Questões de Educação Física do ano 2012

Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A fisiologia do exercício na criança é bastante complexa. Sua característica essencial é, certamente, a de reconhecer:

  • A.

    as práticas motoras como instrumentos de controle social.

  • B.

    as variáveis fisiológicas como fundamentais para a formação do cidadão crítico.

  • C.

    os processos de mudanças nas variáveis fisiológicas.

  • D.

    os movimentos corporais que promovem o desenvolvimento integral do indivíduo.

  • E.

    os aspectos fisiológicos que auxiliam na formação de uma sociedade mais justa e livre.

Ao comparar as características fisiológicas de um adolescente de doze anos com as que esse mesmo jovem possuía quando tinha apenas cinco anos, pode-se verificar que ele, atualmente, apresenta:

  • A.

    uma maior frequência cardíaca máxima.

  • B.

    ummaior consumo máximo de oxigênio.

  • C.

    ummenor potencial aeróbico.

  • D.

    uma diminuição na força muscular máxima.

  • E.

    uma redução na capacidade anaeróbica.

As diferenças entre dois indivíduos biologicamente maduros são explicadas por meio da:

  • A.

    filogenética

  • B.

    psicogenética

  • C.

    psicomotricidade

  • D.

    cinesiologia.

  • E.

    ontogenética.

Denomina-se bateria de testes o conjunto de dois ou mais testes aplicados ao mesmo sujeito. Uma bateria composta pelos testes de impulsão horizontal, sentar e alcançar e corrida de vai e vem, pretende avaliar, respectivamente:

  • A.

    a força explosiva, a flexibilidade e a agilidade.

  • B.

    a endurance muscular, a agilidade e a coordenação motora.

  • C.

    o ritmo, a percepção cinestésica e a velocidade.

  • D.

    o equilíbrio, a potência muscular e a resistência aeróbica.

  • E.

    a endurance cardiorrespiratória, a composição corporal e a força isométrica.

O concei to chave da Educação Fí s i ca Desenvolvimentista é a:

  • A.

    linguagem corporal.

  • B.

    disseminação do esporte.

  • C.

    cultura popular lúdica.

  • D.

    apropriação individual.

  • E.

    consciência competitiva.

Ao realizar uma atividade de futsal com seus alunos, limitada à realização de passes e chutes a gol, o professor de Educação Física dará ênfase, em sua prática docente, aos conteúdos da dimensão:

  • A.

    atitudinal.

  • B.

    funcional.

  • C.

    consensual.

  • D.

    global.

  • E.

    procedimental.

As formas de atividades sensoriais, que auxiliam o indivíduo a interpretar os estímulos e adaptar-se ao meio ambiente por meio da estruturação e do enriquecimento das experiências motoras, são denominadas:

  • A.

    vivências fisiológicas.

  • B.

    expressões consistentes.

  • C.

    aptidões perceptivas.

  • D.

    praxiologias alternativas.

  • E.

    consciências esportivas.

O termo educação física compreende vários entendimentos que denotam um amplo espectro de suas implicações para a sociedade. Assim, num sentido amplo a educação física pode ser entendida como

  • A.

    uma profissão que promove atividades físicas e esportivas para população de forma geral; um campo de investigação científica sobre atividades físicas; uma dimensão da educação, a física, ao lado de outras como a intelectual, a social e a moral; um componente curricular na escolarização nos níveis básico, médio e superior.

  • B.

    uma ocupação que auxilia profissionais na promoção de atividades físicas e esportivas; um curso de formação de árbitros de esportes individuais e coletivos; uma técnica corporal específica para academias; um esporte de cunho apenas educacional.

  • C.

    uma ação profissional restrita à escola de ensino fundamental; um curso de formação de árbitros de ginástica artística (olímpica); um campo de desenvolvimento de materiais esportivos; uma atividade extracurricular voltada para escolinhas de esporte escolar.

  • D.

    um conjunto de atividades físicas voltadas para o tempo livre; um programa de educação mental baseada no físico; a sistematização dos esportes coletivos e individuais; um componente do condicionamento físico para crianças e adultos; uma orientação para o trabalho manual.

  • E.

    uma profissão de nível secundário voltada para auxiliares de técnicas de massagem corporal; um conjunto de exercícios físicos e ginásticos; uma dimensão do lazer; um curso de especialização para coordenadores de clubes esportivos.

O Sistema CONFEF/CREFs desempenha papel essencial na constituição da ação profissional tendo poder, delegado pela União, para normatizar,

  • A.

    programar as atividades próprias de educação física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.

  • B.

    orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades de profissionais da saúde que, de uma forma geral, atuam na prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.

  • C.

    orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de educação física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.

  • D.

    orientar, organizar e avaliar o desenvolvimento e a implantação de programas de esporte educacional em nível federal, estadual e municipal, buscando sensibilizar os jovens para participarem de atividades de lazer e elevar o número de talentos esportivos para o esporte nacional.

  • E.

    orientar, desenvolver, disciplinar, implementar e fiscalizar o desenvolvimento de políticas públicas de estado relativas à atividade física e saúde buscando integrar esses profissionais em torno de perspectivas multidisciplinares no atendimento da saúde da família.

A fundamentação teórica da educação física, de forma ampla, estabeleceu-se principalmente a partir de

  • A.

    teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano que dão importância à educação do movimento e por meio dele, teorias de fisiologia geral e aplicada ao exercício que orientam a prescrição de atividades físicas e treinamento desportivo e as teorias sociais críticas que orientam a definição de significados e funções da prática de educação física.

  • B.

    teorias exclusivamente do treinamento esportivo que visam a especialização desportiva generalizada e teoria da administração com vistas à estruturação de serviços nas áreas da atividade física.

  • C.

    princípios mecânicos do movimento corporal no desenvolvimento de calçados esportivos, princípios psicológicos para desenvolvimento da autoestima e princípios da biologia molecular no que concerne ao funcionamento dos genes.

  • D.

    princípios de gestão econômica de instituição de serviços nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares.

  • E.

    teorias de antropologia física na identificação de estereótipos típicos na prática de atividade física e esportiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...