Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dentre as observações abaixo, a que se relaciona com a visão de Faria Jr. sobre os contestes é:

  • A.

    acontece a interferência da ação dos opositores no curso de sua prática;

  • B.

    estão presentes estratégias e táticas préestabelecidas;

  • C.

    são extremamente necessárias as iniciativas individuais para o seu sucesso;

  • D.

    temos o desenvolvimento de atividades físicas parciais;

  • E.

    temos atividades físicas naturais, em que as habilidades dos educandos são comparadas.

"...a educação vista sob esta perspectiva, engloba uma pedagogia culturalmente responsável, que tem como meta principal atender às necessidades e aos problemas das minorias nas escolas... a educação física e o desporto vêm denunciar a ocorrência de discriminação e opressão que tem sido experimentada por alguns segmentos da sociedade" O texto acima, citado por Cunha Jr., expressa o pensamento da seguinte corrente sociológica:

  • A.

    funcionalismo;

  • B.

    multiculturalismo;

  • C.

    marxismo;

  • D.

    neomarxismo;

  • E.

    positivismo.

O desporto moderno caracteriza-se fundamentalmente pelo "princípio do rendimento". Assumindo-se uma posição crítica perante tal característica, é procedente afirmar que ela:

  • A.

    valoriza o rendimento da máquina humana;

  • B.

    prescreve a execução de estratégias e programas de treinamento;

  • C.

    incrementa a sistematização especializada do ensino desportivo;

  • D.

    estimula o comércio desportivo devido à veiculação do desporto- espetáculo;

  • E.

    confirma a hierarquização social através da seleção competitiva.

Ao relacionarmos desporto e mídia, sob o ponto de vista ético, destacamos o papel do professor de educação física voltado para uma sociedade multicultural, quando ele, no contato com seus alunos:

I - destaca, da mensagem veiculada, possíveis aspectos que colaborem com a autonomia e leitura ativa do mundo;

II - esclarece e confirma o estímulo ao consumo vinculado ao desporto e às suas estrelas;

III - investiga conjunta e criticamente o que de orgânico à realidade social está presente na propaganda;

IV - Valoriza e assume o discurso ideológico informativo da mídia;

Pode-se dizer que está correto o que se afirma nos itens:

  • A.

    I e III;

  • B.

    II e IV;

  • C.

    II e III;

  • D.

    I, II e III;

  • E.

    I e IV.

Considere o esporte voleibol para responder às questões 3, 4 e 5.

No momento em que a bola é colocada em jogo pelo sacador, a numeração da posição de cada jogador é:

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

Considere o esporte voleibol para responder às questões 3, 4 e 5.

Observe as figuras abaixo e responda:

A opção que relaciona, na seqüência, os sinais manuais oficiais do árbitro é:

  • A. bola dentro / bola fora / bola conduzida / bola tocada;
  • B. bola fora / bola conduzida / bola dentro / bola tocada
  • C. bola tocada / bola conduzida / bola dentro / bola fora;
  • D. bola conduzida / bola dentro / bola tocada / bola fora;
  • E. bola fora / bola tocada / bola dentro / bola conduzida.

Considere o esporte Futsal para responder as questões 6 e 7.

Quando os companheiros de equipe retornam a bola para o goleiro, pode-se afirmar que ele poderá recebê-la:

  • A. sem restrição alguma, em qualquer momento da partida;
  • B. apenas uma vez, após o arremesso de meta;
  • C. através do uso das mãos, somente;
  • D. após ela ter ultrapassado a linha demarcatória do meio da quadra ou tiver sido tocada por um adversário;
  • E. quando ele estiver nos limites da sua área de meta.

Observando o cotidiano da Educação Física na escola, Campos (2011) descreve que, de modo geral, o professor é avesso ao processo de planejamento. Tal hábito pode estar fi ncado em raízes históricas de que a escola e o próprio professor ainda mantenham uma relação de descrédito no que concerne à importância da Educação Física. Segundo o autor, uma forma de superar este paradigma é:

  • A. rebelar-se com a escola e com os outros professores de forma crítica
  • B. montar eventos esportivos que valorizem a disciplina e os alunos atletas
  • C. integrar-se na ação de planejar e executar o planejamento de ensino
  • D. construir um projeto político pedagógico somente para a Educação Física
  • E. utilizar as aulas para promover a importância da Educação Física junto aos alunos, a partir de debates

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio (2000), “a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.” Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de:

  • A. professor-operário e aluno-produto
  • B. professor-capitão e aluno-recruta
  • C. professor-mediador e aluno-crítico
  • D. professor-crítico e aluno-revolucionário
  • E. professor-treinador e aluno-atleta

Para Castellani Filho (1998), a Educação Física esteve contemplada nos currículos da educação básica desde a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, até a atual LDB nº 9394 de 1996. Contudo, durante todo esse tempo, a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da Aptidão Física. De acordo com o autor, este paradigma tem como características:

  • A. rendimento físico/esportivo; corpo produtivo; adestramento físico
  • B. corpo criativo; consciência corporal; rendimento físico/esportivo
  • C. rendimento físico/esportivo; corpo criativo; adestramento físico
  • D. disciplina moral; adestramento físico; corpo criativo
  • E. adestramento físico; consciência crítica; cultura corporal
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...