Questões sobre Geral

Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com a LDB, o componente curricular Educação Física deve hoje ser ministrado, obrigatoriamente,

  • A.

    em todas as séries da Educação Básica.

  • B. na Educação Básica.
  • C. nos cursos noturnos.
  • D. por professores de Educação Física.
  • E. em turnos contrários aos da aula.

A Lei Nº 9.394/96, em seu artigo 26, parágrafo 3º, estabelece que a Educação Física seja componente curricular da educação básica e integra a proposta pedagógica da escola. Assinale a alternativa que completa a idéia deste parágrafo.

  • A. Ajusta-se às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultado nos cursos noturnos.
  • B. Ficando facultado ao aluno do período noturno e trabalhar mais de seis horas.
  • C. Ter mais de trinta anos de idade ou possuir prole.
  • D. Estar incorporado ao serviço militar.
  • E. Encontra-se permanentemente incapacitado fisicamente ou com limites cognitivos

Com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica, em relação ao jogo, analise as afirmativas abaixo.

I. Apresenta flexibilidade nas regras em relação a número de participantes, espaço e material de jogo.

II. É passível de adaptações e apresenta características, cooperativas, recreativas, competitivas dentre outras.

III. É uma prática competitiva com regras oficiais e necessitam de espaço e material específicos.

Assinale a alternativa correta.

  • A.

    Todas as afirmativas são corretas.

  • B.

    Apenas a afirmativa III é correta.

  • C.

    Apenas a afirmativa III é correta.

  • D. Nenhuma afirmativa é correta.
  • E.

    Apenas a afirmativa I é correta.

"...defende uma ação educativa que deve ocorrer a partir dos movimentos espontâneos da criança e das atitudes corporais, favorecendo a gênese da imagem corporal, núcleo central da personalidade...". Darido e Rangel (2005). À qual abordagem se refere a afirmativa?

  • A. Crítico-superadora
  • B. Crítico-emancipatória.
  • C. Psicomotricidade.
  • D. Cultura corporal.
  • E. Construtivista-interacionista.

Em relação à abordagem construtivista, é correto afirmar.

  • A.

    O jogo é considerado o processo inicial da iniciação esportiva, intenção principal desta abordagem.

  • B.

    O jogo tem a função de formar conceitos sobre a obediência e respeito à autoridade.

  • C.

    O jogo é transformado, anulando seus elementos lúdicos e assumindo o esporte o principal meio de ensino.

  • D.

    O jogo assume o papel de conteúdo e ou estratégia; é o principal meio de ensino, pois quando a criança brinca, ela aprende.

  • E.

    O jogo tem a função de melhorar a saúde, contribuindo para um estilo de vida saudável.

Sobre a abordagem crítico-superadora, proposta por um coletivo de autores (1992), podemos afirmar que

  • A.

    é diagnóstica, identificando a avaliação inicial dos alunos nos aspectos motores.

  • B.

    é judicativa, classificando os alunos que possuem mais e menos habilidades.

  • C.

    considera a relevância social dos conteúdos, sua contemporaneidade e sua adequação às características sócio-cognitivas dos alunos.

  • D.

    estabelece sempre os conhecimentos do senso comum.

  • E. adota o ensino por etapas, os conteúdos são organizados hierarquicamente de forma a não serem repetidos.

O sistema seriado na escola básica vem sendo questionado já há muito tempo. Contrapondo-se a este sistema, é proposto um currículo com base em ciclos de escolarização. À qual abordagem pertence esta proposta?

  • A. Desenvolvimentista
  • B. Interacionista
  • C. Promoção da saúde.
  • D. Crítico-superadora.
  • E. Psicomotricidade

Ao propor uma atividade que desafia os alunos, em seu ambiente natural, sobre as possibilidades de saltar, equilibrar, balançar, girar, rolar e trepar, a professora opta por qual abordagem, e os alunos pertencem a qual ciclo de escolarização.

  • A. Abordagem dos PCNs; no 3º. ciclo.
  • B. Abordagem construtivista; no 2º. ciclo.
  • C. Abordagem crítico-superadora; no 1º. ciclo.
  • D. Abordagem crítico-superadora; no 2º. ciclo.
  • E. Abordagem crítico-emancipatória; no 1º. ciclo.

Na abordagem crítico-superadora, quais os fundamentos que devem ser abordados na dança?

  • A.

    Ritmo (cadência e estruturas rítmicas), Espaço (formas, trajetos, volumes, direções, orientações) e Energia (tensão, relaxamento e explosão).

  • B.

    Saltar, rolar, girar, balançar, embalar, lançar e equilibrar.

  • C. Percepção (espacial e temporal), Coordenação (fina e grossa), Equilíbrio (dinâmico e estático), Lateralidade e Ritmo.
  • D.

    Ritmo, musicalidade, cadência, forma, figura, relaxamento e coreografias.

  • E.

    Ritmo, estruturas psicomotoras (percepção espaço-temporal, coordenação, equilíbrio, lateralidade), estruturas expressivas.

Em qual das alternativas abaixo se encontra a temática principal / conteúdos da educação física, eleita pelos Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica?

  • A. Dança, jogo, esporte e ginástica.
  • B. Brincadeiras populares, jogo simbólico e jogo de regras.
  • C. Habilidades básicas, habilidades específicas, jogo esporte e dança.
  • D. Conhecimento sobre o corpo, esportes, lutas, jogos, brincadeiras e atividades rítmicas e expressivas.
  • E. Cultura corporal, popular e jogo lúdico.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...