Lista completa de Questões sobre Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Em relação aos objetivos propostos nos PCN's para a Educação Física, analise as afirmativas abaixo.
I. Adotar atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade na prática dos jogos, lutas e dos esportes, buscando encaminhar os conflitos de forma não-violenta, pelo diálogo e prescindindo da figura do árbitro.
II. Identificar os limites e as possibilidades do próprio corpo, de forma a poder se iniciarem atividades corporais que envolvam os movimentos de andar, correr, saltar e rolar.
III. Participar de atividades corporais que envolvam os movimentos naturais, como recurso para usufruto do tempo disponível, observando as regras convencionais de convivência relacionadas ao esporte, distinguindo os mais habilidosos.
Em relação às afirmativas acima, é verdadeiro afirmar.
Todas as afirmativas correspondem aos objetivos para o 3º. e o 4º. ciclo.
Nenhuma das afirmativas corresponde aos objetivos para o 3º. e o 4º. ciclo.
A afirmativa I corresponde aos objetivos do 1º. ciclo.
A afirmativa II corresponde aos objetivos do 4º ciclo.
A afirmativa I corresponde aos objetivos do 3º e do 4º ciclo.
Analise as afirmativas abaixo.
I. Melhoria da saúde através das práticas esportivas.
II. Incorporação de valores cooperativos relacionados ao esporte e técnicas corporais.
III. Possui suas bases na filosofia, sociologia e política e busca uma reflexão crítica sobre o ensino do esporte na escola.
Qual das alternativas se refere-se à abordagem crítico-emancipatória?
Apenas a afirmativa I.
Apenas a afirmativa II.
Apenas a afirmativa III.
Todas as afirmativas.
Nenhuma das afirmativas.
Sobre a abordagem desenvolvimentista, é correto afirmar.
A educação física é uma disciplina curricular, que dissemina o conhecimento sobre o fenômeno do movimento humano que ocorre com base em três tipos de aprendizagem: do movimento, através do movimento e sobre o movimento.
A educação física é uma disciplina que pedagogiza os temas da cultura corporal historicamente construído e acumulado pelo homem, através dos temas, esporte, dança, jogo, dança, lutas e expressões rítmicas.
A educação física como disciplina escolar sistematiza conhecimentos sobre a prática do esporte nos processos de aprendizagem e treinamento vinculados ao projeto pedagógico da escola
A educação física é um componente curricular obrigatório vinculado à proposta pedagógica da escola e pedagogiza os temas da cultura de movimento, como o esporte, a dança e outras manifestações regionais.
A educação física é uma área de conhecimento que busca na escola a formação plena do cidadão, utilizando o esporte como meio.
Na abordagem desenvolvimentista da Educação Física, proposta por Tani et. al. (1988), o principal objetivo da Educação Física é
aprender a se movimentar para adaptar-se às exigências do cotidiano em termos de desafios motores.
desenvolver as habilidades motoras básicas e específicas, respeitando o contexto sócio-cultural em que está inserido.
adquirir as habilidades motoras, enfatizando o erro como um retrocesso no processo ensino-aprendizagem.
adquirir habilidades motoras em turmas com mesmo nível de habilidade.
A Educação Física, assumida como componente curricular obrigatória vinculada à proposta pedagógica da escola, preconiza práticas avaliativas que revelam aos alunos
referências para análise da aproximação ou distanciamento do eixo curricular que norteia o projeto pedagógico da escola.
referências de obediência às regras dos esportes na intenção de se adaptar às leis sociais.
modelos e padrões de beleza corporal que devem ser perseguidos como objetivo principal da Educação Física
sua classificação em relação aos aspectos físico-esportivos aos demais alunos do grupo classe.
sua condição física e atlética na intenção de ser encaminhado ao esporte.
"Nenhum aluno poderá ser excluído de qualquer aula ou atividade de Educação Física, devendo ser garantidos as práticas corporais relacionadas ao jogo, esporte, dança, lutas, ginástica, exercitações, dentre outras". A afirmativa refere-se, respectivamente, aos princípios da
alteridade e da equifinalidade e formação.
diversidade e alteridade.
A seleção de conteúdos na educação escolarizada deve atender a três dimensões, que são:
física, psicológica e cognitiva.
psicomotoras, sócio-afetivas e físico-esportivas.
conceitual, procedimental e atitudinal.
conceitual, psicológica e afetiva.
Utilize "R", quando se referir ao esporte de RENDIMENTO, e "C", quando se referir ao esporte CONTEÚDO da Educação Física.
( ) Objetivo máximo de desempenho
( ) Enfatiza o processo de aprendizagem
( ) Preocupa-se com a inclusão
( ) Orientação pela generalidade
( ) Ocupa-se na busca do talento
Em seqüência de cima para baixo, assinale a alternativa correta.
R - R – C - C - C.
Considerando o esporte escolar, leia atentamente.
I. A prática das habilidades técnicas deve se aproximar das situações de jogo, devendo ser decomposta em unidades e não, em elementos (fundamentos).
II. As habilidades técnicas devem ser ensinadas, inicialmente, no contexto generalista e devem responder aos desafios inerentes à dinâmica de cada esporte.
III. No processo inicial (aprendizagem), o método analítico deve ser o único utilizado, pois permite refinar detalhes das habilidades técnicas.
Em relação ao processo de ensino-aprendizagem-treinamento do esporte escolar, assinale a alternativa correta.
Sobre competições, observe as afirmativas abaixo.
I. Utilização de sistemas de disputa que não conduzam à eliminação imediata após uma derrota, devendo o aluno ter uma permanência prolongada na competição.
II. Atribuição de premiação (medalhas) como fator de incentivo e de classificação diante dos adversários, estimulando a rivalidade como forma de novas conquistas.
III. Estímulo à competição como forma de promover a avaliação do desempenho do aluno e seu desempenho diante dos companheiros e adversários, incentivando-a.
Assinale a alternativa cuja(s) afirmativa(s) contempla(m) os elementos que devem ser absorvidos pelo esporte escolar.
Apenas a afirmativa II.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...