Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O lazer junto com corpo, deve ser contemplado em todos os eixos temáticos (esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos). Com isso, é fundamental que o componente curricular de Educação Física trabalhe

  • A.

    a organização dos momentos de lazer dentro da escola.

  • B.

    as aulas de Educação Física como momentos de lazer.

  • C.

    a educação para a vivência do lazer.

  • D.

    as atividades de lazer dentro da escola, em especial em festas.

A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de

  • A.

    descobrir e valorizar formas de movimento sem referência ao contexto; conhecer o objetivo com que se realizam as atividades e obedecer as decisões e soluções apresentadas pelo professor.

  • B.

    agir e descobrir formas de movimento individualmente significativas; conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar nas decisões e soluções apresentadas.

  • C.

    agir em formas de movimento individualmente padronizadas; conhecer o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar das competições escolares e eventos profissionais.

  • D.

    conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades; agir e participar das competições escolares reproduzindo movimentos criados pelo professor.

Quando um professor faz avaliação física em seus alunos e verifica o grau de esforço com que é realizada uma atividade física ele está medindo

  • A.

    resistência.

  • B.

    regularidade.

  • C.

    duração.

  • D.

    volume.

  • E.

    intensidade.

Quando se estuda ginástica laboral um dos termos mais utilizados é o conhecido “DORT”, que significa

  • A.

    doenças originalmente relacionadas ao trabalho.

  • B.

    distúrbios orgânicos relativos ao trabalho.

  • C.

    distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.

  • D.

    doenças ortomoleculares relativas ao trabalho.

  • E.

    diartroses osteoarticulares relativas ao trabalho.

Para medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é

  • A.

    o equilíbrio.

  • B.

    a força.

  • C.

    a coordenação.

  • D.

    a resistência.

  • E.

    a velocidade.

Na avaliação física, diversas metodologias são utilizadas para aferir as valências corporais. Para avaliar a força muscular, pode-se utilizar a

  • A.

    dinamometria e a tensiometria.

  • B.

    dinamometria e a goniometria.

  • C.

    tensiometria e a antropometria.

  • D.

    tensiometria e a termometria.

  • E.

    antropometria e a goniometria.

Dentre as medidas biométricas somáticas utilizadas em avaliação física, uma é chamada de envergadura. Ela representa a distância entre

  • A.

    o acrômio direito e o acrômio esquerdo na posição anatômica.

  • B.

    a parte superior do crânio e a planta dos pés na posição ortostática.

  • C.

    a parte superior do crânio e o cóccix, na posição sentada.

  • D.

    o maléolo externo e a crista ilíaca em decúbito dorsal.

  • E.

    as pontas dos dedos médios de ambos os membros superiores abduzidos e estendidos.

Considerando um indivíduo em posição anatômica, ao realizar uma flexão de tronco, o principal grupo muscular atuante é o representado pelos músculos

  • A.

    quadríceps femorais.

  • B.

    posteriores do tronco.

  • C.

    peitorais.

  • D.

    iliopsoas.

  • E.

    transversos abdominais.

Um dos cuidados que deve ser tomado durante e após a realização das atividades físicas é a reposição hídrica, porque a água

  • A.

    é o combustível energético na reparação dos danos causados pelo exercício.

  • B.

    é utilizada na formação e reparação dos componentes celulares.

  • C.

    constitui a parte vital do núcleo e do protoplasma celular.

  • D.

    apresenta propriedades estabilizantes da temperatura corporal.

  • E.

    desempenha papel metabólico importante nas funções respiratórias e digestivas.

Em anatomia, olécrano ou olecrânio é um termo que se refere a um acidente ósseo localizado

  • A.

    no tronco.

  • B.

    no membro superior.

  • C.

    no crânio.

  • D.

    na coluna cervical.

  • E.

    no membro inferior.

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