Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando que as variáveis da condição física podem ser desenvolvidas durante as aulas de Educação Física, assinale a alternativa que descreve uma atividade adequada para o desenvolvimento da agilidade.

  • A.

    Correr por 12 minutos, sem parar, em torno da quadra.

  • B.

    Realizar flexões de braços em apoio de frente, sem flexão dos joelhos.

  • C.

    Correr em zigue-zague entre cones enfileirados, encostando, alternadamente, as mãos esquerda e direita no solo, flexionando uma das pernas e mantendo a outra estendida.

  • D.

    Atravessar, caminhando, uma trave de equilíbrio e, ao final dela, realizar o exercício denominado Avião.

  • E.

    Dentro de um quadrado de 1 m de lado, desenhado no chão, realizar dez movimentos de manchete.

  • A.

    1-A; 2-D; 3-C; 4-B.

  • B.

    1-B; 2-D; 3-A; 4-C.

  • C.

    1-B; 2-D; 3-C; 4-A.

  • D.

    1-C; 2-B; 3-D; 4-A.

  • E.

    1-D; 2-A; 3-B; 4-C.

Sousa e Altmann (1999), no texto Meninos e Meninas: expectativas corporais e implicações na Educação Física escolar, destacam a importância da intervenção docente visando evitar a exclusão do grupo feminino da prática esportiva e dos jogos. É comum que os professores optem por adaptar as regras, no entanto, mesmo com essas adaptações ocorrem exclusões que são decorrentes

  • A.

    da ausência de interesse do grupo masculino em participar das atividades adaptadas.

  • B.

    da ausência de interesse do próprio grupo feminino em praticar uma modalidade esportiva com regras adaptadas.

  • C.

    do preconceito das meninas em jogar com os meninos por pensarem que certas modalidades esportivas devem ser exclusivas deles.

  • D.

    do preconceito do grupo masculino em jogar com o grupo feminino, pois as adaptações das regras impedem as suas possibilidades de sucesso na atividade.

  • E.

    da quebra da dinâmica de jogo, sendo as meninas consideradas culpadas por isso.

Atualmente os adolescentes são atingidos por um bombardeio de ideias e informações sobre as práticas corporais e sobre padrões de saúde e beleza que nem sempre coincidem com o que eles pensam e sentem sobre atividades que gostam de praticar. Diante desse possível conflito entre a cultura dos alunos e as influências dos meios de comunicação sobre os conteúdos das aulas de Educação Física, leia as seguintes frases e assinale a alternativa que expressa a posição da Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008).

I. Partir do variado repertório de conhecimentos que os alunos já possuem sobre diferentes manifestações corporais e de movimento e buscar ampliá-los, aprofundá-los e qualificá-los criticamente.

II. Não ensinar os conteúdos esportivos tradicionalmente ligados à Educação Física.

III. Levar o aluno, ao longo de sua escolarização e após, a melhores oportunidades de participação e usufruto no jogo, esporte, ginástica, luta e atividades rítmicas, assim como a possibilidades concretas de intervenção e transformação da cultura de movimento.

IV. A Educação Física escolar deve trabalhar com grandes eixos de conteúdos, resumidos e expressos no jogo, no esporte, na ginástica, na luta e na atividade rítmica.

Estão corretas, apenas, as frases

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    I, III e IV.

Considerando que uma pequena parcela da população pratica esportes ou exercícios físicos de forma regular e sistemática, bem como a resistência de adolescentes e jovens a participarem das aulas de Educação Física, a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008) estabelece algumas orientações.

Leia as frases a seguir e assinale a alternativa que expressa itens que o professor deve respeitar ao elaborar seu plano de ensino.

I. A finalidade da Educação Física.

II. A compreensão dos fenômenos presentes nas culturas juvenis.

III. Associar a cultura viva e a escola.

IV. Priorizar o esporte como conteúdo.

V. Ampliar e qualificar as possibilidades de atuação da Educação Física.

Estão corretas, apenas, as frases

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I, II, III e IV.

  • D.

    I, II, III e V.

  • E.

    II, III, IV e V.

O enfoque cultural ganhou relevância na Educação Física por levar em conta as diferenças manifestadas pelos alunos em variados contextos e por pregar a pluralidade de ações. A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física (2008) propõe que a Educação Física escolar deva tratar pedagogicamente de conteúdos culturais

  • A.

    relacionados ao movimentar-se humano, porque o ser humano, ao longo de sua evolução, foi construindo certos conhecimentos ligados ao uso do corpo e aos seus movimentos.

  • B.

    analisados como expressão biológica, como ação mecânica, portanto, muito semelhante em qualquer lugar, em qualquer época e para qualquer sujeito.

  • C.

    considerando que corpos biologicamente semelhantes demandam intervenções também semelhantes ou padronizadas.

  • D.

    desconsiderando os processos de significação de determinadas ações corporais tidas como excessivamente populares.

  • E.

    referendadas por análises fisiológicas e biomecânicas.

  • A.

    I-A; II-C; III-B.

  • B.

    I-A; II-B; III-C.

  • C.

    I-B; II-C; III-A.

  • D.

    I-C; II-A; III-B.

  • E.

    I-C; II-B; III-A.

A Educação Física no Ensino Médio, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo (2008), não deve objetivar que os jovens pratiquem esporte com mais habilidade ou tornem-se atletas ou exímios executores de movimentos de ginástica porque

  • A.

    o nível de habilidade em uma modalidade esportiva pode melhorar ao longo dos anos como consequência da prática dentro e fora da escola.

  • B.

    é essencial que o aluno aprenda a contemplar o espetáculo esportivo.

  • C.

    porque a Educação Física escolar na atualidade não deve trabalhar com competições, portanto, essa técnica é desnecessária.

  • D.

    o aluno precisa somente adquirir conhecimentos sobre como se movimentar e não há necessidade de proporcionar experiências práticas.

  • E.

    o foco das atividades é o contexto de vida da população escolarizada que, normalmente, não inclui esporte e ginástica.

Para os alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a disciplina de Educação Física pode contextualizar e fundamentar os eixos de conteúdos nas dimensões biológicas e sócio-históricas, no sentido de possibilitar a sistematização e aprofundamento dos conhecimentos propiciados pela Educação Física como área de estudo. Essa afirmação é correta porque

  • A.

    nas séries anteriores já se trabalhou a psicomotricidade.

  • B.

    o aluno dessas séries encontram-se na fase operatório concreta, isto é, já conseguem pensar concretamente.

  • C.

    os alunos apresentam um amadurecimento das capacidades de abstração e reflexão, o que permite avançar no processo de ensino e aprendizagem.

  • D.

    os alunos que estão neste nível de escolarização encontram-se na fase da simbologia, conseguindo expressar melhor suas ideias.

  • E.

    os adolescentes devem explorar os jogos funcionais que partem dos movimentos complexos e estudar suas dimensões filosóficas.

De acordo com as orientações do documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo – ciclos I e II (2007), o professor de Educação Física deve elaborar um roteiro de planejamento para as aulas .

Leia as frases a seguir que expressam as orientações para a elaboração desse roteiro.

I. Incluir exemplificação das atividades e avaliação do processo.

II. Determinar um tema, subtema, conceito e enfoque do conceito.

III. Problematizar e descrever as atividades.

IV. Selecionar o material, organizar o espaço e os alunos.

Estão corretos, apenas, os itens

  • A.

    I e II.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...