Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tomando por base o documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo – ciclos I e II (2007), para obter sucesso no jogo denominado Futepano, os alunos deverão

  • A.

    adaptá-lo para que o grupo feminino tenha condições de participar.

  • B.

    montar as equipes por sexo, tendo em vista que o grupo feminino não gosta de jogar com o grupo masculino.

  • C.

    possibilitar uma melhor participação dos alunos mais habilidosos da turma.

  • D.

    montar duas equipes: uma dos mais habilidosos e outra dos menos habilidosos, pois assim o jogo fluirá melhor.

  • E.

    criar estratégias de jogo objetivando a vitória, o que envolve a agilidade, sendo ela uma qualidade decisiva para o resultado.

O documento Escola de tempo integral: oficinas curriculares de atividades esportivas e motoras; esporte, ginástica, jogo – ciclos I e II (2007) propõe trabalhar com o tema ginástica, em forma de circuito, realizando diversas aferições da frequência cardíaca. Esse tipo de atividade é relevante aos alunos porque permite

  • A.

    aprender a respeito dos métodos ginásticos e suas contribuições para o lazer.

  • B.

    estabelecer um gráfico e interpretá-lo, relacionando o esforço realizado durante as tarefas com os dados dos batimentos do coração.

  • C.

    compreender os efeitos da calistenia para melhoria da saúde e qualidade de vida.

  • D.

    conhecer o método de ginástica sueca e suas contribuições para o desenvolvimento integral do indivíduo.

  • E.

    adquirir conhecimentos a respeito da importância de realizar exercícios isométricos para a melhoria da resistência aeróbica.

A Educação Física convencional recebe forte influência da Pedagogia Tradicional. Por esta razão, quando trabalha o corpo, faz isso de maneira fragmentada e não o percebe além de seus limites:

  • A.

    culturais.

  • B.

    expressivos.

  • C.

    psicomotores.

  • D.

    sociais.

  • E.

    biológicos

O fato de se assumir uma Educação Física preocupada com o ser total pode significar a passagem da alienação para a libertação. A Educação Física será subdesenvolvida enquanto estiver eminente ou exclusivamente voltada para a valorização do:

  • A.

    físico.

  • B.

    jogo.

  • C.

    lúdico.

  • D.

    lazer

  • E.

    fair-play.

O esporte nacional é um aparelho que tem sido utilizado para consolidação do consenso liberal. De tempo em tempo, surgem propostas que influenciam a Educação Física escolar, nas quais encontramos princípios que fecundam o pensamento burguês, tais como:

  • A.

    o divertimento, a solidariedade e a ludicidade.

  • B.

    a cooperação, a competição e a recreação.

  • C.

    a interação social, a inclusão social e a democratização do esporte.

  • D.

    a mercantilização, o assistencialismo e o preconceito de classe.

  • E.

    o lazer, a expressão corporal e o culto ao corpo.

Em contraposição aos padrões de movimento e/ou ao imobilismo corporal, a abordagem construtivista interacionista chama a atenção para a importância do brinquedo no desenvolvimento humano. Para entender essa abordagem, é necessár io compreender os aspectos referentes aos trabalhos de:

  • A.

    GoTani e Paulo Freire.

  • B.

    Vygotsky e Jean Piaget.

  • C.

    Pollock eWallon.

  • D.

    Kunz e Lino Castellani.

  • E.

    Libâneo e Valter Bracht.

A abordagem da Educação Física escolar que tem por objetivo favorecer a autonomia no gerenciamento da aptidão física e que utiliza testes de aptidão física como instrumentos de avaliação no meio escolar é, a denominada:

  • A.

    revolucionária.

  • B.

    popular

  • C.

    saúde renovada.

  • D.

    reformista.

  • E.

    biomecânica do esporte.

A autonomia é enormemente facilitada se os alunos vivenciam as diferentes práticas da cultura corporal e compreendem o seu papel na sociedade. Um dos conteúdos da dimensão sociocultural que o professor de Educação Física deve esclarecer aos seus alunos é o relacionado com a:

  • A.

    utilização dos exercícios contra resistência para a melhoria da saúde e da estética.

  • B.

    relação dos diferentes sistemas de produção de energia na ressíntese doATP.

  • C.

    necessidade do trabalho de força muscular para a melhoria da qualidade de vida do idoso.

  • D.

    história e contexto das diferentes modalidades esportivas.

  • E.

    influência do ácido láctico na performance esportiva.

As vivências corporais devem se apropriar da diversidade cultural, ética, física e de gênero como elemento enriquecedor das relações escolares e da vida social que se quer democrática. O direito à Educação, como requisito básico para a cidadania democrática, traduz-se na defesa incondicional da escola para todos. Desta forma, a Educação Física irá contribuir para a:

  • A.

    valorização dos talentos que surgem no ambiente escolaremfunção de seus esforços individuais.

  • B.

    adestração das massas populares para o exercício da tolerância diante das desigualdades naturais entre os seres humanos.

  • C.

    supervalorização da técnica, vista em si, como fundamento para o exercício de nossas atividades sociais.

  • D.

    formação do cidadão comportado e educado para acatar a ordem estabelecida pelas classes dominantes.

  • E.

    superação do discurso e das práticas hegemônicas historicamente construídas e ainda presentes no ambiente escolar.

Atualmente, é possível identificar várias formas de organização do pensamento pedagógico da Educação Física, com número razoável de interlocutores e publicações. É importante o professor analisar as principais características das tendências que permeiam o contexto nacional da Educação Física escolar para que possa compreender os:

  • A.

    pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade de ensino.

  • B.

    aspectos fisiológicos relacionados com sucesso no alto rendimento.

  • C.

    métodos de detecção e desenvolvimento de futuros ídolos do esporte.

  • D.

    currículos escolares que utilizam o exercício para o desenvolvimento físico e moral.

  • E.

    modelos de educação vinculados à formação de indivíduos “perfeitos” fisicamente.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...