Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O lazer junto com corpo, deve ser contemplado em todos os eixos temáticos (esporte, jogos e brincadeiras, ginástica, dança e movimentos expressivos). Com isso, é fundamental que o componente curricular de Educação Física trabalhe
a organização dos momentos de lazer dentro da escola.
as aulas de Educação Física como momentos de lazer.
a educação para a vivência do lazer.
as atividades de lazer dentro da escola, em especial em festas.
A Educação Física escolar deve contribuir para que o aluno conheça a ginástica, ou seja, deve permitir a liberdade de
descobrir e valorizar formas de movimento sem referência ao contexto; conhecer o objetivo com que se realizam as atividades e obedecer as decisões e soluções apresentadas pelo professor.
agir e descobrir formas de movimento individualmente significativas; conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar nas decisões e soluções apresentadas.
agir em formas de movimento individualmente padronizadas; conhecer o contexto objetivo em que se realizam as atividades e participar das competições escolares e eventos profissionais.
conhecer e interpretar o contexto objetivo em que se realizam as atividades; agir e participar das competições escolares reproduzindo movimentos criados pelo professor.
Quando um professor faz avaliação física em seus alunos e verifica o grau de esforço com que é realizada uma atividade física ele está medindo
resistência.
regularidade.
duração.
volume.
intensidade.
Quando se estuda ginástica laboral um dos termos mais utilizados é o conhecido DORT, que significa
doenças originalmente relacionadas ao trabalho.
distúrbios orgânicos relativos ao trabalho.
distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho.
doenças ortomoleculares relativas ao trabalho.
diartroses osteoarticulares relativas ao trabalho.
Para medir e avaliar a capacidade física, o professor propõe a seus alunos uma atividade de sustentação de carga de trabalho por um longo período de tempo, até o surgimento de sinais ou sintomas de fadiga, sem perda da qualidade de execução dos movimentos. A capacidade avaliada é
o equilíbrio.
a força.
a coordenação.
a resistência.
a velocidade.
Na avaliação física, diversas metodologias são utilizadas para aferir as valências corporais. Para avaliar a força muscular, pode-se utilizar a
dinamometria e a tensiometria.
dinamometria e a goniometria.
tensiometria e a antropometria.
tensiometria e a termometria.
antropometria e a goniometria.
Dentre as medidas biométricas somáticas utilizadas em avaliação física, uma é chamada de envergadura. Ela representa a distância entre
o acrômio direito e o acrômio esquerdo na posição anatômica.
a parte superior do crânio e a planta dos pés na posição ortostática.
a parte superior do crânio e o cóccix, na posição sentada.
o maléolo externo e a crista ilíaca em decúbito dorsal.
as pontas dos dedos médios de ambos os membros superiores abduzidos e estendidos.
Considerando um indivíduo em posição anatômica, ao realizar uma flexão de tronco, o principal grupo muscular atuante é o representado pelos músculos
quadríceps femorais.
posteriores do tronco.
peitorais.
iliopsoas.
transversos abdominais.
Um dos cuidados que deve ser tomado durante e após a realização das atividades físicas é a reposição hídrica, porque a água
é o combustível energético na reparação dos danos causados pelo exercício.
é utilizada na formação e reparação dos componentes celulares.
constitui a parte vital do núcleo e do protoplasma celular.
apresenta propriedades estabilizantes da temperatura corporal.
desempenha papel metabólico importante nas funções respiratórias e digestivas.
Em anatomia, olécrano ou olecrânio é um termo que se refere a um acidente ósseo localizado
no tronco.
no membro superior.
no crânio.
na coluna cervical.
no membro inferior.
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