Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O jogo lúdico favorece o despertar de uma identidade cultural nos diferentes momentos históricos, bem como a criatividade numa dimensão mágica. Portanto, o jogo lúdico situa-se na esfera do

  • A.

    conceitual.

  • B.

    concreto.

  • C.

    simbólico.

  • D.

    possível.

A realização de qualquer vivência de lazer deve proporcionar aos seus praticantes alegria, beleza, satisfação e encantamento pela vida. No entanto, é necessário que as pessoas conheçam os conteúdos que satisfaçam seus interesses e que sejam estimuladas a participarem e a receberem um mínimo de orientação que lhes permitam fazer a opção. Por esse motivo, é importante a distinção das áreas abrangidas pelos conteúdos do lazer. Marque a opção que lista corretamente esses conteúdos de lazer.

  • A.

    artísticos, intelectuais, manuais, turísticos, sociais e físicos.

  • B.

    esportivos, recreativos, artísticos, educativos e imaginários.

  • C.

    educativos, escolares, recreativos, metodológicos e humanísticos.

  • D.

    passeios, viagens, bailes, bares e cafés.

As experiências de lazer que são pautadas na liberdade, na motivação e na satisfação são advindas de ocasiões sociais inseridas no tempo disponível das pessoas e vivenciadas nos equipamentos específicos de lazer como

  • A.

    escolas, fábricas e shoppings centers.

  • B.

    parques de diversão, quadras esportivas e praças.

  • C.

    empresas, escolas e quadras esportivas.

  • D.

    praças, parques aquáticos e fábricas.

O ato de ensinar no processo ensino aprendizagem nas aulas de Educação Física é compreendido na relação pedagógica como uma relação intencional, planejada e responsável. Esse é um processo interativo entre

  • A.

    docente, supervisão e disciplina.

  • B.

    coordenação e supervisão escolar.

  • C.

    disciplina e metodologia.

  • D.

    discente, docente e objeto de conhecimento.

O Espectro de Estilos de Ensino é baseado na tomada de decisões que se relaciona com o planejamento, orientação e controle da aprendizagem. Esse Espectro constitui um continuum que vai de um estilo de ensino

  • A.

    por tarefas, por estímulo-resposta, baseado na programação individualizada, na descoberta orientada, baseado na solução de problemas até o estilo de ensino por avaliação recíproca.

  • B.

    por comandos, por tarefas, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.

  • C.

    por comandos, por tarefas, por exercício físico, baseado na solução de problemas e na programação individualizada até o estilo de ensino por descoberta orientada.

  • D.

    diagnóstico, por comandos, por avaliação recíproca, baseado na programação individualizada, por descoberta orientada até o estilo de ensino baseado na solução de problemas.

Analisando a relação pedagógica, na Escola, entre esporte e educação, ressalta-se a possibilidade de desenvolvimento do esporte e para o esporte. Na capacidade de ação por meio do esporte, destacamse as possibilidades de

  • A.

    atividade motora, saúde, dimensão social, compreensão da realidade e experiência da corporalidade.

  • B.

    superar a pobreza, significado crescente, dimensão social, repressão do movimento e corporalidade.

  • C.

    instalações de aparelhos, competição, dimensão subjetiva, representação do movimento e ambiente natural.

  • D.

    companhia do outro, corporalidade, competição, supera a pobreza, vivências e movimentos na sociedade.

O esporte tratado na Escola como tema da cultura corporal é evidenciado com sentido e significado de valores regulamentados no contexto sócio histórico. Nesse sentido, o esporte é tratado pedagogicamente de forma

  • A.

    acadêmica.

  • B.

    metodológica.

  • C.

    crítico-superadora.

  • D.

    superadora de problemas.

O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve

enaltecer o talento esportivo de alguns alunos ao mesmo tempo em que desenvolve estratégias de obrigatoriedade da inclusão de todos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve

utilizar-se de uma pedagogia que privilegie o método crítico e reflexivo e tratar a competição como um retrato momentâneo da capacidade individual e/ou coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve

basear-se, na preparação das aulas, em características e elementos próprios dos mencionados esportes, que são, entre outras, a bola, as metas e as regras.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...