Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
A Educação Física no Ensino Médio, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), não deve objetivar que os jovens pratiquem esporte com mais habilidade ou tornem-se atletas ou exímios executores de movimentos de ginástica porque
o nível de habilidade em uma modalidade esportiva pode melhorar ao longo dos anos como consequência da prática dentro e fora da escola.
é essencial que o aluno aprenda a contemplar o espetáculo esportivo.
porque a Educação Física escolar na atualidade não deve trabalhar com competições, portanto, essa técnica é desnecessária.
o aluno precisa somente adquirir conhecimentos sobre como se movimentar e não há necessidade de proporcionar experiências práticas.
o foco das atividades é o contexto de vida da população escolarizada que, normalmente, não inclui esporte e ginástica.
Para efetuar as medidas transversais durante o processo de avaliação, o profissional de Educação Física deverá utilizar o:
plicômetro
adipômetro.
dinamômetro
paquímetro
estadiômetro.
Podemos citar como funções do Sistema Esquelético, EXCETO:
Armazenamento de sais
Proteção de estruturas vitais
Base mecânica para o movimento
Produção do liquido sinovial
Hematopoiética
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a disciplina de Educação Física pode contextualizar e fundamentar os eixos de conteúdos nas dimensões biológicas e sócio-históricas, no sentido de possibilitar a sistematização e aprofundamento dos conhecimentos propiciados pela Educação Física como área de estudo. Essa afirmação é correta porque
nas séries anteriores já se trabalhou a psicomotricidade.
o aluno dessas séries encontram-se na fase operatório concreta, isto é, já conseguem pensar concretamente.
os alunos apresentam um amadurecimento das capacidades de abstração e reflexão, o que permite avançar no processo de ensino e aprendizagem.
os alunos que estão neste nível de escolarização encontram-se na fase da simbologia, conseguindo expressar melhor suas ideias.
os adolescentes devem explorar os jogos funcionais que partem dos movimentos complexos e estudar suas dimensões filosóficas.
A técnica de quantificação dos três componentes primários, que determina a estrutura morfológica de umindivíduo, é denominada:
cinemática
somatotipo.
endomorfia.
simetria.
mesomorfia.
DIABETES SACARINO Diabetes verdadeiro. Diabetes mellitus. Produzido pela falta ou deficiência de insulina.A diabetes mellitus, é uma doença que possui uma classificação. Qual tipo de diabetes mellitus causado pela falta de insulina e associado a infecções virais?
Tipo I.
Tipo II.
Tipo III.
Tipo IV.
Tipo V.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
De acordo com as orientações do documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo ciclos I e II (2007), o professor de Educação Física deve elaborar um roteiro de planejamento para as aulas .
Leia as frases a seguir que expressam as orientações para a elaboração desse roteiro.
I. Incluir exemplificação das atividades e avaliação do processo.
II. Determinar um tema, subtema, conceito e enfoque do conceito.
III. Problematizar e descrever as atividades.
IV. Selecionar o material, organizar o espaço e os alunos.
Estão corretos, apenas, os itens
I e II.
II e IV.
I, II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
No jogo de faz de conta, as crianças representam papéis que são desempenhados com clareza. Sua importância é ressaltada por pesquisas que mostram sua eficácia para promover:
a melhora das habilidades físicas relacionadas com o esporte de rendimento.
a aprendizagem dos valores divulgados e propagados pelas práticas esportivas.
o aprimoramento dos fundamentos desportivos durante as aulas.
a padronização dos movimentos especializados relacionados com o desporto.
o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social da criança.
Dentre os principais pontos anatômicos empregados em antropométrica, é INCORRETO afirmar:
Vértex é a parte mais alta do crânio.
Acromial é o ponto mais lateral do bordo superior e externo do processo acromial.
Iliocristal é o ponto mais lateral do trocanter maior do fêmur.
Tibial é o ponto mais superior do bordo da cabeça da tíbia.
Maleolar situa-se no ponto mais inferior do maléolotibial.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tomando por base o documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo ciclos I e II (2007), para obter sucesso no jogo denominado Futepano, os alunos deverão
adaptá-lo para que o grupo feminino tenha condições de participar.
montar as equipes por sexo, tendo em vista que o grupo feminino não gosta de jogar com o grupo masculino.
possibilitar uma melhor participação dos alunos mais habilidosos da turma.
montar duas equipes: uma dos mais habilidosos e outra dos menos habilidosos, pois assim o jogo fluirá melhor.
criar estratégias de jogo objetivando a vitória, o que envolve a agilidade, sendo ela uma qualidade decisiva para o resultado.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...