Questões de Educação Artística

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A linguagem e as atitudes autoritárias devem ser combatidas para que possa fluir a personalidade total, que dá unidade ao trabalho de teatro. Essa idéia, baseada nos fundamentos de teatroeducação de Viola Spolin, pode ser referendada no princípio de:

  • A.

    fisicalização

  • B.

    técnicas teatrais

  • C.

    aprovação/desaprovação

  • D.

    expressão verbal/não verbal

As sessões de Orientação propostas por Viola Spolin, devem ser ministradas a todos os alunos novos. Dentre outros, essas sessões têm como objetivos:

  • A.

    avaliar o desempenho e a participação nas improvisações e propor os critérios de julgamento

  • B.

    encorajar o acordo grupal e a participação individual nas tomadas de decisão

  • C.

    estabelecer a divisão palco-platéia e reforçar o conceito de quarta parede

  • D.

    estimular a individualidade e o autocontrole dos alunos-atores

A abordagem dos jogos teatrais proposta por Ingrid Koudela determina que a função fundamental do jogo de regras é:

  • A.

    apontar vencedores e perdedores

  • B.

    gerar conflitos e questionamentos

  • C.

    estimular a competição e a premiação

  • D.

    gerar a confiança necessária para o jogo

Augusto Boal, em suas pesquisas metodológicas de trabalho com o teatro, afirma que "o ator, como todo ser humano, tem as suas ações e reações mecanizadas, por isso é necessário começar pela sua desmecanização".

Sendo assim, a proposta de Boal consiste no desenvolvimento dos seguintes exercícios:

  • A.

    de percepção espacial / de cooperação / de avaliação / de emoção

  • B.

    musculares / de memória / de imaginação / de emoção

  • C.

    musculares / de adaptação de texto / de automatismo

  • D.

    de concentração / de memorização / de atenção

 

"Um grupo de atores emite com a voz um determinado som (...) enquanto outro grupo faz movimentos relacionados com os sons, como se fossem a visualização dos sons." (Augusto Boal).

Na metodologia proposta pelo autor, em Jogos e exercícios de aquecimento, esse exercício é classificado como:

 

  • A.

    físico

  • B.

    vocal

  • C.

    emocional

  • D.

    ideológico

Leia as alternativas abaixo...

I. A arte ensina que nossas experiências geram um movimento de transformação permanente, portanto faz-se necessário reordenar nossas referências a cada momento; o que nos leva a perceber que criar e conhecer são indissociáveis e para tanto é preciso ser flexível.

II. A melhor maneira de se ensinar arte é através da criação livre da criança. Devemos deixá-las fazer o que bem entendem na aula de educação artística, sem tentarmos orientá-las, pois qualquer tentativa de orientação pode macular o poder criador infantil.

III. A escola deve centrar seus objetivos na aula de artes na repetição de modelos pré-estabelecidos, pois os alunos devem aprender a copiar e a fazer bem o que já foi feito antes.

De acordo com os PCNs de artes podemos considerar correta a alternativas:

  • A.

    I e II

  • B.

    II e III

  • C.

    II

  • D.

    III

  • E.

    I.

Nos anos vinte do século passado houve um movimento educacional de crítica à escola tradicional que ficou conhecido como Escola Nova ou Novista. Dentre as características deste movimento podemos citar a crença na manifestação espontânea da criança. A utilização não crítica deste ideal gerou deturpações na escola como:

  • A.

    fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a caracterização dos estudos de artes em geral.

  • B.

    banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico e sem observação, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral;

  • C.

    Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado em um estudo analítico, o que leva a descaracterização dos estudos de artes em geral.

  • D.

    Fortalecimento da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade e pouco no estudo analítico e na observação, o que leva a recaracterização dos estudos de artes em geral.

  • E.

    banalização da idéia original; um ensino de arte baseado apenas na criatividade sem um estudo analítico, o que leva a decadência da escola.

Nas escolas tradicionais brasileiras até a metade do século XX , os professores:

  • A.

    valorizavam as habilidades manuais, os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.

  • B.

    valorizavam o poder criador das crianças, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão da arte enquanto improvisação.

  • C.

    valorizavam as habilidades manuais, rejeitando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.

  • D.

    rejeitavam as habilidades manuais, priorizando os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.

  • E.

    rejeitavam as habilidades manuais e os hábitos de organização e precisão, mostrando uma visão utilitária e imediatista da arte.

Não pode ser considerado um objetivo geral da área de dança:

  • A.

    a construção de uma relação de cooperação, respeito e diálogo em relação as diversas possibilidades e escolhas de interpretação e de criação em dança;;

  • B.

    priorizar um estilo de dança em detrimento de outros por achá-lo mais adequado socialmente;

  • C.

    buscar, pesquisar e registrar informações sobre dança;

  • D.

    situar e compreender as relações entre dança, corpo e sociedade;;

  • E.

    aperfeiçoar a capacidade de discriminação verbal, visual, corporal, cinestésica e de preparo corporal em relação as danças.

Podemos dizer, de acordo com os PCNs, que a função principal da arte na escola é:

  • A.

    situar o fazer dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, o que leva a uma construção de sentidos em relação a obra de arte pelos alunos.

  • B.

    não situar o fazer dos alunos como fato humanizador, cultural e histórico, no qual as características da arte podem ser percebidas nos pontos de interação entre o fazer artístico dos alunos e o fazer dos artistas de todos os tempos, o que leva a uma construção de sentidos em relação a obre de arte pelos alunos.

  • C.

    garantir um momento criativo e de lazer para as crianças, onde elas podem descansar das matérias sufocantes.

  • D.

    situar o fazer dos alunos como fato desumanizador, porque as características da arte só podem ser percebidas por meio do fazer dos artistas de todos os tempos.

  • E.

    Dar ênfase aos trabalhos manuais e ao desenho tendo em vista o futuro profissional das crianças.

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