Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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A associação de vários músculos para a realização de um gesto ou função denomina-se

  • A.

    coordenação.

  • B.

    sinergia.

  • C.

    sinapse.

  • D.

    contração.

  • E.

    mobilidade.

Para verificar a condição de alongamento dos músculos posteriores do tronco e dos membros inferiores, o professor de Educação Física pode utilizar o teste de

  • A.

    Banco de Astrand.

  • B.

    Cooper.

  • C.

    Schuttle Run.

  • D.

    Banco de Balke.

  • E.

    Student.

Na realização de um teste, ao solicitar que o aluno eleve e mantenha os membros inferiores a aproximadamente 30 centímetros do solo, na posição de decúbito ventral, o professor estará avaliando as condições e força dos músculos

  • A.

    gastrocnêmios e tibiais.

  • B.

    dorsais e abdominais.

  • C.

    glúteos e psoas.

  • D.

    glúteos e lombares.

  • E.

    iliopsoas e tibiais.

A ginástica compensatória, muito utilizada entre os profissionais de Educação Física, tem o objetivo principal de corrigir

  • A.

    a ausência de estruturação muscular inata.

  • B.

    as deficiências posturais estruturadas existentes.

  • C.

    os esforços para a eliminação dos defeitos posturais existentes.

  • D.

    os esforços diários e as deficiências físicas.

  • E.

    os desequilíbrios decorrentes dos esforços diários e as debilidades físicas existentes.

Ao desenvolver atividades ao ar livre com alunos idosos, o professor percebe, em alguns, a diminuição da temperatura corporal. Esse fenômeno é denominado

  • A.

    hipotonia.

  • B.

    hipotermia.

  • C.

    hipertermia.

  • D.

    hipertonia.

  • E.

    hipoglicemia.

No sistema nervoso central, a sequência normal do processamento das informações, é

  • A.

    perceptivo, cognitivo e efetor.

  • B.

    decisório, efetor e cognitivo.

  • C.

    perceptivo, decisório e efetor.

  • D.

    perceptivo, social e efetor.

  • E.

    cognitivo, afetivo e social.

Tradicionalmente, a Educação Física, por meio de seus conteúdos e elementos, pode favorecer a construção da noção de quantidade e das regras socialmente aceitas. Essas importantes noções fazem parte respectivamente dos conteúdos de

  • A.

    aritmética e estudos sociais.

  • B.

    geometria e geografia.

  • C.

    ciências e história.

  • D.

    aritmética e matemática.

  • E.

    matemática e história.

São exemplos de músculos localizados nos membros superiores e inferiores, respectivamente:

  • A.

    ancôneo e pectíneo.

  • B.

    denteado e sóleo.

  • C.

    supinador e trapézio.

  • D.

    semitendinoso e zigomático.

  • E.

    redondo e gêmeo.

Com relação às modificações fisiológicas decorrentes do treinamento aeróbio, três alterações cardiológicas normais podem ser identificadas. São elas: frequência cardíaca menor em repouso, consumo máximo de oxigênio maior e

  • A.

    débito cardíaco menos elevado.

  • B.

    volume sistólico menos elevado.

  • C.

    débito cardíaco mais elevado.

  • D.

    retorno à frequência cardíaca basal mais lento.

  • E.

    maior elevação da frequência cardíaca em qualquer exercício.

Na seleção de um teste, o professor de Educação Física deve sempre considerar o critério de validade. É importante que este critério possua um alto

  • A.

    grau de confiabilidade pedagógica.

  • B.

    grau de subjetividade.

  • C.

    nível de dispersão epistemológica.

  • D.

    teor de susceptibilidade.

  • E.

    coeficiente de correlação.

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