Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.

Considerando seu baixo percentual de gordura corporal e sua aptidão aeróbia, o garoto A deve-se adaptar muito facilmente ao voleibol.

  • C. Certo
  • E. Errado

O objetivo e o resultado do movimento, assim como o plano motor e a maneira pela qual o movimento foi realmente executado são informações essenciais sobre o desenvolvimento da aprendizagem motora para a seguinte intervenção didática:

  • A.

    feedback

  • B.

    demonstração

  • C.

    variação da situação estímulo

  • D.

    transferência de aprendizagem

  • E.

    capacidade de ilustrar com exemplos

A cultura física, corporal ou motora traduz-se em uma parcela da cultura mais ampla e integra as conquistas materiais e simbólicas específicas de uma sociedade, envolvendo, entre outros,

  • A.

    o jogo, a dança e o canto.

  • B.

    a ginástica, o canto e o treinamento esportivo.

  • C.

    o treinamento esportivo, a ginástica e a leitura.

  • D.

    a recreação, o exercício físico e a leitura.

  • E.

    o exercício físico, a ginástica e a dança.

Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.

O garoto C deve ser encaminhado para prova de meio fundo (corrida de 1.500 m), considerando que seu desempenho anaeróbio e aeróbio e seu percentual de gordura corporal são compatíveis com essa modalidade esportiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

As abordagens pedagógicas da Educação Física denominadas de "Desenvolvimentista" e de "Construtivista-interacionista" têm como principais defensores, respectivamente, os professores Go Tani e João Batista Freire. De comum, elas se apoiam nas teorias do desenvolvimento humano. No entanto, a abordagem pedagógica "Construtivista-interacionista" diferencia-se da abordagem pedagógica "Desenvolvimentista", pois não se fundamenta nas teorias:

  • A.

    do desenvolvimento e da aprendizagem motora e não acredita na existência de padrões e esquemas motores

  • B.

    da aprendizagem motora e não acredita na existência de "padrões de movimento humano

  • C.

    do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "padrões de movimento humano"

  • D.

    da aprendizagem motora e não acredita na existência de "esquemas motores"

  • E.

    do desenvolvimento cognitivo e não acredita na existência de "esquemas motores"

Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.

O garoto A pode ser considerado um provável talento para as provas de curta e média duração devido ao fato de possuir aptidão aeróbia classificada como excelente para competições de alto nível.

  • C. Certo
  • E. Errado

O discurso "higienista" foi o que influenciou as propostas e as práticas pedagógicas quando da introdução oficial da Educação Física na escola brasileira. Considerando essa concepção pedagógica, qual foi o conhecimento de ensino-aprendizagem definido como obrigatório para alunos de ambos os sexos?

  • A.

    dança

  • B.

    esporte

  • C.

    ginástica

  • D.

    jogos populares

  • E.

    estruturas psicomotoras de base

Com referência a esses testes e seus resultados, bem como a aspectos diversos relacionados a aptidão física, julgue os itens que se seguem.

O garoto B, de acordo com o IMC, foi classificado dentro dos padrões da OMS como tendo excesso de peso, ao passo que o seu percentual de gordura corporal é considerado normal.

  • C. Certo
  • E. Errado

Inspiradas no momento histórico social pelo qual passou o Brasil, a partir do final da década 70 surgiram quatro grandes abordagens na Educação Física escolar, que foram:

  • A.

    psicomotora, construtivista, desenvolvimentista, crítica;

  • B.

    tecnicista, construtivista, esportivista, crítica;

  • C.

    psicomotora, crítica, biologicista, construtivista;

  • D.

    psicomotora, tecnicista, construtivista, desenvolvimentista;

  • E.

    tecnicista, biologicista, esportivista, construtivista.

Na perspectiva da abordagem crítico-superadora, desenvolvida pelo Coletivo de Autores, a Educação Física curricular é concebida como:

  • A.

    experiência pedagógica que tematiza as diferentes práticas corporais

  • B.

    educação por meio de práticas corporais

  • C.

    educação sobre o movimento humano

  • D.

    educação pelo movimento humano

  • E.

    prática do movimento humano

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...