Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Qual é o período em que o crescimento e o desenvolvimento, são ótimos para influenciar a aprendizagem de um determinado tipo de comportamento. Sendo este o momento em que a maturação das estruturas neuromotoras atingiram as capacidades mínimas necessárias para aprendizagem de determinadas habilidades, antes disso as tentativas resultam de pouca aprendizagem e outros fatores atuam no sentido de dificultar a aprendizagem.
Experiências motoras.
Habilidades motoras.
Período crítico de aprendizagem.
Experiências motoras e habilidades cognitivas.
O que o professor tem de fazer para conhecer cada etapa do desenvolvimento tanto motor, quanto cognitivo e sócioafetivo dos alunos para que ele possa atender os objetivos propostos?
Estabelecer objetivos compatíveis.
Brincar de maneira espontânea.
Construir movimentos naturais.
Usar suas experiências motoras.
Qual foi a década que surgiu o Termo Educação Física Adaptada e foi definido segundo a American Association for Health, Phisical Education, Recreation and Dance (AAHPERD), como sendo um programa diversificado de atividades desenvolvimentistas, jogos e ritmos adequados aos interesses, capacidades e limitações de estudantes com deficiências que não podem se engajar com participação irrestrita, segura e bem sucedida em atividades vigorosas de um programa de Educação Física geral?
Década de 60.
Década de 50.
Década de 90.
Década de 70.
Segundo Kunz (1994) o esporte como conteúdo hegemônico impede o desenvolvimento de objetivos mais amplos para a Educação Física. Quais são estes objetivos citados pelo autor?
Capacidades físicas, postura e regras.
A participação, valorização e respeito mútuo.
O diálogo, valorização e cooperação.
O sentido expressivo, criativo e comunicativo.
Os PCNs da área da Educação Física sugerem que as atitudes, os conceitos e os procedimentos dos conteúdos sejam trabalhados em toda a dimensão da cultura corporal, envolvendo, dessa forma, o conhecimento sobre o corpo (BRASIL, 1998). De acordo com os PCNs, quais são estes conteúdos?
Fatos e conceitos, ginásticas, esportes, fundamentos e técnicas.
Esportes, atividades rítmicas e expressivas, fatos e conceitos.
Esportes, jogos, lutas, ginásticas, atividades rítmicas e expressivas.
Fundamentos e técnicas, jogos esportes e atividades de habilidades básicas.
A prática esportiva, mesmo na sua versão inglesa de educativa, esteve associada a valores tais como disciplina, controle e autocontrole, respeito à autoridade do técnico e do juiz, espírito de competição e de equipe. A educação física brasileira, por sua origem militar, foi fortemente associada a uma imagem de disciplina e ordem, de formação de caráter, utilizando-se a ginástica e o esporte como meio de controlar o indivíduo e, no caso dos homens, de formação da masculinidade. Segundo os princípios do treinamento esportivo a aptidão física e a técnica necessitam de quê para que sejam melhoradas?
De uma disciplina mais rígida.
Promover um processo de continuidade na atividade física.
Desenvolver uma cultura mais esportiva.
De mais esporte de competição.
Conforme citado por Nogueira e Martinez (2004), quando um indivíduo está em recreação significa que está sentindo prazer em realizar alguma coisa. Os seres humanos são movidos, principalmente, pela emoção e pelo prazer; sendo assim, fica muito mais fácil assimilar alguma coisa a partir daquilo nos faz bem, sendo possível englobar os mais altos níveis de conhecimentos e, com crianças, é importante desenvolver e estimular atividades diferentes da vida cotidiana, mas que façam parte da natureza humana. Qual é o período de aprendizado e da assimilação que julgamos necessária para a vida adulta?
É na infância, pois há um maior desenvolvimento da aprendizagem.
É durante a vida toda, pois as atividades corporais não cessam.
Na adolescência, através do esporte.
N D A.
Qual foi o déficit descrito por Magill (2000), como sendo a "focalização e concentração da consciência" que quando se refere ao desempenho humano é associado a atividades perceptivas, cognitivas e motoras de habilidades, sendo um dos requisitos básicos para a coordenação e o controle motor. A falta ou a sua deficiência implica em danos a aprendizagem da linguagem, da escrita e das habilidades motoras.
Das habilidades cognitivas.
Da aprendizagem.
Da eficiência corporal.
Da atenção.
O professor de Educação Física, quando voltado para a saúde, pode ser um membro da equipe tal como é o médico, o enfermeiro, o fisioterapeuta, o nutricionista etc. Atualmente a Educação Física tem tido a sua presença no setor educacional, através da rede escolar, mas muito pouco dessa presença influirá realmente na vida adulta dos alunos. O profissional volta então para as academias de ginástica, ou para os clubes esportivos. A presença deste campo nas áreas da saúde e educação, entretanto é muito importante, diante do quadro sanitário mundial, em que maior parte das doenças crônicas da população avança. Ao quê estão associadas estas doenças?
Dificuldade de praticar atividade física e regime alimentar desde a adolescência.
Ao sedentarismo, aos hábitos culturais desde a adolescência.
Ao regime alimentar, falta de desempenho desde a infância.
Ao regime alimentar e ao sedentarismo desde a infância.
Os Conteúdos Básicos Comuns (CBCs) da Proposta Curricular de Educação Física − Ensino Fundamental e Ensino Médio − da Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais não esgotam os conteúdos a serem abordados na escola, mas expressam
aspectos a serem considerados, exclusivamente, nas escolas da cidade de Belo Horizonte.
exemplos que podem ser aproveitados pelos professores de poucas escolas para sistematização do seu ensino, considerando seus conhecimentos e preferências.
aspectos superficiais da disciplina de Educação Física, que os professores devem desconsiderar, conforme as características específicas da escola em que trabalham.
aspectos fundamentais da disciplina de Educação Física, que não podem deixar de serem ensinados e que o aluno não pode deixar aprender.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...