Lista completa de Questões de Educação Artística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A linguagem e as atitudes autoritárias devem ser combatidas para que possa fluir a personalidade total, que dá unidade ao trabalho de teatro. Essa idéia, baseada nos fundamentos de teatroeducação de Viola Spolin, pode ser referendada no princípio de:
fisicalização
técnicas teatrais
aprovação/desaprovação
expressão verbal/não verbal
As sessões de Orientação propostas por Viola Spolin, devem ser ministradas a todos os alunos novos. Dentre outros, essas sessões têm como objetivos:
avaliar o desempenho e a participação nas improvisações e propor os critérios de julgamento
encorajar o acordo grupal e a participação individual nas tomadas de decisão
estabelecer a divisão palco-platéia e reforçar o conceito de quarta parede
estimular a individualidade e o autocontrole dos alunos-atores
A abordagem dos jogos teatrais proposta por Ingrid Koudela determina que a função fundamental do jogo de regras é:
apontar vencedores e perdedores
gerar conflitos e questionamentos
estimular a competição e a premiação
gerar a confiança necessária para o jogo
Augusto Boal, em suas pesquisas metodológicas de trabalho com o teatro, afirma que "o ator, como todo ser humano, tem as suas ações e reações mecanizadas, por isso é necessário começar pela sua desmecanização".
Sendo assim, a proposta de Boal consiste no desenvolvimento dos seguintes exercícios:
de percepção espacial / de cooperação / de avaliação / de emoção
musculares / de memória / de imaginação / de emoção
musculares / de adaptação de texto / de automatismo
de concentração / de memorização / de atenção
"Um grupo de atores emite com a voz um determinado som (...) enquanto outro grupo faz movimentos relacionados com os sons, como se fossem a visualização dos sons." (Augusto Boal).
Na metodologia proposta pelo autor, em Jogos e exercícios de aquecimento, esse exercício é classificado como:
físico
vocal
emocional
ideológico
Leia as alternativas abaixo...
I. A arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, portanto faz-se necessário reordenar nossas referências a cada momento; o que nos leva a perceber que criar e conhecer são indissociáveis e para tanto é preciso ser flexível.
II. A melhor maneira de se ensinar arte é através da criação livre da criança. Devemos deixá-las fazer o que bem entendem na aula de educação artística, sem tentarmos orientá-las, pois qualquer tentativa de orientação pode macular o poder criador infantil.
III. A escola deve centrar seus objetivos na aula de artes na repetição de modelos pré-estabelecidos, pois os alunos devem aprender a copiar e a fazer bem o que já foi feito antes.
De acordo com os PCNs de artes podemos considerar correta a alternativas:
I e II
II e III
II
III
I.
Nos anos vinte do século passado houve um movimento educacional de crítica à escola tradicional que ficou conhecido como Escola Nova ou Novista. Dentre as características deste movimento podemos citar a crença na manifestação espontânea da criança. A utilização não crítica deste ideal gerou deturpações na escola como:
fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a caracterização dos estudos de artes em geral.
banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico e sem observação, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral;
Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado em um estudo analítico, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral.
Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade e pouco no estudo analítico e na observação, o que leva a recaracterização dos estudos de artes em geral.
banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a decadência da escola.
Nas escolas tradicionais brasileiras até a metade do século XX , os professores:
valorizavam as habilidades manuais, os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
valorizavam o poder criador das crianças, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão da arte enquanto improvisação.
valorizavam as habilidades manuais, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
rejeitavam as habilidades manuais, priorizando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
rejeitavam as habilidades manuais e os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.
Não pode ser considerado um objetivo geral da área de dança:
a construção de uma relação de cooperação, respeito e diálogo em relação as diversas possibilidades e escolhas de interpretação e de criação em dança;;
priorizar um estilo de dança em detrimento de outros por achá-lo mais adequado socialmente;
buscar, pesquisar e registrar informações sobre dança;
situar e compreender as relações entre dança, corpo e sociedade;;
aperfeiçoar a capacidade de discriminação verbal, visual, corporal, cinestésica e de preparo corporal em relação as danças.
Podemos dizer, de acordo com os PCNs, que a função principal da arte na escola é:
situar o fazer dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, o que leva a uma construção de sentidos em relação a obra de arte pelos alunos.
não situar o fazer dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, o que leva a uma construção de sentidos em relação a obre de arte pelos alunos.
garantir um momento criativo e de lazer para as crianças, onde elas podem descansar das matérias sufocantes.
situar o fazer dos alunos como fato desumanizador, porque as características da arte só podem ser percebidas por meio do fazer dos artistas de todos os tempos.
Dar ênfase aos trabalhos manuais e ao desenho tendo em vista o futuro profissional das crianças.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...