Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Educação Física no Ensino Médio, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), não deve objetivar que os jovens pratiquem esporte com mais habilidade ou tornem-se atletas ou exímios executores de movimentos de ginástica porque

  • A.

    o nível de habilidade em uma modalidade esportiva pode melhorar ao longo dos anos como consequência da prática dentro e fora da escola.

  • B.

    é essencial que o aluno aprenda a contemplar o espetáculo esportivo.

  • C.

    porque a Educação Física escolar na atualidade não deve trabalhar com competições, portanto, essa técnica é desnecessária.

  • D.

    o aluno precisa somente adquirir conhecimentos sobre como se movimentar e não há necessidade de proporcionar experiências práticas.

  • E.

    o foco das atividades é o contexto de vida da população escolarizada que, normalmente, não inclui esporte e ginástica.

Para efetuar as medidas transversais durante o processo de avaliação, o profissional de Educação Física deverá utilizar o:

  • A.

    plicômetro

  • B.

    adipômetro.

  • C.

    dinamômetro

  • D.

    paquímetro

  • E.

    estadiômetro.

Podemos citar como funções do Sistema Esquelético, EXCETO:

  • A.

    Armazenamento de sais

  • B.

    Proteção de estruturas vitais

  • C.

    Base mecânica para o movimento

  • D.

    Produção do liquido sinovial

  • E.

    Hematopoiética

Para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a disciplina de Educação Física pode contextualizar e fundamentar os eixos de conteúdos nas dimensões biológicas e sócio-históricas, no sentido de possibilitar a sistematização e aprofundamento dos conhecimentos propiciados pela Educação Física como área de estudo. Essa afirmação é correta porque

  • A.

    nas séries anteriores já se trabalhou a psicomotricidade.

  • B.

    o aluno dessas séries encontram-se na fase operatório concreta, isto é, já conseguem pensar concretamente.

  • C.

    os alunos apresentam um amadurecimento das capacidades de abstração e reflexão, o que permite avançar no processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    os alunos que estão neste nível de escolarização encontram-se na fase da simbologia, conseguindo expressar melhor suas ideias.

  • E.

    os adolescentes devem explorar os jogos funcionais que partem dos movimentos complexos e estudar suas dimensões filosóficas.

A técnica de quantificação dos três componentes primários, que determina a estrutura morfológica de umindivíduo, é denominada:

  • A.

    cinemática

  • B.

    somatotipo.

  • C.

    endomorfia.

  • D.

    simetria.

  • E.

    mesomorfia.

DIABETES SACARINO – “Diabetes verdadeiro. Diabetes mellitus. Produzido pela falta ou deficiência de insulina”.A diabetes mellitus, é uma doença que possui uma classificação. Qual tipo de diabetes mellitus causado pela falta de insulina e associado a infecções virais?

  • A.

    Tipo I.

  • B.

    Tipo II.

  • C.

    Tipo III.

  • D.

    Tipo IV.

  • E.

    Tipo V.

De acordo com as orientações do documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo – ciclos I e II (2007), o professor de Educação Física deve elaborar um roteiro de planejamento para as aulas .

Leia as frases a seguir que expressam as orientações para a elaboração desse roteiro.

I. Incluir exemplificação das atividades e avaliação do processo.

II. Determinar um tema, subtema, conceito e enfoque do conceito.

III. Problematizar e descrever as atividades.

IV. Selecionar o material, organizar o espaço e os alunos.

Estão corretos, apenas, os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

No jogo de faz de conta, as crianças representam papéis que são desempenhados com clareza. Sua importância é ressaltada por pesquisas que mostram sua eficácia para promover:

  • A.

    a melhora das habilidades físicas relacionadas com o esporte de rendimento.

  • B.

    a aprendizagem dos valores divulgados e propagados pelas práticas esportivas.

  • C.

    o aprimoramento dos fundamentos desportivos durante as aulas.

  • D.

    a padronização dos movimentos especializados relacionados com o desporto.

  • E.

    o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social da criança.

Dentre os principais pontos anatômicos empregados em antropométrica, é INCORRETO afirmar:

  • A.

    Vértex – é a parte mais alta do crânio.

  • B.

    Acromial – é o ponto mais lateral do bordo superior e externo do processo acromial.

  • C.

    Iliocristal – é o ponto mais lateral do trocanter maior do fêmur.

  • D.

    Tibial – é o ponto mais superior do bordo da cabeça da tíbia.

  • E.

    Maleolar – situa-se no ponto mais inferior do maléolotibial.

Tomando por base o documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo – ciclos I e II (2007), para obter sucesso no jogo denominado Futepano, os alunos deverão

  • A.

    adaptá-lo para que o grupo feminino tenha condições de participar.

  • B.

    montar as equipes por sexo, tendo em vista que o grupo feminino não gosta de jogar com o grupo masculino.

  • C.

    possibilitar uma melhor participação dos alunos mais habilidosos da turma.

  • D.

    montar duas equipes: uma dos mais habilidosos e outra dos menos habilidosos, pois assim o jogo fluirá melhor.

  • E.

    criar estratégias de jogo objetivando a vitória, o que envolve a agilidade, sendo ela uma qualidade decisiva para o resultado.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...