Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Hibridismo, diversidade étnica, novas identidades políticas e culturais são termos diretamente relacionados ao conceito do multiculturalismo. Se a diversidade cultural acompanha a história da humanidade, o acento político nas diferenças culturais data da intensificação dos processos de globalização. Considerando que a arte também investiga essas questões, assinale a opção incorreta.

  • A.

    De maneira geral, os artistas modernistas brasileiros buscaram compreender a cultura nacional e sintonizá-la com o contexto internacional.

  • B.

    Entre os modernistas, o artista Di Cavalcanti foi resistente ao uso de elementos iconográficos e temáticas nacionais em suas obras.

  • C.

    Na obra de Tarsila do Amaral, intitulada Abaporu, está expressa a idéia do multiculturalismo nacional.

  • D.

    Temas da cultura popular e indígena mexicana eram recorrentes nos murais pintados pelo artista Diego Rivera.

A arte, investigando a relação do homem com o espaço, tem levantado questões sobre o meio ambiente. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

  • A.

    O artista brasileiro Eduardo Kac, com seu trabalho GFP Bunny – Alba (2000), aproximou arte e biotecnologia, criando um coelho transgênico e levantando uma importante discussão ética e estética da relação entre humano e natureza.

  • B.

    A obra Guaraná Power, do coletivo dinamarquês Superflex, foi uma das obras expostas na 27.ª Bienal de São Paulo, em 2006.

  • C.

    A obra Guaraná Power fazia uma crítica à exploração insustentável do guaraná da Amazônia, e de outras culturas locais, a exemplo do látex e do cupuaçu, por grupos industriais internacionais, ao mesmo tempo em que denunciava a biopirataria de animais e plantas de florestas brasileiras.

  • D.

    Significativa produção do artista Christo se caracteriza por grandes pinturas de paisagens de ecossistemas ameaçados de extinção.

O interesse científico pela representação gráfica infantil surgiu no final do século XIX e os primeiros trabalhos sobre o tema relacionavam-se à Psicologia. Porém, os estudos sobre o desenho infantil se diversificaram e se tornaram foco de interesse de outras disciplinas, como, por exemplo, a Pedagogia, a Sociologia e a Arte. Com relação ao desenho infantil, assinale a opção correta.

  • A.

    Ao final de seu primeiro ano de vida, a criança já é capaz de produzir seus primeiros traços gráficos, considerados muito mais como movimentos aleatórios do que como representação.

  • B.

    No desenho infantil, a representação simbólica se dá de forma arbitrária, sem estabelecer relações com o outro e com a cultura.

  • C.

    Luquet chamou de realismo falhado a fase do desenho infantil em que as crianças desenvolvem as primeiras noções de projeção e distância.

  • D.

    Segundo Luquet, a fase do desenho infantil em que a criança faz suas representações omitindo ou exagerando partes do objeto, de acordo com a importância que representam para ela, é a do realismo intelectual.

Em um cotidiano cada vez mais dominado pela imagem, torna-se importante a educação para a produção e leitura crítica da imagem. Com relação a esse assunto, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Para a análise de uma obra, a partir da semiótica greimasiana, o problema da significação de uma imagem deve ser estudado sob um enfoque multidisciplinar, envolvendo disciplinas como a fenomenologia, a lingüística e a antropologia.

  • B.

    O ensino das artes visuais pode favorecer o processo de alfabetização infantil, ajudando a criança no processo de decodificação das letras.

  • C.

    O estudo sistemático para a leitura crítica da imagem ajuda os indivíduos a entenderem melhor as culturas e as sociedades que as produziu.

  • D.

    A arte e a ciência possuem métodos de pesquisa distintos. As etapas metódicas da ciência não se aplicam na pesquisa em arte.

A arte e o significado da arte, a forma e a função do componente visual da expressão e da comunicação, passaram por uma profunda transformação na era tecnológica, nas ultimas décadas. No que se refere a arte, expressão, comunicação e tecnologia, assinale a opção correta.

  • A.

    As novas tecnologias, como a dos celulares, ainda não estão sendo exploradas por artistas brasileiros para criação de obras, devido a sanções das operadoras de telefonia do país.

  • B.

    Uma das técnicas utilizadas pela Arte Pop foi a holografia, sendo Andy Warhol seu precursor.

  • C.

    Os minimalistas resistiram aos avanços tecnológicos do século XX, e, por isso, valorizavam a execução manual das obras para que a marca do artista ficasse evidente nos trabalhos artísticos.

  • D.

    O HTML é a pioneira e uma das linguagens utilizadas para criação de poéticas digitais de web arte.

A sintaxe visual teoriza que há elementos básicos e formas de organização desses elementos que podem ser aprendidas para a criação de mensagens visuais. Grandes artistas revelam isso em suas obras. Considerando esse tema e tendo como base as teorias dos fundamentos sintáticos do alfabetismo visual, assinale a opção correta.

  • A.

    A linha pode assumir várias formas para expressar distintos estados emocionais, como nas obras de Franz Weissmann e Amilcar de Castro em que se apresenta irregular e espontânea.

  • B.

    A cor e a linha, em seu estado puro, foram recorrentes na produção imagética de Paul Klee.

  • C.

    Uma pintura cubista parte dos mesmos princípios de composição e perspectiva de uma pintura renascentista.

  • D.

    Entre as três formas geométricas básicas, o quadrado é a que apresenta maior instabilidade.

Enquanto os expressionistas alemães imergiam nos sentimentos profundos, um grupo de artistas holandeses, com destaque ao pintor Piet Mondrian (1872-1944), tentou eliminar a emoção da arte. Com relação a esse artista e suas obras, assinale a opção correta.

  • A.

    Com seu estilo particular, Piet Mondrian se consagrou na história da arte como pintor pós-moderno.

  • B.

    Em sua pintura típica, que o consagrou como artista, Mondrian fez uso de linhas diagonais, pois de acordo com sua gramática visual elas representariam vitalidade.

  • C.

    As cores laranja, verde e azul foram os cromas mais importantes na obra do artista.

  • D.

    Nas pinturas de Mondrian, a harmonia e o equilíbrio eram conseguidos, principalmente, por meio de composições assimétricas.

A partir das idéias do texto e acerca do edifício teatral, assinale a opção correta.

  • A.

    Sítios arqueológicos indicam que, desde a pré-história, o ser humano construiu edifícios específicos para as suas representações teatrais.

  • B.

    O edifício teatral não sofreu alterações significativas ao longo da história, mantendo suas características essenciais, ou seja, um palco um pouco elevado, onde se apresentam os atores, e uma platéia rebaixada, onde se sentam os espectadores.

  • C.

    Devido ao caráter intimista do teatro na antiguidade grega, o teatron, como era chamado o espaço da platéia na Grécia antiga, era composto por, no máximo, 200 lugares.

  • D.

    Até o século XVIII, indivíduos mais abastados não se contentavam em ocupar os melhores lugares da platéia e ocupavam o palco juntamente com os atores.

À luz do texto e acerca do teatro enquanto arte específica, julgue os itens a seguir.

I No teatro dramático, são essenciais três elementos: ator, texto e público. O teatro existe quando uma platéia vê e ouve um ator interpretar um texto.

II Entre os elementos que colaboram para a realização do fenômeno teatral, incluem-se a cenografia, a indumentária, a sonoplastia e a iluminação.

III O texto interpretado pelo ator deve ser previamente escrito ao momento de sua representação. Mesmo os atores da Commedia dell'Arte, considerados os mestres da arte da improvisação, seguiam de forma acurada os canovacci (roteiros).

IV A recepção de um espetáculo teatral por parte do público pode ser influenciada por fatores sociais, como religião e classe social, e por fatores de ordem psicológica, como a expectativa em relação ao evento e o conhecimento prévio do texto.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e III.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

A ruptura com a artificialidade presente na cena teatral repercutiu nos vários elementos que compõem o fenômeno teatral. Acerca da busca por um teatro mais realista, julgue os próximos itens.

I Por meio do efeito de estranhamento, ou distanciamento, Bertolt Brecht propôs estabelecer a total identificação entre o ator e a personagem representada por ele, gerando dessa forma uma representação mais verossímil.

II O anacronismo temporal e contextual vigente na cena teatral foi substituído por uma maior observância histórica. Assim, passou a ser inadmissível que Orestes, herói grego, fosse representado com longa cabeleira, chapéu com plumas, botas e espada.

III Por meio do seu trabalho com os atores do Teatro de Arte de Moscou, Constantin Stanislavisk, ao desenvolver a teoria do gestus social, propôs o rompimento com a atmosfera ilusória imposta à cena teatral, objetivando, assim, lembrar ao público que o espetáculo é ficção.

IV A busca da realidade cênica fez com que os telões pintados colocados ao fundo da cena passassem a ser substituídos por mobiliários tridimensionais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...