Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2011 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Um professor treinará seus alunos de 15 anos de idade para participarem de uma competição estudantil de atletismo. Numa de suas turmas, ele programou que as atividades principais seriam: jogos de estafetas durante 20 minutos e, posteriormente, um treino sob a forma intervalada em que os alunos correrão 10 vezes a distância de 50 metros durante, aproximadamente, 90% do tempo máximo individual, com intervalo entre as repetições de 40 segundos. A aula conduzida desse modo poderá preparar os alunos que correrão as provas de:
5000m, uma vez que, na totalidade, a aula trabalha prioritariamente o sistema aeróbio;
3000m com obstáculos, pois nas estafetas poderão ser trabalhados os saltos dos obstáculos;
800m, pois esta prova é mais adequada aos adolescentes;
400m, pois a aula trabalha prioritariamente o sistema anaeróbico lático;
100m, pois a aula trabalha prioritariamente o sistema anaeróbico alático.
Aprática da atividade física altera a composição sanguínea de carboidratos. Daí se ter uma relação da atividade física com o portador de diabetes. A principal preocupação do portador de diabetes tipo I em relação à prática de exercícios é:
não ingerir carboidratos após a prática da atividade física;
evitar a ocorrência de hipoglicemia;
injetar insulina intramuscular no grupamento muscular a ser trabalhado;
ingerir pouco líquido;
estar com o nível de glicemia maior que 250mg/dL antes da atividade.
O aumento de força muscular observado após o período de apenas um mês de treinamento contra resistência é resultante de:
hipertrofia muscular
aumento de mitocôndrias
hiperplasia
aumento de concentração de glicogênio muscular
adaptações neurais
Um jovem de 20 anos de idade participa durante um período de seis meses de um programa de treinamento aeróbio para uma dada carga. Após os seis meses de treinamento, foi aferida sua frequência cardíaca. Pergunta-se: como esta se apresentou em relação à frequência aferida no início do treinamento?
Não apresentou diferença.
Apresentou-se o dobro do valor.
Apresentou-se semelhante à frequência basal.
Apresentou-se mais elevada.
Apresentou-se mais baixa.
Dentre as alternativas abaixo, quais são os critérios que devem ser levados em conta para um bom teste de avaliação física?
Confiabilidade, fidedignidade e estabilidade.
Reprodutibilidade, confiabilidade e objetividade.
Fidedignidade, validade e objetividade.
Flexibilidade, economia e confiabilidade.
Objetividade, aplicabilidade e validade.
Como forma de controlar as modificações proporcionadas pelo treinamento, são efetivadas mensurações de diversos fatores. Quando, após uma atividade intensa é mensurada a frequência cardíaca, esta tem o objetivo de controlar:
a capacidade de recuperação do praticante;
o débito sistólico apresentado;
a eficiência respiratória;
a intensidade do exercício;
a capacidade metabólica.
A recuperação ativa é recomendada após o treinamento de natação aplicado com a finalidade de estimular:
a potência anaeróbia alática;
a potência anaeróbia lática;
a potência aeróbia;
o aprimoramento técnico;
o aprimoramento da propulsão.
Sobre as provas de lançamento e arremesso no atletismo é correto afirmar que
a área de queda dos objetos após o lançamento é livre.
a área de lançamento utilizada no dardo, disco e martelo é comum.
a rede de proteção, nas provas de disco e martelo, é aberta somente para área de queda.
há prevalência de atletas longilíneos e com pouca massa corporal na prova de arremesso de peso.
a reversão é responsável por posicionar o atleta de frente para a direção do arremesso com uma grande velocidade, aumentando a distância alcançada.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, espera-se que no decorrer do ensino médio, as seguintes competências sejam desenvolvidas pelos alunos nas aulas de educação física
conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sócio-cultural brasileiro, bem como aspectos sócio-culturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.
compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País.
compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas.
saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Sobre a história da educação física e do esporte no Brasil, é correto afirmar que
o Método Alemão apresentava grande preocupação pedagógica e surgiu em um momento onde o esporte começou a ser mais valorizado pela sociedade e por interesses político-econômicos.
o Método Inglês privilegiava atividades ao ar livre com o uso de equipamentos simples como troncos e barras. Lutas, jogos, corridas, saltos e arremessos eram os exercícios característicos. Possuía inspiração patriótico-militar.
o Método Calistênico, proposto por Gaulhofer e Streicher (1920), enfatizava os movimentos naturais. Exclui exercícios que forcem as articulações e músculos em movimentos e postura antinaturais. Surgiu como uma reação a padronização e artificialização dos movimentos ginásticos que eram empregados.
o Método Natural Austríaco objetivava o desenvolvimento corporal e a manutenção das funções orgânicas e da aptidão física. Sua utilização inicial foi de cunho militar. Incluía nas aulas os jogos, flexionamentos, exercícios educativos, aplicações (andar, correr, saltar, trepar, lançar e receber, transportar, atacar e defender), esportes individuais e coletivos.
o Modelo Educação Física Desportiva Generalizada valorizava as atividades esportivas como conteúdo das aulas de educação física escolar. Objetivava a iniciação em diferentes esportes e destacava o prazer de jogar. Uma aula típica consistia de aquecimento (marchas e corridas); flexibilidade e fortalecimento muscular; exercícios de agilidade com obstáculos; e prática de atividades esportivas (gestos esportivos ou jogo).
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...