Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre características da aptidão física relacionadas à saúde, identifique a alternativa INCORRETA:

    A) A composição corporal é um componente de aptidão física e pode ser entendida como a quantidade relativa de gordura corporal e de massa magra.

    B) A resistência muscular está relacionada à aptidão musculoesquelética e pode ser definida como a capacidade de levantar-se maior carga possível dentro de um determinado período de tempo.

    C) A flexibilidade compõe a aptidão músculo-articular e se refere à capacidade de amplitude em torno da articulação.

    D) Capacidade de realizar tarefas com intensidades de moderada a alta, de forma continuada e por períodos prolongados.

    E) A aptidão física é a capacidade de realizar atividades do cotidiano, realizando o máximo de esforço possível para que haja melhor adaptação ao estimulo realizado.

Coordenação é a ação de combinar diversos grupos musculares, através do sistema nervoso central, para a execução de uma série de movimentos com o máximo de eficiência e economia de energia. A coordenação permite a criança e ao adulto dominar o corpo no espaço, controlando seus movimentos e está ligada aos componentes da aptidão motora.
A respeito dos sobre componentes da aptidão motora, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Equilíbrio, velocidade, agilidade, força e resistência.

    B) Equilíbrio, velocidade, agilidade e força e apenas.

    C) velocidade, agilidade e força e resistência apenas.

    D) Equilíbrio, agilidade e força e resistência apenas.

    E) Equilíbrio, velocidade e resistência, apenas.

A avaliação educacional tem sido tema muito debatido no campo acadêmico, na área da gestão e no âmbito das escolas, sendo várias as áreas de estudo da avaliação educacional. Na Educação Física, como em todas as outras áreas, para avaliar bem, é preciso definir os objetivos, pois eles determinam o conteúdo a ser trabalhado e os critérios para observar a evolução da aprendizagem. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s- os três focos principais da avaliação em Educação Física são:

    A) Realização das práticas, valorização da cultura corporal de movimento e relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida.

    B) Realização das práticas, uso do uniforme e valorização da cultura corporal de movimento.

    C) Realização das práticas, uso do uniforme e veia de campeão.

    D) Realização das práticas, veia de campeão e valorização da cultura corporal de movimento.

    E) Valorização da cultura corporal de movimento, relação da Educação Física com saúde e qualidade de vida e uso do uniforme.

O esporte é um modo de atividade física praticado como método para melhorar a saúde, com finalidade educativa, profissional ou sociocultural. Entre os tipos de esportes existem os jogos, ginástica, lutas e danças.
A respeito dos esportes de lutas, danças e jogos, analise os itens a seguir, complete as lacunas e assinale a alternativa CORRETA:
____________são disputas que usam técnicas em sua essência, como o Taekwondo, sendo uma arte marcial coreana que foi introduzida no Brasil em 1970, taekwondo é basicamente, através do treinamento, possibilitar ao praticante adquirir corpo e mente fortes e saudáveis, respeito, disciplina e humildade. ______________ podem ser considerados(as) hobbies como o zumba, ambas modalidades visam como benefícios, melhorar aptidão física, bem-estar mental e formar relações sociais. _____________ são considerados "esportes da mente", pois não exigem tanto do corpo dos praticantes, entre eles estão o xadrez e a dama, é fato que a prática dessa modalidade ajuda o desenvolvimento do raciocínio lógico, pensamento estratégico, capacidade de concentração e autoconsciência.
A sequência CORRETA é:

    A) Lutas, danças e jogos.

    B) Lutas, jogos e danças.

    C) Danças, jogos e lutas.

    D) Jogos, lutas e danças.

    E) Jogos, danças e lutas.

Durante o treinamento das capacidades coordenativas de um indivíduo é necessário considerar a complexidade deste conjunto de capacidades e a importância de cada um deles. Pode-se considerar componentes das capacidades coordenativas:

    A) Capacidade de percepção, capacidade de reação, capacidade de visualização.

    B) Capacidade de ritmo, capacidade de orientação espacial.

    C) Capacidade de reação e capacidade de equilíbrio

    D) Capacidade de equilíbrio, capacidade de adaptação motora e capacidade de reação.

    E) Capacidade de visualização, capacidade de orientação espacial, capacidade de percepção.

Segundo o Conselho Federal de Educação Física, a avaliação física é um procedimento técnico-cientifico que objetiva reunir elementos para fundamentar a tomada de decisão sobre o método, o tipo de treinamento esportivo, de preparação físico-desportiva, de atividade física e/ou de exercício físico, assim como de outros procedimentos específicos, a serem adotados pelo profissional responsável pelo acompanhamento do beneficiário.
De acordo com a avaliação antropométrica, assinale a alternativa CORRETA:

    A) Verifica-se peso, estatura (altura), mede-se as circunferências corporais e composição corporal (detecta-se percentual de gordura, peso de gordura, peso de massa muscular), peso ideal.

    B) É um questionário diagnóstico que visa determinar as características do avaliado e a partir disto, prescrever o treinamento com maior segurança e menores riscos.

    C) Serve para verificar possíveis desvios da coluna vertebral, ombros, joelhos, pés, bem como vícios posturais e desequilíbrios musculares. Pode ser feita de maneira estática e também dinâmica.

    D) Avalia a capacidade do indivíduo de realizar exercícios dinâmicos. Pode ser feita de maneira direta, através do teste físico, ou de maneira indireta, calculada por fórmulas. Determinamos a frequência cardíaca máxima e todos os limites de treinamento, além de verificar a pressão arterial durante o esforço e o nível de esforço muscular de membros inferiores (quando necessário).

    E) Avalia variáveis como flexibilidade, força e resistência musculares que tem relação direta com atividades da vida diária e também outras variáveis como velocidade, agilidade, potência muscular que se relacionam mais com performance atlética.

O Badminton é um esporte dinâmico, onde se usa raquetes, uma peteca chamada de volante, e uma rede que está à 1,55 metros do solo, dividindo os adversários e a área de jogo. O jogo está baseado em movimento de saque e defesa. Uma partida possui 3 sets de 21 pontos cada e vence o jogo quem fizer 2 sets primeiro. Essa modalidade envolve como capacidades físicas agilidade, coordenação e reflexo. Quanto ao número de jogadores:

    A) As equipes devem conter no mínimo 4 jogadores.

    B) A modalidade é praticado 1 contra 1 ou em duplas.

    C) O Badminton só poderá ser praticado em duplas.

    D) São 11 jogadores em cada equipe.

    E) A modalidade é praticada em duplas.

Sobre a Psicologia do Esporte, analise os itens a seguir:


I. A palavra “psicologia” vem do Grego antigo psyque, que significa “mente”, e logos, que significa “conhecimento ou estudo”.


II. É o campo da ciência que trabalha com as emoções, pensamentos e comportamentos que afetam atletas e praticantes de atividade física.


III. Psicologia do Esporte desenvolveu suas próprias teorias para analisar os pensamentos e comportamentos relevantes ao contexto do esporte e do exercício.


IV. Tem como objetivo melhorar o desempenho esportivo ou a qualidade da experiência da atividade física, ajudando atletas e praticantes a controlar suas emoções, seus pensamentos, sua ansiedade, agressividade, relação com companheiros de equipe, entre outros.


V. O psicólogo do esporte tem o papel de ajudar indivíduos a encontrarem o estado mental que possibilite seu melhor desempenho.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, III, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Durante as aulas de iniciação dos esportes coletivos nas aulas de educação física escolar, o professor deve ter como objetivo o planejamento de ações educativas, estratégias e meios de intervenção pedagógica, formas de avaliação do progresso dos alunos e a inclusão de conteúdos pautados no saber conhecer, saber fazer e saber ser.
Essas dimensões referem-se às dimensões de conteúdos denominadas respectivamente como:

    A) Atitudinal, pedagógico e inclusivo.

    B) Pedagógico, competitivo e cooperativo.

    C) Atitudinal, cognitivo e motor.

    D) Conceitual, procedimental e atitudinal.

    E) Procedimental, argumentativo e inclusivo.

De acordo com o Edital Normativo nº 001/2020, são atribuições do Cargo de Educador Físico, entre outras, EXCETO:

    A) Desenvolver atividades físicas e práticas junto à comunidade.

    B) Proporcionar Educação Permanente em Atividade Físico-Prático Corporal, nutrição e saúde juntamente com as Equipes PSF.

    C) Contribuir para a ampliação da utilização dos espaços públicos de convivência como proposta de inclusão social e combate à violência.

    D) Veicular informação que visem à prevenção, a minimização dos riscos e à proteção à vulnerabilidade, buscando a produção do autocuidado.

    E) Participar do processo de planejamento das atividades da escola e cooperar na elaboração, execução e avaliação do Plano Político pedagógico da Unidade Escolar.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...