Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na Escola, o aluno deve aprender que o homem não nasceu pulando, saltando, nem arremessando. Essas habilidades foram construídas em determinadas épocas históricas como respostas às necessidades humanas e podem ser trabalhadas nas atividades produtivas da história da humanidade como

  • A.

    ludicidade, criatividade e linguagem.

  • B.

    brincadeira, educação e poder.

  • C.

    criatividade, linguagem e poder.

  • D.

    linguagem, trabalho e poder.

Para Kunz, o ensino centrado no aluno possibilita que ele participe como sujeito responsável por todo o processo. Essa concepção é chamada de

  • A.

    ensino aberto às experiências.

  • B.

    cultura corporal.

  • C.

    aulas abertas.

  • D.

    crítico-superadora.

A Educação Física como disciplina curricular deve tratar da cultura corporal no seu sentido mais amplo, proporcionando ao aluno consciência crítica para o exercício da cidadania no cumprimento de posicionamentos éticos. Portanto, as aulas devem ser num ambiente em que os alunos tenham condições de usufruir dos

  • A.

    jogos, esportes, performance, lutas e ginásticas em benefício da melhoria da qualidade de vida e do estilo de vida.

  • B.

    jogos, esportes, rendimento, lutas e ginásticas em benefício do exercício e da qualidade de vida.

  • C.

    jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhor qualidade de vida.

  • D.

    jogos, esportes, danças, musculação e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e do estilo de vida.

O conhecimento e aprendizagem que trata do ensino anatômico, fisiológico e biológico ajudam o aluno no autogerenciamento das atividades corporais. Dessa forma, esse conhecimento, em conjunto, possibilita ao aluno

  • A.

    compreender o funcionamento do organismo humano, de forma a reconhecer e modificar as atividades corporais, valorizando-as como recurso para melhoria de suas aptidões físicas.

  • B.

    demonstrar autonomia na elaboração de atividades corporais, assim como a capacidade para discutir e modificar regras, reunindo elementos de várias manifestações de movimento.

  • C.

    compreender as diferentes manifestações da cultura corporal, reconhecendo e valorizando as diferenças de desempenho, linguagem e expressão.

  • D.

    participar de atividades em grandes e pequenos grupos, compreendendo as diferenças individuais e procurando colaborar para que o grupo possa atingir os objetivos a que se propôs.

A Pedagogia do Esporte que trata do treinamento num pensamento complexo transcende o ato de treinar, ampliando para o que

  • A.

    treinar, quando aperfeiçoar e como sistematização.

  • B.

    aprofundar na sistematização do conhecimento.

  • C.

    treinar, quando treinar, como treinar e para que treinar.

  • D.

    aprofundar no treinamento e como aperfeiçoar.

A atividade desportiva demonstra que, para atingir um nível elevado, é preciso organização, planejamento e sistematização do treinamento, durante um longo período. Para facilitar o entendimento do treinamento especializado, planejado e sistematizado, dividiu-se as fases em três: treinamento especializado nível I, treinamento especializado nível II e treinamento especializado nível III. O nível I corresponde à etapa

  • A.

    da organização na modalidade escolhida e dos fatores que relacionam o treinamento com o crescimento e o desenvolvimento.

  • B.

    do ensino médio, a qual atende alunos/atletas entre 15 e 17 anos, que estão passando pela segunda idade puberal.

  • C.

    do ensino fundamentado na técnica e tática do treinamento que mobiliza o máximo de suas capacidades competitivas

  • D.

    ensino fundamentado na técnica e tática do treinamento que mobiliza o máximo de suas capacidades competitivas

O jogo representa significados em função do espaço, número de participantes, tempo, materiais utilizados, entre outros, sendo uma maneira criativa de praticar ações e relações. Na Cultura Corporal, jogos se mostram como sendo

  • A.

    recreativos, lúdicos e esportivos.

  • B.

    cooperativos, esportivos e competitivos.

  • C.

    lúdicos, esportivos e competitivos.

  • D.

    competitivos, cooperativos e recreativos.

Os jogos assumem signo e significado distintos dependendo da época e do lugar, criando assim cada um o seu significado social, a fim de preservar uma identidade cultural. Dessa forma, o jogo assume

  • A.

    a função de aculturação na escola.

  • B.

    uma identidade cultural capitalis.

  • C.

    a competição como princípio da atividade física.

  • D.

    a imagem e o sentido que cada sociedade lhe atribui.

Muitas das atividades diárias realizadas pela humanidade como a caça e a pesca estão relacionadas às atividades físicas. Na sociedade contemporânea, ocorre a diminuição do esforço físico e o aumento do sedentarismo, fazendo com que a atividade física tenha, cada vez mais, uma relação estreita com a saúde. Essas atividades podem estar sendo estimuladas nas aulas de Educação Física, dando oportunidade para todos. Sendo assim, são efeitos benéficos da atividade física:

  • A.

    diminuição da atividade física, diminuição da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.

  • B.

    diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular, aumento da frequência cardíaca em repouso, diminuição no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.

  • C.

    diminuição no estilo de vida, incremento da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.

  • D.

    diminuição da gordura corporal, incremento da força muscular, diminuição da frequência cardíaca em repouso, aumento no volume sistólico, melhora do autoconceito e da autoestima.

Segundo os PCNEM, as aulas de Educação Física devem proporcionar o desenvolvimento em todos os alunos. Dessa forma, é objetivo dessa disciplina aproximar o aluno do Ensino Médio

  • A.

    às práticas esportivas, de forma competitiva, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.

  • B.

    às práticas competitivas, educativas e contributivas para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.

  • C.

    novamente à Educação Física, de forma lúdica, educativa e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.

  • D.

    novamente aos jogos esportivos, de forma competitiva e contributiva para o processo de aprofundamento dos conhecimentos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...