Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Qual é o período em que o crescimento e o desenvolvimento, são ótimos para influenciar a aprendizagem de um determinado tipo de comportamento. Sendo este o momento em que a maturação das estruturas neuromotoras atingiram as capacidades mínimas necessárias para aprendizagem de determinadas habilidades, antes disso as tentativas resultam de pouca aprendizagem e outros fatores atuam no sentido de dificultar a aprendizagem.

  • A.

    Experiências motoras.

  • B.

    Habilidades motoras.

  • C.

    Período crítico de aprendizagem.

  • D.

    Experiências motoras e habilidades cognitivas.

O que o professor tem de fazer para conhecer cada etapa do desenvolvimento tanto motor, quanto cognitivo e sócioafetivo dos alunos para que ele possa atender os objetivos propostos?

  • A.

    Estabelecer objetivos compatíveis.

  • B.

    Brincar de maneira espontânea.

  • C.

    Construir movimentos naturais.

  • D.

    Usar suas experiências motoras.

Qual foi a década que surgiu o Termo Educação Física Adaptada e foi definido segundo a American Association for Health, Phisical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como sendo um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados aos interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiências que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física geral?

  • A.

    Década de 60.

  • B.

    Década de 50.

  • C.

    Década de 90.

  • D.

    Década de 70.

Segundo Kunz (1994) o esporte como conteúdo hegemônico impede o desenvolvimento de objetivos mais amplos para a Educação Física. Quais são estes objetivos citados pelo autor?

  • A.

    Capacidades físicas, postura e regras.

  • B.

    A participação, valorização e respeito mútuo.

  • C.

    O diálogo, valorização e cooperação.

  • D.

    O sentido expressivo, criativo e comunicativo.

Os PCNs da área da Educação Física sugerem que as atitudes, os conceitos e os procedimentos dos conteúdos sejam trabalhados em toda a dimensão da cultura corporal, envolvendo, dessa forma, o conhecimento sobre o corpo (BRASIL, 1998). De acordo com os PCNs, quais são estes conteúdos?

  • A.

    Fatos e conceitos, ginásticas, esportes, fundamentos e técnicas.

  • B.

    Esportes, atividades rítmicas e expressivas, fatos e conceitos.

  • C.

    Esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas.

  • D.

    Fundamentos e técnicas, jogos esportes e atividades de habilidades básicas.

A prática esportiva, mesmo na sua versão inglesa de educativa, esteve associada a valores tais como disciplina, controle e autocontrole, respeito à autoridade do técnico e do juiz, espírito de competição e de equipe. A educação física brasileira, por sua origem militar, foi fortemente associada a uma imagem de disciplina e ordem, de formação de caráter, utilizando-se a ginástica e o esporte como meio de controlar o indivíduo e, no caso dos homens, de formação da masculinidade. Segundo os princípios do treinamento esportivo a aptidão física e a técnica necessitam de quê para que sejam melhoradas?

  • A.

    De uma disciplina mais rígida.

  • B.

    Promover um processo de continuidade na atividade física.

  • C.

    Desenvolver uma cultura mais esportiva.

  • D.

    De mais esporte de competição.

Conforme citado por Nogueira e Martinez (2004), quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa. Os seres humanos são movidos, principalmente, pela emoção e pelo prazer; sendo assim, fica muito mais fácil assimilar alguma coisa a partir daquilo nos faz bem, sendo possível englobar os mais altos níveis de conhecimentos e, com crianças, é importante desenvolver e estimular atividades diferentes da vida cotidiana, mas que façam parte da natureza humana. Qual é o período de aprendizado e da assimilação que julgamos necessária para a vida adulta?

  • A.

    É na infância, pois há um maior desenvolvimento da aprendizagem.

  • B.

    É durante a vida toda, pois as atividades corporais não cessam.

  • C.

    Na adolescência, através do esporte.

  • D.

    N D A.

Qual foi o déficit descrito por Magill (2000), como sendo a "focalização e concentração da consciência" que quando se refere ao desempenho humano é associado a atividades perceptivas, cognitivas e motoras de habilidades, sendo um dos requisitos básicos para a coordenação e o controle motor. A falta ou a sua deficiência implica em danos a aprendizagem da linguagem, da escrita e das habilidades motoras.

  • A.

    Das habilidades cognitivas.

  • B.

    Da aprendizagem.

  • C.

    Da eficiência corporal.

  • D.

    Da atenção.

O professor de Educação Física, quando voltado para a saúde, pode ser um membro da equipe tal como é o médico, o enfermeiro, o fisioterapeuta, o nutricionista etc. Atualmente a Educação Física tem tido a sua presença no setor educacional, através da rede escolar, mas muito pouco dessa presença influirá realmente na vida adulta dos alunos. O profissional volta então para as academias de ginástica, ou para os clubes esportivos. A presença deste campo nas áreas da saúde e educação, entretanto é muito importante, diante do quadro sanitário mundial, em que maior parte das doenças crônicas da população avança. Ao quê estão associadas estas doenças?

  • A.

    Dificuldade de praticar atividade física e regime alimentar desde a adolescência.

  • B.

    Ao sedentarismo, aos hábitos culturais desde a adolescência.

  • C.

    Ao regime alimentar, falta de desempenho desde a infância.

  • D.

    Ao regime alimentar e ao sedentarismo desde a infância.

Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam

  • A.

    aspectos a serem considerados, exclusivamente, nas escolas da cidade de Belo Horizonte.

  • B.

    exemplos que podem ser aproveitados pelos professores de poucas escolas para sistematização do seu ensino, considerando seus conhecimentos e preferências.

  • C.

    aspectos superficiais da disciplina de Educação Física, que os professores devem desconsiderar, conforme as características específicas da escola em que trabalham.

  • D.

    aspectos fundamentais da disciplina de Educação Física, que não podem deixar de serem ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...