Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Tomando por base o documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo ciclos I e II (2007), para obter sucesso no jogo denominado Futepano, os alunos deverão
adaptá-lo para que o grupo feminino tenha condições de participar.
montar as equipes por sexo, tendo em vista que o grupo feminino não gosta de jogar com o grupo masculino.
possibilitar uma melhor participação dos alunos mais habilidosos da turma.
montar duas equipes: uma dos mais habilidosos e outra dos menos habilidosos, pois assim o jogo fluirá melhor.
criar estratégias de jogo objetivando a vitória, o que envolve a agilidade, sendo ela uma qualidade decisiva para o resultado.
Educação Física - Geral - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
O documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo ciclos I e II (2007) propõe trabalhar com o tema ginástica, em forma de circuito, realizando diversas aferições da frequência cardíaca. Esse tipo de atividade é relevante aos alunos porque permite
aprender a respeito dos métodos ginásticos e suas contribuições para o lazer.
estabelecer um gráfico e interpretá-lo, relacionando o esforço realizado durante as tarefas com os dados dos batimentos do coração.
compreender os efeitos da calistenia para melhoria da saúde e qualidade de vida.
conhecer o método de ginástica sueca e suas contribuições para o desenvolvimento integral do indivíduo.
adquirir conhecimentos a respeito da importância de realizar exercícios isométricos para a melhoria da resistência aeróbica.
A Educação Física convencional recebe forte influência da Pedagogia Tradicional. Por esta razão, quando trabalha o corpo, faz isso de maneira fragmentada e não o percebe além de seus limites:
culturais.
expressivos.
psicomotores.
sociais.
biológicos
O fato de se assumir uma Educação Física preocupada com o ser total pode significar a passagem da alienação para a libertação. A Educação Física será subdesenvolvida enquanto estiver eminente ou exclusivamente voltada para a valorização do:
físico.
jogo.
lúdico.
lazer
fair-play.
O esporte nacional é um aparelho que tem sido utilizado para consolidação do consenso liberal. De tempo em tempo, surgem propostas que influenciam a Educação Física escolar, nas quais encontramos princípios que fecundam o pensamento burguês, tais como:
o divertimento, a solidariedade e a ludicidade.
a cooperação, a competição e a recreação.
a interação social, a inclusão social e a democratização do esporte.
a mercantilização, o assistencialismo e o preconceito de classe.
o lazer, a expressão corporal e o culto ao corpo.
Em contraposição aos padrões de movimento e/ou ao imobilismo corporal, a abordagem construtivista interacionista chama a atenção para a importância do brinquedo no desenvolvimento humano. Para entender essa abordagem, é necessár io compreender os aspectos referentes aos trabalhos de:
GoTani e Paulo Freire.
Vygotsky e Jean Piaget.
Pollock eWallon.
Kunz e Lino Castellani.
Libâneo e Valter Bracht.
A abordagem da Educação Física escolar que tem por objetivo favorecer a autonomia no gerenciamento da aptidão física e que utiliza testes de aptidão física como instrumentos de avaliação no meio escolar é, a denominada:
revolucionária.
popular
saúde renovada.
reformista.
biomecânica do esporte.
A autonomia é enormemente facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal e compreendem o seu papel na sociedade. Um dos conteúdos da dimensão sociocultural que o professor de Educação Física deve esclarecer aos seus alunos é o relacionado com a:
utilização dos exercícios contra resistência para a melhoria da saúde e da estética.
relação dos diferentes sistemas de produção de energia na ressíntese doATP.
necessidade do trabalho de força muscular para a melhoria da qualidade de vida do idoso.
história e contexto das diferentes modalidades esportivas.
influência do ácido láctico na performance esportiva.
As vivências corporais devem se apropriar da diversidade cultural, ética, física e de gênero como elemento enriquecedor das relações escolares e da vida social que se quer democrática. O direito à Educação, como requisito básico para a cidadania democrática, traduz-se na defesa incondicional da escola para todos. Desta forma, a Educação Física irá contribuir para a:
valorização dos talentos que surgem no ambiente escolaremfunção de seus esforços individuais.
adestração das massas populares para o exercício da tolerância diante das desigualdades naturais entre os seres humanos.
supervalorização da técnica, vista em si, como fundamento para o exercício de nossas atividades sociais.
formação do cidadão comportado e educado para acatar a ordem estabelecida pelas classes dominantes.
superação do discurso e das práticas hegemônicas historicamente construídas e ainda presentes no ambiente escolar.
Atualmente, é possível identificar várias formas de organização do pensamento pedagógico da Educação Física, com número razoável de interlocutores e publicações. É importante o professor analisar as principais características das tendências que permeiam o contexto nacional da Educação Física escolar para que possa compreender os:
pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade de ensino.
aspectos fisiológicos relacionados com sucesso no alto rendimento.
métodos de detecção e desenvolvimento de futuros ídolos do esporte.
currículos escolares que utilizam o exercício para o desenvolvimento físico e moral.
modelos de educação vinculados à formação de indivíduos perfeitos fisicamente.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...