a Porca, o autor remonta a Plauto e a Molière, trazendo à cena a eterna personagem do avarento.

  • C.

    A Farsa da Boa Preguiça é uma crítica ao ócio contemplativo tipicamente brasileiro, em que o autor enfatiza a sua crença no trabalho como a solução para o problema da pobreza nordestina.

  • D.

    A Pena e a Lei é inspirada no teatro de bonecos popular nordestino, o mamulengo. No primeiro ato, os personagens agem como bonecos, no segundo, como homens- bonecos e, finalmente, no terceiro, como homens.

O cenário, com fundo preto, era composto por um único objeto: um gato de louça com o pescoço comprido e olhos verdeesmeralda, iluminado por um feixe de luz amarela, ao centro do palco. Em cena, um único ator, que, durante 1 h 35 min de espetáculo, proferiu sobre o sentido da vida em 198 palavras, utilizando-se de frases curtas e movimentando-se de forma lenta, quase imperceptível.

Assinale a opção que apresenta o gênero teatral correspondente à encenação acima descrita.

  • A. minimalista
  • B. expressionista
  • C. realista
  • D. épico

Uma famosa companhia de teatro de Belém aceitou o convite para estrear o seu novo espetáculo em um teatro recémaberto. Ainda que a casa não estivesse lotada, o produtor da companhia se recusou a autorizar o início do espetáculo, pois descobriu que a administração do local não dispunha das chaves das portas de saída de emergência. Por sua vez, o gerente do teatro argumentou que havia dezenas de homens para garantir a segurança.

Considerando a legislação municipal vigente e o procedimento no sentido de não se infringir a lei, assinale a opção correta.

  • A.

    O produtor da companhia deveria manter-se inflexível e não autorizar o espetáculo, pois, em ambientes fechados onde haja o uso de fiações elétricas, instrumentos elétricos, spots e materiais facilmente inflamáveis, como cortinas, carpetes e papel, fundamental é que o mesmo seja dotado de segurança apropriada e saídas de emergência devidamente em ordem.

  • B.

    O gerente do teatro deveria assumir a responsabilidade, pois, ainda que as chaves da saída de emergência não tivessem sido localizadas, pela ostensiva presença de agentes de segurança, a ordem e a segurança estariam garantidas.

  • C.

    O produtor da companhia deveria negociar com o gerente do teatro e exigir que ele assumisse a responsabilidade pelo espetáculo, isentando os artistas de qualquer culpa em caso de incidentes.

  • D.

    O produtor da companhia e o gerente do teatro deveriam consultar o público, que, devidamente informado das condições de segurança do local, deveria decidir pela realização ou não do show.

Para viabilizar a cultura como aspecto decisivo do desenvolvimento do Brasil, em que as demandas dos vários setores sejam atendidas, deve-se

I criar espaços de entendimento e decisões advindos de processos participativos e inclusivos.

II desenvolver políticas culturais que priorizem a terceirização, delegando, dessa forma, a tarefa ao mercado, como, por exemplo, aos departamentos de marketing das empresas privadas.

III preservar o patrimônio histórico brasileiro, tanto no que se refere aos bens materiais (cidades, sítios históricos), como aos bens imateriais (conhecimentos tradicionais e expressões culturais).

IV dar suporte às atividades de grupos de cultura já atuantes, promovendo a democratização do acesso aos meios de produção cultural.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Considerando o texto acima, é correto afirmar que entre as funções da dança para o ser humano nos primórdios da sua história, não se inclui

  • A.

    manifestar emoções como ira, afeto, temores e recusas.

  • B.

    invocar as forças da natureza para mostrar aos outros, mediante seus movimentos e gestos, suas necessidades mais prementes.

  • C.

    convencer-se, e aos outros, acerca da influência exercida pela força da dança sobre os fenômenos naturais.

  • D.

    separar dançarinos e espectadores, apresentando espetáculos coreografados.

Danças rituais estão presentes em todas as culturas. Em relação a esse tópico, assinale a opção correta.

  • A.

    Kagura, originária da China, era dançada pelos sacerdotes xintoístas.

  • B.

    Como exemplo de danças do Egito antigo, é correto citar a corinbatica, dedicada a Zeus, e a hiporobenata, dedicada a Apolo.

  • C.

    Praticadas na Grécia antiga, as saturnalis eram dedicadas a Saturno.

  • D.

    O quarup, ritual praticado pelos povos indígenas brasileiros da região do Alto Xingu (MT) em homenagem aos mortos, é considerado uma dança.

Isadora Duncan (1877-1927), bailarina norte-americana considerada a precursora da dança moderna, rompeu com vários cânones vigentes à sua época. Entre as rupturas propostas por Duncan, não se inclui o(a)

  • A.

    uso constante dos fouettés, giros continuados em um único pé, considerados um símbolo de movimento que desafia a lei da gravidade.

  • B.

    uso de movimentos ondulados, reaproximando a dança com os movimentos da natureza.

  • C.

    preferência por cenários neutros, em contraposição aos telões pintados que representavam paisagens românticas.

  • D.

    preferência por dançar com pés descalços, em vez de usar sapatilhas.

Acerca da função receptora dos três segmentos apontados no texto — coreógrafos, intérpretes e espectadores —, julgue os itens a seguir.

I A receptividade do coreógrafo transforma as observações e as experiências vivenciadas em organizações móveis, plásticas, rítmicas e energéticas.

II A receptividade do intérprete outorga vida perceptiva e temporal à obra proposta pelo coreógrafo.

III O público não é um elemento passivo, uma vez que, por meio de sua recepção, reinventa a obra que é elaborada pelo coreógrafo e apresentada pelo intérprete.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas os itens I e II estão certos.
  • B. Apenas os itens I e III estão certos.
  • C. Apenas os itens II e III estão certos.
  • D. Todos os itens estão certos.

Uma companhia de dança de Belém aceitou o convite para estrear o seu novo espetáculo em um teatro recém-aberto. Ainda que a casa não estivesse lotada, o produtor da companhia recusou-se a autorizar o início do espetáculo, pois descobriu que a administração do local não dispunha das chaves das portas das saídas de emergência. Por sua vez, o gerente do teatro argumentou que havia dezenas de homens para garantir a segurança do público.

Tendo como referência essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  • A.

    O produtor da companhia deve manter-se inflexível e não autorizar o espetáculo, pois ambientes fechados, onde haja o uso de fiações elétricas, instrumentos elétricos, spots e materiais facilmente inflamáveis, como cortinas, carpetes e papel, devem ser dotados de segurança apropriada e de saídas de emergência devidamente em ordem.

  • B.

    O gerente do teatro deve assumir a responsabilidade pela realização do espetáculo, pois, ainda que as chaves das saídas de emergência não tenham sido localizadas, a ordem e a segurança estão garantidas pela ostensiva presença de seguranças.

  • C.

    O produtor da companhia deve negociar com o gerente do teatro e exigir que ele assuma a responsabilidade pelo espetáculo, isentando os artistas de qualquer culpa em caso de incidentes.

  • D.

    O produtor da companhia e o gerente do teatro devem consultar o público, que, devidamente informado das condições de segurança do local, deve decidir pela realização ou não do espetáculo.

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