Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia as seguintes afirmativas relativas aos documentos sobre proteção do patrimônio cultural:

I. As Cartas Patrimoniais são documentos elaborados em diversas épocas e diferentes regiões do mundo, e transcritas apenas nos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas, que visam estabelecer normas e procedimentos para a salvaguarda do patrimônio cultural.

II. A salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro é responsabilidade, principalmente, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional _ IPHAN, mas, todo cidadão e toda cidadã devem protegê-lo também.

III. Os bens de natureza imaterial não podem ser protegidos.

IV. Um monumento é uma referência a um determinado momento histórico de uma sociedade, porém, não deve ser visto como um elemento do meio ambiente histórico porque não é um bem natural.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

A autora Mirna Spritzer, em seu ensaio O ator e a visualidade: uma experiência com alunos-atores faz uma reflexão sobre o processo de criação de ator a partir da intersecção do quadro A Parábola dos Cegos, de Bruegel, e o texto teatral Os Cegos, de Ghelderode.

Para a autora, no processo de criação de figuras-cênicas pelos alunos-atores, tendo em vista a visualidade como estímulo e como construção artístico-estética, o quadro de Bruegel é um recurso visual para

  • A.

    estimular a memória emotiva pessoal dos atores na construção de imagens para a composição de personagens construídos com subtexto.

  • B.

    transformar-se em acervo pessoal dos atores a ser transposto na composição de um corpo/emoção/voz/intelecto mais consciente na construção de imagens cênicas.

  • C.

    transformar-se em acervo pessoal dos atores a ser transposto na composição e caracterização de tipos de uma época.

  • D.

    transformar-se em uma boa reprodução no espaço cênico como um efeito de citação no espetáculo.

  • E.

    possibilitar uma contextualização histórica e social aos atores na composição de figurinos e acessórios cênicos em conexão mais consciente com o gesto e a voz dos personagens.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo sobre os conceitos de memória individual, coletiva e social:

I. A tradição dos índios brasileiros, de ornamentar o corpo com pintura e objetos artesanais, é elaborada na vivência do grupo social e manifestada espontaneamente. Neste sentido, trata-se de uma memória coletiva.

II. A memória individual é forjada no jogo de interesses entre os poderes presentes numa sociedade.

III. A percepção da memória de uma sociedade contribui, de forma significativa, para o entendimento de nossa realidade enquanto produto histórico.

IV. A memória social é construída pelos indivíduos de uma sociedade, quando lhes é permitido decidir, por meio de plebiscito, o que deve ser patrimonializado.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    II e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

Considerando que as imagens constituem parte fundamental na alfabetização estética, fazendo-se presente no dia-a-dia de uma maneira muito mais intensa do que em outros tempos, cabe definir quais imagens vão ser levadas para a sala de aula. Esta escolha muitas vezes é arbitrária. O professor decide quais imagens farão parte do repertório merecedor da apreciação de seus alunos.

O texto problematiza

  • A.

    a prática pedagógica do professor quanto a seleção de obras de arte que sejam adequadas aos estágios da compreensão estética dos alunos, proposta por Maria Helena Rossi.

  • B.

    o papel do professor como provocador do contato dos alunos com as novas formas de produção de imagens no contexto das relações entre arte e tecnologia, potencializando o conhecimento sobre inovações científicas e tecnológicas na formação do indivíduo.

  • C.

    a tarefa do professor quanto a necessidade de evitar o trabalho com imagens divulgadas na televisão, por serem essas imagens de qualidade questionável e irrelevante para o aprofundamento dos conteúdos escolares em Arte.

  • D.

    a ação pedagógica do professor quanto a prioridade de trabalhar a leitura de imagens da história da arte para a releitura no fazer-artístico, resgatando a cultura da imagem da produção histórica o que é imprescindível para conhecer e contextualizar a linguagem da arte.

  • E.

    a tarefa do professor quanto a estar sempre em contato com a produção de imagens do seu tempo e atento às imagens consumidas por seus alunos, resgatando na cultura da imagem o que é relevante para a formação do indivíduo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A necessidade atual de se promover inter-relação entre as diferentes culturas, abarcando democraticamente a diversidade, construindo uma postura crítica, no sentido de transformar práticas vigentes por meio de uma participação mais ampla e ativa na cultura socialmente produzida, traduz-se no conceito de:

  • A.

    Diversidade Cultural.

  • B.

    Pluralidade Cultural.

  • C.

    Multiculturalidade.

  • D.

    Interculturalidade.

Segundo Abigail Housen, há cinco tipos de leitores de imagens cujos estágios de desenvolvimento estético são:

  • A.

    descritivo / re-criativo / classificativo / construtivo / interpretativo.

  • B.

    construtivo / descritivo / interpretativo / classificativo / re-criativo.

  • C.

    re-criativo / descritivo / classificativo / construtivo / interpretativo.

  • D.

    descritivo / construtivo / classificativo / interpretativo / re-criativo.

  • E.

    re-criativo / construtivo / classificativo / interpretativo / descritivo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo sobre concepções de espaços culturais:

I. Historicamente, a concepção de Galeria de Arte está relacionada com a idéia de local para exposição e venda de obras de arte.

II. As Casas de Cultura têm função social bastante relevante porque são locais de convivência sociocultural e de produção de cultura dos grupos sociais onde está situada.

III. Centros Culturais são espaços de pequeno porte que têm a função única de divulgar um determinado tema ou uma linguagem artística.

IV. O museu, como um tipo de espaço cultural tem, atualmente, a função exclusiva de guardar as coleções de objetos que representam a memória coletiva.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III

  • D.

    II e IV.

Considere as afirmativas abaixo sobre a obra de arte e a sua recepção.

I. Gostar ou não-gostar significa possuir uma sensibilidade inata e ser capaz de uma fruição espontânea diante do complexo cultural que está fora de nós, isto é, a obra de arte.
II. Qualquer leitura de qualquer produto cultural é um ato de interpretação e a maneira pela qual traduzimos ou interpretamos determinadas obras é sempre determinada pela nossa própria perspectiva e por nossa própria posição na ideologia.
III. Compreender a obra de arte significa conhecer a vida e obra dos artistas e apreendê-las em seu movimento estilístico, traçando os significados que se inscrustaram sobre as obras no decurso das leituras dos críticos de arte.
IV. O reconhecimento de que o processo de criação só se completa durante a recepção faz com que a não-passividade do espectador seja tratada como parte integrante da obra.
V. Lygia Clark e Helio Oiticica são dois artistas que, muito significativamente, operaram com a inserção do corpo inteiro do receptor na construção de suas obras, sendo propositores de uma relação estética que só se efetiva com o contato sinestésico entre fruidor e obra.

É correto o que afirma APENAS em

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I, III e V.

  • C.

    II, III e IV.

  • D.

    II, IV e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na concepção atual, o educador de museu deve assumir o papel de mediador. Nesta perspectiva, sua função é:

  • A.

    guiar os visitantes pelas salas de exposição, explicando um a um, detalhadamente, os objetos ali expostos.

  • B.

    planejar, executar e avaliar ações de atendimento ao público, com o objetivo de aproximar as pessoas dos objetos culturais e de arte, facilitando sua compreensão, tanto sob o aspecto sensível, quanto cognitivo. Nesse caso, ele provoca o diálogo com o visitante.

  • C.

    orientar os visitantes sobre o funcionamento do espaço cultural e fiscalizar os comportamentos dos visitantes.

  • D.

    fiscalizar as salas de exposição para que não haja qualquer tipo de dano ao acervo.

Segundo Maria Fusari e M. Heloisa Ferraz, quanto aos procedimentos de ensino e aprendizagem, será preciso que as aulas de Arte sigam orientações que propiciem

  • A.

    o fazer artístico e a apreciação de obras visuais, sonoras e cênicas, com atividades incorporadas às datas comemorativas do calendário escolar para oportunizar aos alunos a reelaboração da cultura artística vivida pela humanidade.

  • B.

    o aprender a fazer e a analisar produções artísticas e estéticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em seu saber artístico e estético nas dimensões técnica, inventiva, representacional e expressiva do mundo por eles conhecido.

  • C.

    o aprender a fazer e contextualizar produções artísticas visuais, sonoras, e cênicas, de tal maneira que os alunos apresentem progressos em suas faculdades cognitivas, imaginativas, técnicas e de memória.

  • D.

    o fazer artístico com atividades de releitura de produções artísticas visuais, sonoras e cênicas, que proponham a integração do saber artístico e estético com os demais componentes curriculares, para possibilitar os alunos a utilizar os conhecimentos em arte e mostrar suas habilidades.

  • E.

    o aprender a fazer e a fruição de produções visuais, sonoras e cênicas com atividades de leitura comparativa para que os alunos apresentem progressos na aprendizagem de ver, descrever e julgar obras de arte em aliança com comportamentos apreciativos como empatia, distanciamento ou fusão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...