Questões de Educação Artística

Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

"As três últimas décadas do século XIX constituem os primeiros 30 anos de uma nova época para a arte do teatro. Época nova em função da transformação das técnicas, da formulação dos problemas, da invenção de soluções..." (Jean Jaques Roubine)

Do ponto de vista histórico e a partir desse período, a encenação firma-se como:

  • A.

    arte autônoma

  • B.

    reflexão filosófica

  • C.

    vanguarda estética

  • D.

    entretenimento sofisticado

A utilização da música na obra de Bertold Brecht tem a função de:

  • A.

    construir uma cenografia sonora e uma paisagem auditiva

  • B.

    opor-se à ação e revelar seu verdadeiro significado

  • C.

    acentuar a atmosfera que emana de uma ação

  • D.

    ironizar e propor um comentário autônomo

As teorias de Stanislavsky relativas ao ator propõem uma prática que resulta na transformação absoluta da relação do intérprete com a personagem e, conseqüentemente, com o texto. Essa transformação fica evidente quando, na representação e de modo sistemático, a figura do diretor revela:

  • A.

    integração da personalidade particular do ator

  • B.

    explicitação das intenções pelo texto

  • C.

    sugestão de marcas de cena pelo ator

  • D.

    identificação do ator com a personagem

"(...) nem toda espécie de verdade pode transferirse ao palco. O que lá usamos é a verdade transformada em equivalente poético, pela imaginação criadora. (...) transformar realidades humanas simples, quotidianas, em cristais de verdade artística."(Stanislavsky)

Nesse texto, o autor define, como fundamento de sua proposta de trabalho, o conceito de:

  • A.

    memória das emoções

  • B.

    unidades e objetivos

  • C.

    imaginação

  • D.

    fé em cena

Segundo Stanislavsky, todos os pensamentos imaginativos, sentimentos e ações do ator devem convergir para um único ponto de referência, denominado:

  • A.

    superobjetivo

  • B.

    verdade cênica

  • C.

    emoção interior

  • D.

    unidade de ação

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte (PCN), a experiência das Artes Cênicas na escola possibilita a ampliação da:

  • A.

    capacidade de liderança e da competitividade

  • B.

    tolerância e da convivência com a ambigüidade

  • C.

    perspectiva de formação profissional e do repertório teatral

  • D.

    compreensão de regras e da formação de conhecedores de teorias e técnicas teatrais

"Por meio dos jogos o aluno passa a se familiarizar com a linguagem do palco e com os desafios da presença em cena. " (PCN - Arte) Sendo assim, é necessário que o professor proponha aos alunos a seguinte prática:

  • A.

    desenvolver a técnica da leitura e memorização de cenas dos textos dramáticos clássicos

  • B.

    conhecer os métodos e técnicas de construção de personagem e de marcação de cenas

  • C.

    observar cenas e espetáculos de boa qualidade em espaços dentro e fora da escola

  • D.

    reproduzir cenas observadas em diferentes montagens teatrais

Espera-se que o aluno do 2º segmento do Ensino Fundamental (da 5ª à 8ª série) desenvolva seu conhecimento estético e competência artística nas diferentes linguagens da Arte. Segundo os PCN – Arte, as Artes Cênicas, como área de conhecimento, têm como um dos objetivos gerais estimular esse aluno a:

  • A.

    experimentar diferentes técnicas da linguagem teatral com a finalidade de transformar sua produção escolar em apresentações

  • B.

    desenvolver as competências necessárias à formação do ator e reforçar sua auto-estima e livre expressão

  • C.

    reconhecer o teatro como atividade lúdica e perceber a linguagem teatral como forma de sensibilização

  • D.

    refletir sobre a produção teatral construída na escola e perceber o teatro como tarefa coletiva

Uma avaliação consistente deve ser transparente, participativa, propiciando a discussão de regras e critérios com clareza, a partir dos campos conceituais que subsidiam o trabalho em arte. Dentre outros, em Artes Cênicas, pode-se avaliar o aluno com base no seguinte pressuposto:

  • A.

    a consciência da ação no palco como também do espaço-tempo cênico

  • B.

    o talento e a competência para interpretar diferentes personagens

  • C.

    a eficiência e a memória para decorar textos e desenvolver cenas

  • D.

    as experiências anteriores em trabalhos de montagens escolares

Segundo Viola Spolin, estimular alunos-atores a pesquisar e fazer um estudo consciente e cuidadoso do mundo físico a sua volta, como também levá-los a observar as coisas, seus sabores, aromas e texturas, pode ser uma ferramenta importante para a prática do teatro denominado:

  • A.

    tradicional

  • B.

    alternativo

  • C.

    experimental

  • D.

    improvisacional

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...