Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
"As três últimas décadas do século XIX constituem os primeiros 30 anos de uma nova época para a arte do teatro. Época nova em função da transformação das técnicas, da formulação dos problemas, da invenção de soluções..." (Jean Jaques Roubine)
Do ponto de vista histórico e a partir desse período, a encenação firma-se como:
arte autônoma
reflexão filosófica
vanguarda estética
entretenimento sofisticado
A utilização da música na obra de Bertold Brecht tem a função de:
construir uma cenografia sonora e uma paisagem auditiva
opor-se à ação e revelar seu verdadeiro significado
acentuar a atmosfera que emana de uma ação
ironizar e propor um comentário autônomo
As teorias de Stanislavsky relativas ao ator propõem uma prática que resulta na transformação absoluta da relação do intérprete com a personagem e, conseqüentemente, com o texto. Essa transformação fica evidente quando, na representação e de modo sistemático, a figura do diretor revela:
integração da personalidade particular do ator
explicitação das intenções pelo texto
sugestão de marcas de cena pelo ator
identificação do ator com a personagem
"(...) nem toda espécie de verdade pode transferirse ao palco. O que lá usamos é a verdade transformada em equivalente poético, pela imaginação criadora. (...) transformar realidades humanas simples, quotidianas, em cristais de verdade artística."(Stanislavsky)
Nesse texto, o autor define, como fundamento de sua proposta de trabalho, o conceito de:
memória das emoções
unidades e objetivos
imaginação
fé em cena
Segundo Stanislavsky, todos os pensamentos imaginativos, sentimentos e ações do ator devem convergir para um único ponto de referência, denominado:
superobjetivo
verdade cênica
emoção interior
unidade de ação
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (PCN), a experiência das Artes Cênicas na escola possibilita a ampliação da:
capacidade de liderança e da competitividade
tolerância e da convivência com a ambigüidade
perspectiva de formação profissional e do repertório teatral
compreensão de regras e da formação de conhecedores de teorias e técnicas teatrais
"Por meio dos jogos o aluno passa a se familiarizar com a linguagem do palco e com os desafios da presença em cena. " (PCN - Arte) Sendo assim, é necessário que o professor proponha aos alunos a seguinte prática:
desenvolver a técnica da leitura e memorização de cenas dos textos dramáticos clássicos
conhecer os métodos e técnicas de construção de personagem e de marcação de cenas
observar cenas e espetáculos de boa qualidade em espaços dentro e fora da escola
reproduzir cenas observadas em diferentes montagens teatrais
Espera-se que o aluno do 2º segmento do Ensino Fundamental (da 5ª à 8ª série) desenvolva seu conhecimento estético e competência artística nas diferentes linguagens da Arte. Segundo os PCN – Arte, as Artes Cênicas, como área de conhecimento, têm como um dos objetivos gerais estimular esse aluno a:
experimentar diferentes técnicas da linguagem teatral com a finalidade de transformar sua produção escolar em apresentações
desenvolver as competências necessárias à formação do ator e reforçar sua auto-estima e livre expressão
reconhecer o teatro como atividade lúdica e perceber a linguagem teatral como forma de sensibilização
refletir sobre a produção teatral construída na escola e perceber o teatro como tarefa coletiva
Uma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto:
a consciência da ação no palco como também do espaço-tempo cênico
o talento e a competência para interpretar diferentes personagens
a eficiência e a memória para decorar textos e desenvolver cenas
as experiências anteriores em trabalhos de montagens escolares
Segundo Viola Spolin, estimular alunos-atores a pesquisar e fazer um estudo consciente e cuidadoso do mundo físico a sua volta, como também levá-los a observar as coisas, seus sabores, aromas e texturas, pode ser uma ferramenta importante para a prática do teatro denominado:
tradicional
alternativo
experimental
improvisacional
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...