Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No exercício conhecido como flexão e extensão de cotovelos em apoio no solo, os grupos musculares predominantemente utilizados são os

  • A.

    extensores de cotovelo e os peitorais.

  • B.

    peitorais e o redondo maior.

  • C.

    flexores do cotovelo e os extensores do cotovelo.

  • D.

    extensores do cotovelo e os flexores do cotovelo.

  • E.

    flexores do cotovelo e o redondo maior.

Quase todos os movimentos do corpo são produzidos por contrações musculares, que podem apresentar diferentes características. Uma contração muscular em que ocorre a aproximação das inserções dos músculos é a

  • A.

    auxotônica passiva.

  • B.

    dinâmica excêntrica.

  • C.

    isométrica concêntrica.

  • D.

    pliométrica dinâmica.

  • E.

    dinâmica concêntrica.

São capacidades físicas determinadas por processos energéticos:

  • A.

    agilidade e coordenação.

  • B.

    flexibilidade e velocidade.

  • C.

    força e resistência.

  • D.

    equilíbrio e força.

  • E.

    coordenação e resistência.

A coluna vertebral é uma estrutura anatômica extremamente importante no corpo humano. Ela apresenta curvas fisiológicas normais, no sentido céfalo caudal, denominadas

  • A.

    cervical, dorsal, sacra e lombar.

  • B.

    cervical, dorsal, lombar e sacra.

  • C.

    lombar, dorsal, cervical e sacra.

  • D.

    sacra, lombar, dorsal e cervical.

  • E.

    lombar, sacra, cervical e dorsal.

Para que uma atividade recreativa tenha eficácia e sucesso, a condição mais importante é que ela seja

  • A.

    regrada.

  • B.

    controlada.

  • C.

    dirigida.

  • D.

    motivada.

  • E.

    normatizada.

Ao ministrar atividades físicas para idosos, o professor deve procurar desenvolver ações que facilitem a aprendizagem e a aquisição de padrões de movimento. Com esses objetivo, o professor deve

  • A.

    diminuir o grau de dificuldade das tarefas para os mais habilidosos.

  • B.

    agrupar os mais habilidosos para dar exemplo para os demais.

  • C.

    estimular a participação de todos nessa atividade.

  • D.

    separar as atividades por sexo e idade.

  • E.

    aumentar o grau de dificuldade para os menos habilidosos.

Um dos objetivos de uma atividade de recreação é favorecer, pelo movimento, o processo consciente de exteriorização das ideias, sentimentos e emoções dos participantes. Esse objetivo é mais facilmente atingido por meio de atividades de

  • A.

    dança de salão.

  • B.

    iniciação esportiva.

  • C.

    jogos de equipe.

  • D.

    competição.

  • E.

    expressão corporal.

A quantidade máxima de oxigênio que o sistema cardiovascular pode transportar para o músculo denomina-se

  • A.

    potencial anaeróbio.

  • B.

    capacidade vital.

  • C.

    VO2 máximo.

  • D.

    resistência muscular localizada.

  • E.

    resistência máxima.

A importância da atividade recreativa passiva desenvolvida no início de um dia de trabalho é, principalmente,

  • A.

    preparar o colaborador psicologicamente.

  • B.

    aquecer os músculos do colaborador.

  • C.

    preparar o colaborador fisiologicamente para o trabalho.

  • D.

    descontrair os músculos e articulações do colaborador.

  • E.

    despertar, no colaborador, o interesse pelas atividades físicas.

As atividades de Educação Física para os idosos deverão ser

  • A.

    eminentemente práticas e voltadas para a competição.

  • B.

    eminentemente práticas, na forma de sequências pedagógicas, desenvolvendo os esportes conhecidos.

  • C.

    eminentemente teóricas, implementadas sob a forma de jogo, dança, recreação e ginástica.

  • D.

    realizadas com caráter teórico-prático e implementadas com jogos, dança, recreação e ginástica.

  • E.

    de livre escolha dos alunos, para que eles possam manifestar sua inclinação e gosto.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...