Questões de Educação Artística

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Não é um critério para a avaliação em dança:

  • A.

    possuir consciência corporal em todas as danças que realizar, independente de suas possibilidades corporais e destreza físicas.

  • B.

    Conhecer as diversas possibilidades dos processos criativos de dança e suas interações com a sociedade.

  • C.

    tomar decisões próprias na organização dos processos criativos individuais e de grupo em relação a movimentos, música,cenário e espaço cênico.

  • D.

    Conhecer a história da dança clássica e popular e suas influências nos processos criativos pessoais;

  • E.

    Saber expressar-se com desenvoltura, clareza e juízos de valor a respeito das danças que cria e assiste.

Segundo Omar Calabrese, iconografia:

  • A.

    significa etimologicamente a transcrição das imagens, mas na história da arte define qualquer análise prescritiva dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.

  • B.

    significa etimologicamente a criação das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.

  • C.

    significa etimologicamente a descrição das imagens, mas na história da arte define qualquer análise descritiva dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.

  • D.

    significa etimologicamente a realização das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas alheios a obra.

  • E.

    significa etimologicamente observação das imagens, mas na história da arte define qualquer análise normativa dos motivos das obras figurativas, assim como a análise dos temas tratados, bem como sua representação e alternância por meio do tempo, dos atributos dos personagens, das alegorias.

De acordo com a concepção lingüística de texto de Calebrese, podemos considerar como sendo textos....

  • A.

    apenas os textos orais e escritos.

  • B.

    textos orais e escritos, a alta literatura, os filmes, as obras de arte, a fotografia.

  • C.

    apenas os texto orais.

  • D.

    os textos orais e a alta literatura.

  • E.

    apenas a fotografia, cinema e os textos orais e escritos.

A noção de texto enquanto qualquer enunciado lingüístico acabado, proposta por Calabrese mostra-se de grande utilidade para o entendimento da obra de arte, porque...

  • A.

    permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista semiótico, levando a recuperação do sentido de historicidade dos códigos, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como texto.

  • B.

    não permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista semiótico, levando a não recuperação do sentido de historicidade dos códigos.

  • C.

    permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista apenas artístico, levando a perda do sentido de historicidade dos códigos, gerando o não entendimento do problema do referente nas artes visuais.

  • D.

    permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista matemático, levando a recuperação dos códigos lógicos, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como código.

  • E.

    permite que você analise a obra de arte de um ponto de vista brasileiro, levando a recuperação do sentido de historicidade da nação, permitindo a superação do problema do referente nas artes visuais,não interessando qual seja o meio pelo qual o artista se manifesta (pintura, desenho, fotografia), seja ele qual for, será entendido e analisado como brasileiro.

A Pop Art pode, segundo Eco, ser entendida e classificada como:

  • A.

    iconogramas convencionados pelo uso e são classificados como estilizações.

  • B.

    iconogramas convencionados pelo uso e são classificados como Ostensões.

  • C.

    iconogramas não convencionados pelo uso e são classificados como estilizações.

  • D.

    iconogramas convencionados pelo desuso e são classificados como estilizações.

  • E.

    iconogramas convencionados pelo uso e são classificados como estímulos programados.

De acordo com Tinhorão, o lazer urbano no Brasil caracterizava-se

  • A.

    pela coexistência de manifestações típicas da cidade sempre invariavelmente derivada da tradição rural e de formas populares ligadas a elite.

  • B.

    pela coexistência de manifestações típicas da cidade sempre ligada as elites e de formas populares de diversão invariavelmente derivada da tradição rural.

  • C.

    pela existência apenas de manifestações típicas da cidade sempre ligada as elites.

  • D.

    apenas de formas populares de diversão invariavelmente derivada da tradição rural.

  • E.

    pela coexistência de manifestações típicas da cidade sempre ligada as elites e aos militares e de formas populares de diversão invariavelmente derivada da tradição rural.

De acordo com Tinhorão a modinha popular do século XIX é o resultado

  • A.

    da dupla apropriação cultural englobada sob a denominação de música popular brasileira: a literatura dos poetas posta a serviço das mensagens amorosas e satíricas das modinhas.

  • B.

    da dupla apropriação cultural englobada sob a denominação de música brasileira de cabaré: a literatura dos poetas posta a serviço das mensagens amorosas e satíricas das modinhas.

  • C.

    do lundu com os cantos indígenas.

  • D.

    da dupla apropriação cultural englobada sob a denominação de música erudita brasileira: a literatura dos poetas posta a serviço das mensagens amorosas e satíricas das modinhas.

  • E.

    da dupla apropriação cultural englobada sob a denominação de música popular brasileira: a literatura dos poetas posta a serviço das mensagens amorosas e satíricas das canções religiosas.

Segundo Heloísa Ferraz e Maria Rezende, "a arte não tem importância para o homem somente como instrumento para desenvolver sua criatividade (...), mas também tem importância em si mesma, como assunto, como objeto de estudos".Esta importância se deve:

  • A.

    a função dispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de desumanização, pois não se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

  • B.

    a função dispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de brigas, pois se constitui de modos específicos de manifestação da atividade não criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

  • C.

    a função indispensável que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores essenciais de humanização, pois se constitui de modos específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo

  • D.

    a função secundária que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização.

  • E.

    a função secundária que a arte ocupa na vida das pessoas e na sociedade desde os primórdios da civilização, o que a torna um dos fatores relativos de humanização, pois se constitui de modos não específicos de manifestação da atividade criativa dos seres humanos ao interagirem com o mundo em que vivem, ao se conhecerem e ao conhecê-lo.

O que não pode ser considerado um objetivo geral da área de música?

  • A.

    Alcançar desenvolvimento musical, rítmico, melódico e harmônico absolutos em um repertório pré estabelecido e imposto

  • B.

    Desenvolver a percepção auditiva e a memória visual, criando, interpretando e apreciando músicas em um ou mais sistemas musicais, como modal tonal e outros.

  • C.

    Conhecer, apreciar e adotar atitudes de respeito diante da variedade de manifestações musicais.

  • D.

    Valorizar diversas culturas musicais.

  • E.

    Fazer uso de formas de registro sonoro na leitura e na grafia decomposições próprias ou não.

Segundo Heloísa Ferraz e Maria Rezende,o professor deve estudar e organizar as práticas escolares artísticas e estéticas junto às crianças inter-relacionado as seguintes fases:

  • A.

    discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas ;constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas; utilização da avaliação para fins norteadores do curso.

  • B.

    utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas.

  • C.

    utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; encaminhamento, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas.

  • D.

    constatação continuada de quais são as vivências artísticas e estéticas das crianças e suas relações com os elementos da natureza e da cultura, encaminhamento, a partir destas constatações, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;discussões periódicas a respeito dos patamares em que se encontram os saberes artísticos e estéticos das crianças após as intervenções educativas desenvolvidas; utilização da avaliação como norteador do seu curso.

  • E.

    utilização da avaliação diagnóstica para verificação do nível do aluno; encaminhamento, de análises de conceitos, roteiros, aulas de arte propriamente ditas;avaliação dos conteúdos aprendidos com intuito de classificar os alunos.

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