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A educação física no dia a dia se vê diante de dois conceitos: atividade física e exercício físico que podem ser definidos, respectivamente, como
ações que não envolvem o intelecto e despertam o interesse por trabalhos no campo das ciências exatas; atividades de ginástica, especialmente aquelas orientadas por um personal trainer.
execução voluntária de movimentos corporais que redundem em gasto energético acima do nível basal; realização de uma série planejada de movimentos corporais com o intuito de melhorar o rendimento físico.
movimentos involuntários tais como reflexos e instintos corporais; atividades físicas desde que individuais.
ativações neuromusculares dos membros superiores e inferiores; ações que não envolvem o intelecto.
execução expontânea com o intuito de melhorar o rendimento físico e a performance motora; execução voluntária de movimentos corporais que redundem em gasto energético acima do nível basal.
A educação física é uma profissão que repercute em vários setores da sociedade pelo fato de estabelecer relações estreitas com a saúde, a educação e o lazer. Essas relações se estabelecem, principalmente, porque a educação física na saúde
age no diagnóstico de doenças crônico-degenerativas, na educação atua na seleção, montagem e treinamento das equipes esportivas escolares, e no lazer por organizar e implementar corridas de rua.
age na cura de doenças crônico-degenerativas, na educação atua de forma preponderante ao controlar e disciplinar o corpo das crianças, e no lazer por sua capacidade de organizar acampamentos esportivos.
atua no tratamento de lesões de origem esportiva e laboral, na educação atua na organização de competições esportivas escolares e no lazer por atuar na administração de espaços de prática de atividade física.
auxilia o médico na rotina ambulatorial com pacientes de diferentes idades, na educação atua na organização e implementação das festividades cívicas nacionais na escola, e no lazer por atuar e implementar a organização de festas populares.
age no cuidado da pessoa no âmbito da atenção primária, na educação participa efetivamente da escolarização formal como um dos componentes curriculares, no lazer por seu papel na atribuição de sentidos a práticas corporais na reflexão sobre o tempo livre.
Em uma aula de ginástica, o participante ao efetuar um rolamento para frente de maneira inadequada queixa-se de forte dor no pescoço e relata sensação de formigamento nos membros superiores. Nessa situação, o Educador Físico deve, de imediato,
solicitar a execução de uma série de exercícios de alongamento, para aumentar a irrigação sanguínea e evitar a falta de oxigenação na cabeça, de modo que o participante não venha a desmaiar durante a atividade.
motivar o participante a fazer um novo rolamento tomando cuidado com os detalhes da sequência didática, alertando-o de que o movimento realizado de forma correta não acarreta dor nem mal estar.
acomodar o participante em uma cadeira para que possa acompanhar a aula e aconselhá-lo a, posteriormente, procurar um ortopedista, caso o formigamento permaneça.
chamar o serviço de resgate/ambulância ao local da aula e cuidar para que o participante fique calmo e deitado numa posição confortável evitando movimentos bruscos que envolvam a cabeça, o tronco, o quadril e membros superiores.
fazer uma massagem relaxante na região do pescoço e tronco do participante, passar alguns alongamentos específicos localizados para a região muscular atingida e liberá-lo para retornar à atividade com o grupo.
A ingestão de líquidos antes e durante o exercício minimiza os efeitos deletérios da desidratação sobre a dinâmica cardiovascular, a regulação da temperatura e o desempenho nos exercícios (McArdle, Katch e Katch, 2008). Durante a prática de atividades físicas moderadas, recomenda-se ingerir líquido
só quando finalizar toda a sessão de exercício.
somente ao término de cada repetição.
de forma moderada ao longo da prática estimando a perda de líquido pelo suor.
o máximo que conseguir ao final do exercício, repondo o dobro eliminado com suor.
somente antes do exercício, em quantidade estimada a 10% do peso corporal.
O profissional de Educação Física quando do oferecimento de um programa individualizado ou coletivo de exercícios físicos, deve exigir previamente de cada participante informações médicas sobre fatores de risco (histórico familiar, consumo de cigarros etc.),
obesidade, sedentarismo; doenças (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.), condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas e etc.) e nível de motivação.
doenças (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.), condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas e etc.) e o nível atual de condicionamento físico em relação ao de atletas.
doenças (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.), condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas e etc.) e expectativas com relação aos efeitos do programa.
doenças crônico-degenerativas (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.), condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas e etc.).
obesidade, sedentarismo; doenças (cardiorrespiratórias, metabólicas e etc.) e condições que podem ser afetadas negativamente por determinadas formas de exercício (como gravidez, lesões ortopédicas), condição social e escolarização.
O Educador Físico deve considerar na construção do exercício de força que ele envolve as seguintes contrações musculares:
dinâmica, excêntrica e balística.
dinâmica, concêntrica e excêntrica.
balística, concêntrica e isométrica.
concêntrica, isométrica e balística.
concêntrica, excêntrica e isométrica.
A magnitude do efeito de um treino de força muscular realizado de uma maneira adequada é influenciada, de forma determinante, por dois fatores. São eles:
motivação intrínseca e suporte técnico.
predisposição genética e condição atual de treinamento.
motivação intrínseca e nível de habilidade motora.
nível de habilidade motora e condição atual de treinamento.
nível de habilidade motora e predisposição genética.
Para aumentar a força muscular de um cliente adulto, já fisicamente bem condicionado, é preciso sistematizar a progressão da carga a ser aplicada. Para isso, o profissional de Educação Física deve manipular a intensidade do exercício, o número de repetições
em uma dada intensidade, a velocidade/ritmo da repetição, o intervalo de descanso e o volume do treinamento.
independentemente da intensidade, a velocidade/ritmo da repetição do exercício, o intervalo de descanso e o volume do treinamento.
em uma dada intensidade, a velocidade/ritmo da repetição, o intervalo de descanso e a alimentação.
em uma dada intensidade, o intervalo de descanso, o volume do treinamento e a alimentação.
independentemente da intensidade, a velocidade/ritmo da repetição, o volume do treinamento e a alimentação.
O estabelecimento de metas é uma estratégia muito eficaz para garantir, ou mesmo melhorar, o engajamento das pessoas em um programa de atividades físicas. Para essa estratégia ser bem sucedida o profissional de Educação Física deve, junto com o participante, estabelecer metas mensuráveis,
genéricas, fáceis e delimitadas a curto e médio prazos.
específicas, difíceis e delimitadas a longo prazo.
genéricas, realísticas e delimitadas a curto e médio prazos.
específicas, realísticas e delimitadas a curto e médio prazos.
específicas, fáceis e delimitadas a longo prazo.
O condicionamento cardiorrespiratório reflete a capacidade cardíaca de bombear sangue rico em oxigênio para os músculos (HOWLEY e FRANKS, 2007). No contexto de um programa de atividade física, a avaliação desse tipo de condicionamento é recomendada para
determinar as respostas fisiológicas de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e estimar a força muscular localizada.
determinar as respostas fisiológicas durante o trabalho máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, preparar o aluno para as atividades do programa e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.
estimar a motivação do participante em situações de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.
estimar a motivação do participante em situações de trabalho máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, preparar o aluno para as atividades do programa e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.
determinar as respostas fisiológicas de repouso e durante o trabalho submáximo ou máximo, fornecer uma base para a programação de exercícios, avaliar o risco de doenças cardíacas e determinar a capacidade individual de realizar uma atividade específica.
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