Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Betti (2003), que como um fenômeno importante na cultura entre os jovens, ela ganha uma forte influência no campo pedagógico, tornando-se uma grande problemática para Educação, em especial para a Educação Física. Sendo de grande importância no mundo atual, torna-se evidente sua influência no âmbito da cultura corporal de movimento, sugerindo diversas práticas corporais, reproduzindo-as, mas também as transformando e constituindo novos modelos de consumo O que tem sido esta problemática no campo da Educação Física ultimamente?

  • A.

    As necessidades e tendências da atualidade.

  • B.

    A compreensão da realidade social.

  • C.

    O distanciamento progressivo da mediação esportiva.

  • D.

    A mídia.

Dentre os vários meios de desenvolver a Educação Física tem-se o esporte e ao contrário do que muitos pensam, a Educação Física escolar não deve ser totalmente dissociada do esporte, já que um de seus objetivos consiste em promover a socialização e interação entre seus alunos BARROS NETO (1997). Qual é o grande questionamento que se faz a respeito do esporte na escola, sabendo que o aluno trabalha a obtenção de resultados?

  • A.

    Leva a criança a uma possível limitação da Educação Física mecanizada.

  • B.

    É que o esporte transfere para o aluno uma carga de responsabilidade muito grande, afetando-o psicológicamente de forma negativa.

  • C.

    É que o esporte leva o aluno a uma profissionalização com espírito de guerra.

  • D.

    É que o esporte não contribui para a Educação Física como uma dinâmica escolar.

Atribui-se à Educação Física um papel de ensino de movimentos respeitando as individualidades da criança, o estímulo à liberdade e à criatividade individual. Neste contexto o professor assume um “personagem” o qual deve aplicar as atividades físicas dando-lhes liberdade para movimentar-se espontaneamente e da forma que desejar (FREIRE, 1991). De acordo com o autor, como o professor faria isso?

  • A.

    Promovendo relações pessoais de auto-estima, associando a ginástica ao esporte.

  • B.

    Com exercícios de fácil execução, com graduação para cada idade e tendo em conta a evolução física e psíquica do aluno.

  • C.

    Os alunos devem ser provocados e exercitados a entenderem que podem vencer com treinamento.

  • D.

    Transformando o lazer em competição.

O trabalho da Educação Física é muito importante na medida em que possibilita aos alunos uma ampliação da visão sobre a cultura corporal de movimento, e, assim, viabiliza a autonomia para o desenvolvimento de uma prática pessoal e a capacidade para interferir na comunidade, seja na manutenção ou na construção de espaços de participação em atividades culturais, como jogos, esportes, lutas, ginásticas e danças, com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções. Trabalhar esses elementos da cultura e construí-los coletivamente é uma proposta de participação constante eresponsável na sociedade. Em quais séries este trabalho deve ser aplicado aos alunos?

  • A.

    Em todas as séries do ensino médio.

  • B.

    Nas séries finais do ensino fundamental.

  • C.

    Nas séries iniciais do ensino fundamental.

  • D.

    Na educação infantil.

As aulas de Educação Física é o espaço ideal para se trabalharem os jogos cooperativos e claro que não exclusivamente, pois, a idéia é que todo o universo escolar trabalhe aspectos cooperativos. Atualmente as aulas de Educação Física não utilizam como prioridade esse aspecto cooperativo. Muitas escolas promovem eventos competitivos entre suas próprias turmas, onde até mesmo durante as aulas, não só de Educação Física, utilizam metodologias em que deixando de lado os princípios utilizados pelos jogos cooperativos que podem ser atribuídos de diferentes formas dentro da escola (SOLLER, 2003). Qual é o risco de deixarem de lado os jogos cooperativos e promoverem eventos competitivos?

  • A.

    O aluno acaba se colocando superior ao outro.

  • B.

    A competição em nossos dias assume um papel cooperativista.

  • C.

    A cooperação contribui para uma visão excludente.

  • D.

    O aluno acaba se limitando profissionalmente.

Para Canfield (1996,NULL) “A educação física é importante, pois valoriza a cultura corporal cotidianamente apreendida, e mostra ao aluno que é possível buscar a transformação e a superação desta sociedade em uma sociedade mais justa e digna para todos. As aulas devem ser espaços que oportunizem o desenvolvimento da criatividade e criticidade, para que a criança venha ser autônoma e sujeito das suas próprias ações. Podemos notar com essa citação como a educação física é importante e como trabalha vários pontos da personalidade. Por isso as aulas de educação física devem ser prazerosas. Para que isso aconteça, o que precisamos para que os nossos objetivos sejam amplos e voltados ao grande grupo e ter uma inter-relação sadia?

  • A.

    Que as aulas de educação física só tenham craques de futebol.

  • B.

    Trabalhar o conhecimento voltado para a competência nos esportes.

  • C.

    Que não precisamos ter a vitória e nem a derrota como cerne nas atividades.

  • D.

    Que tenhamos dentro das aulas de educação física os modelos competitivista e desenvolvimentista.

A educação física escolar até uns 10 anos atrás tinha como seu principal enfoque de avaliação o desenvolvimento motor e melhora da performance, o que era mensurado por meio de métodos de avaliações quantitativas. Já nos dias de hoje, a educação física escolar objetiva englobar, além do desenvolvimento motor, também o desenvolvimento social, afetivo e psicomotor. Qual é o novo instrumento de avaliação utilizado hoje no ensino-aprendizagem?

  • A.

    Aprovação ou reprovação.

  • B.

    A quantitativa.

  • C.

    A qualitativa.

  • D.

    A avaliação afetiva.

O que é que retrata a experiência social da humanidade que está relacionada a conhecimentos e modos de ação que englobam entre outros: "conceitos, idéias, fatos, processos, princípios, leis científicas, regras, habilidades cognitivas, modos de atividade, métodos de compreensão e aplicação, hábitos de estudos, de trabalho, de lazer e de convivência social, valores, convicções e atitudes." Como podemos observar os conhecimentos curriculares não se restringem a apenas fatos e conceitos, mas a uma série de formas e saberes culturais essenciais para que se produza o desenvolvimento e socialização dos educandos (LIBÂNEO, 1994).

  • A.

    Os conhecimentos.

  • B.

    Os currículos.

  • C.

    Os conceitos.

  • D.

    Os conteúdos.

No caso de quem os exercícios físicos podem ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras. Sabendo que a sua prática regular aumenta os benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, ele auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações.

  • A.

    Nos jovens.

  • B.

    Nos adolescentes.

  • C.

    Nas crianças.

  • D.

    N D A.

Sabendo que as principais características da adolescência inicial são: controle turbulento de muitos órgãos e sistemas; perturbações no equilíbrio bioquímico; ganhos consideráveis em força e controle motor; libertar-se dos adultos em todas as áreas de comportamento; aceitar o eu como pessoa digna de amor; aprender seu lugar nas relações heterossexuais; comporta-se segundo o código do seu grupo social, que sofre freqüentes alterações; reorganizar as idéias e sentimentos sobre o eu, em face de significativas transformações físicas e suas conseqüências; aceitar a realidade do seu aspecto físico; usar a linguagem para expressar e esclarecer conceitos mais complexos (NETTO, 1976). Para o autor qual seria a faixa de idade desta adolescência inicial?

  • A.

    Dos 12 aos 17 anos.

  • B.

    Dos 13 aos 17 anos.

  • C.

    Dos 12 aos 16 anos.

  • D.

    Dos 11 aos 15 anos.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...