Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Vinculada ao movimento de renovação que ocorreu no teatro na década de 60 do século passado, a norte americana Viola Spolin desenvolveu um sistema de atuação embasado nos jogos de improvisação teatral. Acerca das fundamentações do método desenvolvido por Spolin, assinale a opção incorreta.
A noção de talento não está vinculada a algo nato, mas sim à capacidade do individuo/ator de experienciar. Assim, é no aumento da capacidade individual para experienciar que a potencialidade do individuo/ator pode ser expandida.
Para Spolin, experienciar é interagir com o ambiente, envolvendose organicamente com ele nos níveis intelectual, físico e intuitivo.
O ponto de concentração é um conceito fundamental apresentado por Spolin e refere-se ao foco do exercício proposto.
A proposta de criação de cenas se inicia a partir de um texto escrito, para dele partir-se para a improvisação.
O teatro, assim como as outras artes, apresenta características relativas ao tempo e ao lugar de sua constituição. Entre os dramaturgos brasileiros cujas peças apresentam forte vínculo com o imaginário popular nordestino, inclui-se
A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade. Nos últimos 20 anos, o teatro tem sido usado no Brasil como um forte instrumento de conscientização da necessidade de se preservar a vida no planeta. Acerca da relação entre teatro e meio ambiente, julgue os itens a seguir.
I Essa tendência é decorrente da percepção de que o teatro é um instrumento que comunica de forma direta com o público e, conseqüentemente, influencia o comportamento das pessoas.
II Essa tendência pode ser observada nos inúmeros projetos desenvolvidos pelas secretarias de cultura estaduais e municipais e empresas públicas e privadas que incentivam propostas de espetáculo que abordam o tema.
III Essa tendência pode ser observada nas encenações teatrais realizadas por alunos das instituições escolares públicas e privadas do país.
IV Essa tendência advém da conscientização que o desenvolvimento sustentável requer contínuos debates, educação e aplicação que envolva os diversos setores e atores sociais.
A quantidade de itens certos é igual a
Julgue os itens a seguir, relativos à música regional paraense.
I Ao realizar o acompanhamento instrumental da dança do carimbó, um conjunto musical típico emprega, além dos tambores, outros instrumentos, tais como: ganzá, recoreco, maracás, afoché e pandeiros.
II Na formação da lambada concorreram elementos musicais oriundos do carimbó, do samba e da música caribenha.
III No Boi Bumbá nortista estão representadas culturas variadas: a do branco europeu na indumentária, a do negro no atabaque, e a do índio na coreografia.
IV A dança do carimbó apresenta, em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitanas.
V No gênero musical paraense conhecido como guitarrada, a guitarra elétrica tem como principal função realizar o acompanhamento.
Estão certos apenas os itens
Com relação ao movimento musical conhecido como tropicalismo, assinale a opção incorreta.
A estética tropicalista trata, com humor e ironia, as disparidades da sociedade capitalista.
Em diversas composições percebe-se o contraste entre o moderno e o arcaico, o primitivo e o civilizado.
Inspirados no Manifesto Pau-Brasil, do poeta Oswald de Andrade, os compositores tropicalistas se opunham diretamente à ideologia do nacionalismo ufanista.
No auge do movimento, o Brasil vivia, no setor político, a euforia do desenvolvimento econômico do governo Kubitschek.
Entre as danças e os gêneros musicais brasileiros litados nas opções a seguir, assinale aquela em que a contribuição indígena se faz presente.
Quanto às características da música barroca, assinale a opção correta.
Os instrumentos de sopro formam o núcleo central da orquestra barroca.
A música barroca tinha o piano como um dos principais instrumentos.
Nos andamentos mais rápidos, os ritmos são mais enérgicos e as melodias mais extensas e fluentes.
Na música barroca, é marcante a presença da monofonia.
Acerca da música do século XX, assinale a associação incorreta.
A Sagração da Primavera é uma peça musical de autoria de Igor Stravinsky.
Atonalidade e dodecafonismo são linguagens musicais diretamente relacionadas à Segunda Escola de Viena.
Heitor Villa-Lobos está ligado às correntes musicais concreta e eletrônica.
Béla Bartók destaca-se por composições de cunho folclórico e pelo emprego do modalismo.
Julgue os itens a seguir, relativos à experiência da criação melódica, rítmica e harmônica.
I Uma melodia pode ser construída tanto a partir de uma escala quanto de uma seqüência de acordes.
II Em diversos gêneros musicais o acompanhamento da melodia se reduz ao bordão (nota única e contínua).
III Um acorde refere-se à configuração de notas que soam ao mesmo tempo.
IV A harmonia é a voz principal, que dá sentido a uma composição musical.
V O ritmo está imediatamente relacionado à intensidade do som.
Estão certos apenas os itens
Se o tipo de vestimenta e o uso de cabelos longos podiam representar rebeldia às normas vigentes ou desejo de transformações, o conteúdo das canções o desmentia. (...) A expressão "e que tudo mais vá pro inferno" caracteriza muito bem (ainda que os autores não tivessem a intenção) o desinteresse por tudo o que estava ocorrendo na sociedade brasileira.
A partir das idéias do texto, relacionado com o movimento musical que ficou conhecido com jovem guarda, assinale a opção incorreta.
Para muitos artistas a participação política não deve ser vista como obrigatória.
A canção ufanista Eu te amo meu Brasil, da dupla Don e Ravel, tornou-se um ícone do movimento jovem guarda.
Os "autores" a que o texto acima se refere abordaram em suas músicas temas como o amor, a dor, a aventura, o perigo etc.
A rebelião romântica da jovem guarda lançou ao consumo um modismo tão efêmero quanto o próprio movimento.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...