Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De acordo com Vygotsky, o brinquedo é coisa muito séria para a criança com menos de 03 anos, pois ela não separa a situação imaginária da real. Dessa forma, o brinquedo tem grande importância no desenvolvimento, pois:
proporciona vivências que contribuem para a formação deumestilo de vida ativo.
transmite conhecimentos relacionados com a melhoria da saúde e da qualidade de vida.
cria novas relações entre situações no pensamento e situações reais.
promove a aprendizagem motora e esportiva de forma lúdica e recreativa.
prepara a criança para a competição e a superação individual.
O álcool causa inúmeros problemas para as pessoas e principalmente para os atletas, EXCETO:
O atleta começa a desidratar porque a perda de líquido é maior.
Na pele, acontece a vasodilatação periférica, o que acarreta o ganho de calor podendo levar a hipotermia em lugares mais frios.
Enfraquecimento muscular.
Aumento da pressão arterial
Aumenta o risco de lesões.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo ciclos I e II (2007) propõe trabalhar com o tema ginástica, em forma de circuito, realizando diversas aferições da frequência cardíaca. Esse tipo de atividade é relevante aos alunos porque permite
aprender a respeito dos métodos ginásticos e suas contribuições para o lazer.
estabelecer um gráfico e interpretá-lo, relacionando o esforço realizado durante as tarefas com os dados dos batimentos do coração.
compreender os efeitos da calistenia para melhoria da saúde e qualidade de vida.
conhecer o método de ginástica sueca e suas contribuições para o desenvolvimento integral do indivíduo.
adquirir conhecimentos a respeito da importância de realizar exercícios isométricos para a melhoria da resistência aeróbica.
Para Piaget, o brincar é classificado como uma fase no desenvolvimento da:c
motricidade, necessária para a aquisição de atitudes cooperativas e participativas pela criança.
afetividade, comprometida com a valorização da cidadania e a rejeição da exclusão social.
criatividade, focada na disseminação dos conhecimentos corporais historicamente produzidos pela humanidade.
cognição, voltada para o ensino de valores, posturas e movimentos corporais considerados essenciais nas relações da criança com o mundo ao seu redor.
inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada.
O tabagismo e os esportes não combinam. Em repouso e, numa menor extensão, durante o exercício, a nicotina da fumaça do cigarro provoca EXCETO:
Aumenta a frequência cardíaca
Aumenta a pressão arterial
Aumenta o débito sanguíneo cardíaco
Aumenta a demanda de oxigênio pelo músculo cardíaco
aumento da resistência ao fluxo respiratório nas vias pulmonares
A Educação Física convencional recebe forte influência da Pedagogia Tradicional. Por esta razão, quando trabalha o corpo, faz isso de maneira fragmentada e não o percebe além de seus limites:
culturais.
expressivos.
psicomotores.
sociais.
biológicos
Nos jogos de construção, a criança constrói, transforma e destrói, expressando seu imaginário, além de manipular objetos. Os jogos de construção são considerados de grande importância por:
enriquecer a experiência sensorial, estimular a criatividade e desenvolver as habilidades da criança.
estimular hábitos saudáveis e desenvolver as práticas corporais voltadas para a valorização do corpo.
garantir o reconhecimento da linguagem corporal e ampliar as possibilidades expressivas do corpo.
trabalhar a imaginação por meio do movimento e utilizar o esporte para desenvolver a função social da criança.
privilegiar a manifestação corporal lúdica e valorizar o lazer como forma de expressão humana.
Dentre os fatores que modificam a força, assinale a única opção INCORRETA:
Psicológicos
Neurais
Musculares
Biomecânicos
Fisiculturismo.
O fato de se assumir uma Educação Física preocupada com o ser total pode significar a passagem da alienação para a libertação. A Educação Física será subdesenvolvida enquanto estiver eminente ou exclusivamente voltada para a valorização do:
físico.
jogo.
lúdico.
lazer
fair-play.
A Psicocinética é uma educação psicomotora de base que tem sequência no plano das aquisições instrumentais e das atividades de expressão, visando a:
aprimorar as habilidades físicas e desportivas.
melhorar os indicadores antropométricos relacionados com a saúde.
desenvolver e manter a disponibilidade corporal e mental.
formar atletas com qualidade e em um curto espaço de tempo.
resgatar a ludicidade na prática esportiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...