Lista completa de Questões de Educação Física do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A fisiologia do exercício na criança é bastante complexa. Sua característica essencial é, certamente, a de reconhecer:
as práticas motoras como instrumentos de controle social.
as variáveis fisiológicas como fundamentais para a formação do cidadão crítico.
os processos de mudanças nas variáveis fisiológicas.
os movimentos corporais que promovem o desenvolvimento integral do indivíduo.
os aspectos fisiológicos que auxiliam na formação de uma sociedade mais justa e livre.
Ao comparar as características fisiológicas de um adolescente de doze anos com as que esse mesmo jovem possuía quando tinha apenas cinco anos, pode-se verificar que ele, atualmente, apresenta:
uma maior frequência cardíaca máxima.
ummaior consumo máximo de oxigênio.
ummenor potencial aeróbico.
uma diminuição na força muscular máxima.
uma redução na capacidade anaeróbica.
As diferenças entre dois indivíduos biologicamente maduros são explicadas por meio da:
filogenética
psicogenética
psicomotricidade
cinesiologia.
ontogenética.
Denomina-se bateria de testes o conjunto de dois ou mais testes aplicados ao mesmo sujeito. Uma bateria composta pelos testes de impulsão horizontal, sentar e alcançar e corrida de vai e vem, pretende avaliar, respectivamente:
a força explosiva, a flexibilidade e a agilidade.
a endurance muscular, a agilidade e a coordenação motora.
o ritmo, a percepção cinestésica e a velocidade.
o equilíbrio, a potência muscular e a resistência aeróbica.
a endurance cardiorrespiratória, a composição corporal e a força isométrica.
O concei to chave da Educação Fí s i ca Desenvolvimentista é a:
linguagem corporal.
disseminação do esporte.
cultura popular lúdica.
apropriação individual.
consciência competitiva.
Ao realizar uma atividade de futsal com seus alunos, limitada à realização de passes e chutes a gol, o professor de Educação Física dará ênfase, em sua prática docente, aos conteúdos da dimensão:
atitudinal.
funcional.
consensual.
global.
procedimental.
As formas de atividades sensoriais, que auxiliam o indivíduo a interpretar os estímulos e adaptar-se ao meio ambiente por meio da estruturação e do enriquecimento das experiências motoras, são denominadas:
vivências fisiológicas.
expressões consistentes.
aptidões perceptivas.
praxiologias alternativas.
consciências esportivas.
O termo educação física compreende vários entendimentos que denotam um amplo espectro de suas implicações para a sociedade. Assim, num sentido amplo a educação física pode ser entendida como
uma profissão que promove atividades físicas e esportivas para população de forma geral; um campo de investigação científica sobre atividades físicas; uma dimensão da educação, a física, ao lado de outras como a intelectual, a social e a moral; um componente curricular na escolarização nos níveis básico, médio e superior.
uma ocupação que auxilia profissionais na promoção de atividades físicas e esportivas; um curso de formação de árbitros de esportes individuais e coletivos; uma técnica corporal específica para academias; um esporte de cunho apenas educacional.
uma ação profissional restrita à escola de ensino fundamental; um curso de formação de árbitros de ginástica artística (olímpica); um campo de desenvolvimento de materiais esportivos; uma atividade extracurricular voltada para escolinhas de esporte escolar.
um conjunto de atividades físicas voltadas para o tempo livre; um programa de educação mental baseada no físico; a sistematização dos esportes coletivos e individuais; um componente do condicionamento físico para crianças e adultos; uma orientação para o trabalho manual.
uma profissão de nível secundário voltada para auxiliares de técnicas de massagem corporal; um conjunto de exercícios físicos e ginásticos; uma dimensão do lazer; um curso de especialização para coordenadores de clubes esportivos.
O Sistema CONFEF/CREFs desempenha papel essencial na constituição da ação profissional tendo poder, delegado pela União, para normatizar,
programar as atividades próprias de educação física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades de profissionais da saúde que, de uma forma geral, atuam na prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de educação física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
orientar, organizar e avaliar o desenvolvimento e a implantação de programas de esporte educacional em nível federal, estadual e municipal, buscando sensibilizar os jovens para participarem de atividades de lazer e elevar o número de talentos esportivos para o esporte nacional.
orientar, desenvolver, disciplinar, implementar e fiscalizar o desenvolvimento de políticas públicas de estado relativas à atividade física e saúde buscando integrar esses profissionais em torno de perspectivas multidisciplinares no atendimento da saúde da família.
A fundamentação teórica da educação física, de forma ampla, estabeleceu-se principalmente a partir de
teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano que dão importância à educação do movimento e por meio dele, teorias de fisiologia geral e aplicada ao exercício que orientam a prescrição de atividades físicas e treinamento desportivo e as teorias sociais críticas que orientam a definição de significados e funções da prática de educação física.
teorias exclusivamente do treinamento esportivo que visam a especialização desportiva generalizada e teoria da administração com vistas à estruturação de serviços nas áreas da atividade física.
princípios mecânicos do movimento corporal no desenvolvimento de calçados esportivos, princípios psicológicos para desenvolvimento da autoestima e princípios da biologia molecular no que concerne ao funcionamento dos genes.
princípios de gestão econômica de instituição de serviços nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares.
teorias de antropologia física na identificação de estereótipos típicos na prática de atividade física e esportiva.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...