Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com Vygotsky, o brinquedo é coisa muito séria para a criança com menos de 03 anos, pois ela não separa a situação imaginária da real. Dessa forma, o brinquedo tem grande importância no desenvolvimento, pois:

  • A.

    proporciona vivências que contribuem para a formação deumestilo de vida ativo.

  • B.

    transmite conhecimentos relacionados com a melhoria da saúde e da qualidade de vida.

  • C.

    cria novas relações entre situações no pensamento e situações reais.

  • D.

    promove a aprendizagem motora e esportiva de forma lúdica e recreativa.

  • E.

    prepara a criança para a competição e a superação individual.

O álcool causa inúmeros problemas para as pessoas e principalmente para os atletas, EXCETO:

  • A.

    O atleta começa a desidratar porque a perda de líquido é maior.

  • B.

    Na pele, acontece a vasodilatação periférica, o que acarreta o ganho de calor podendo levar a hipotermia em lugares mais frios.

  • C.

    Enfraquecimento muscular.

  • D.

    Aumento da pressão arterial

  • E.

    Aumenta o risco de lesões.

O documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo – ciclos I e II (2007) propõe trabalhar com o tema ginástica, em forma de circuito, realizando diversas aferições da frequência cardíaca. Esse tipo de atividade é relevante aos alunos porque permite

  • A.

    aprender a respeito dos métodos ginásticos e suas contribuições para o lazer.

  • B.

    estabelecer um gráfico e interpretá-lo, relacionando o esforço realizado durante as tarefas com os dados dos batimentos do coração.

  • C.

    compreender os efeitos da calistenia para melhoria da saúde e qualidade de vida.

  • D.

    conhecer o método de ginástica sueca e suas contribuições para o desenvolvimento integral do indivíduo.

  • E.

    adquirir conhecimentos a respeito da importância de realizar exercícios isométricos para a melhoria da resistência aeróbica.

Para Piaget, o brincar é classificado como uma fase no desenvolvimento da:c

  • A.

    motricidade, necessária para a aquisição de atitudes cooperativas e participativas pela criança.

  • B.

    afetividade, comprometida com a valorização da cidadania e a rejeição da exclusão social.

  • C.

    criatividade, focada na disseminação dos conhecimentos corporais historicamente produzidos pela humanidade.

  • D.

    cognição, voltada para o ensino de valores, posturas e movimentos corporais considerados essenciais nas relações da criança com o mundo ao seu redor.

  • E.

    inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada.

O tabagismo e os esportes não combinam. Em repouso e, numa menor extensão, durante o exercício, a nicotina da fumaça do cigarro provoca EXCETO:

  • A.

    Aumenta a frequência cardíaca

  • B.

    Aumenta a pressão arterial

  • C.

    Aumenta o débito sanguíneo cardíaco

  • D.

    Aumenta a demanda de oxigênio pelo músculo cardíaco

  • E.

    aumento da resistência ao fluxo respiratório nas vias pulmonares

A Educação Física convencional recebe forte influência da Pedagogia Tradicional. Por esta razão, quando trabalha o corpo, faz isso de maneira fragmentada e não o percebe além de seus limites:

  • A.

    culturais.

  • B.

    expressivos.

  • C.

    psicomotores.

  • D.

    sociais.

  • E.

    biológicos

Nos jogos de construção, a criança constrói, transforma e destrói, expressando seu imaginário, além de manipular objetos. Os jogos de construção são considerados de grande importância por:

  • A.

    enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades da criança.

  • B.

    estimular hábitos saudáveis e desenvolver as práticas corporais voltadas para a valorização do corpo.

  • C.

    garantir o reconhecimento da linguagem corporal e ampliar as possibilidades expressivas do corpo.

  • D.

    trabalhar a imaginação por meio do movimento e utilizar o esporte para desenvolver a função social da criança.

  • E.

    privilegiar a manifestação corporal lúdica e valorizar o lazer como forma de expressão humana.

Dentre os fatores que modificam a força, assinale a única opção INCORRETA:

  • A.

    Psicológicos

  • B.

    Neurais

  • C.

    Musculares

  • D.

    Biomecânicos

  • E.

    Fisiculturismo.

O fato de se assumir uma Educação Física preocupada com o ser total pode significar a passagem da alienação para a libertação. A Educação Física será subdesenvolvida enquanto estiver eminente ou exclusivamente voltada para a valorização do:

  • A.

    físico.

  • B.

    jogo.

  • C.

    lúdico.

  • D.

    lazer

  • E.

    fair-play.

A Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão, visando a:

  • A.

    aprimorar as habilidades físicas e desportivas.

  • B.

    melhorar os indicadores antropométricos relacionados com a saúde.

  • C.

    desenvolver e manter a disponibilidade corporal e mental.

  • D.

    formar atletas com qualidade e em um curto espaço de tempo.

  • E.

    resgatar a ludicidade na prática esportiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...