Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
O teste de corrida de 12 minutos mede a potência anaeróbia.
Na perspectiva construtivista, a intenção é a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, ou seja, uma ação sobre o mundo. Conhecer é sempre uma ação que implica esquemas de assimilação e acomodação num processo de constante reorganização. Segundo essa perspectiva, em sua prática docente, o professor de Educação Física escolar deve respeitar o universo cultural dos alunos, explorar a gama múltipla de possibilidades educativas de sua atividade lúdica e, gradativamente:
propor tarefas cada vez mais performáticas, com objetivo de melhorar o rendimento;
aumentar a intensidade da solicitação cardiopulmonar dos alunos, por meio de exercícios com alto volume;
orientar a prática de atividades físicas, com base no rendimento médio da turma;
ajustar o programa da disciplina, por meio da aplicação repetida de avaliações diagnósticas;
propor tarefas cada vez mais complexas e desafiadoras objetivando o desenvolvimento do conhecimento.
Circulam na sociedade inúmeras crenças. Vejamos o exemplo de uma delas que está associada à Educação Física e fortemente disseminada por meio da mídia: "conquistar um lugar ao sol pelo esforço próprio".
Segundo Ghiraldelli Jr., essa crença está associada a que tendência pedagógica da Educação Física brasileira?
higienista
militarista
pedagogicista
competitivista
popular
Assinale a alternativa que apresenta métodos para avaliar a força muscular:
Teste de Wingate e Dinamometria.
Dinamometria e Teste de uma repetição máxima.
Teste de wingate e Pliometria.
Pliometria e Teste de uma repetição máxima.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
O percentual de gordura corporal se relaciona mais intimamente com o risco à saúde que o IMC.
Quanto aos critérios de seleção e organização dos conteúdos, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) recomendam que sejam consideradas:
as características dos alunos, as preferências do professor e o material disponível na escola;
a relevância social, as características dos alunos e as especificidades da própria área;
as especificidades da própria área, o clima e o material disponível na escola;
a relevância social, as preferências do professor e a tradição da escola;
as características dos alunos, o clima e a tradição da escola.
A abordagem pedagógica desenvolvimentista considera a premissa de que existe um período crítico de aprendizagem. Esse período está baseado na noção de que certos momentos revelam-se mais adequados para influenciar o comportamento e promover a aprendizagem, considerando que as capacidades mínimas necessárias para aprender determinadas habilidades estão presentes no indivíduo. Considerando esse pressuposto, o período crítico para a aprendizagem é determinado, fundamentalmente, pelo seguinte aspecto:
idade cronológica
calcificação das epífises ósseas
estado maturacional do sistema nervoso
processo de instrução da habilidade
motivação pela aprendizagem
Logo nas primeiras sessões de treinamento resistido, observamos aumentos na força muscular. Isto se deve a (o):
Processo de hipertrofia que já se desenvolve no músculo.
Processo de hiperplasia que já se desenvolve no músculo.
Fatores neurais (facilitação neuromuscular).
Melhora no consumo de oxigênio pelo músculo.
Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.
Atletas e praticantes de atividades físicas que forem classificados fora da faixa de normalidade do IMC não devem ser submetidos a atividade física, pois há risco à saúde.
De acordo com as orientações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), quando existem na escola alunos portadores de deficiências físicas, os professores de Educação Física devem:
excluí-los das aulas normais, uma vez que o seu treinamento físico deve ser realizado em locais especializados;
inscrevê-los em turmas especiais, de acordo com a especificidade de sua deficiência;
dispensá-los das aulas normais e somente solicitarlhes trabalhos teóricos sobre aptidão física e esportes, evitando riscos para a saúde;
fazê-los compreender que suas deficiências impedem que participem das aulas normais, com o cuidado de apresentar opções de atividades alternativas;
fazer adaptações, criando situações que possibilitem sua participação nas aulas, garantidas as condições de segurança.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...