Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao organizar um campeonato, utilizando o processo de dois torneios para classificar o campeão, o professor estará utilizando o sistema denominado

  • A.

    eliminatória sucessiva.

  • B.

    dupla eliminatória.

  • C.

    eliminatória participativa.

  • D.

    rodízio simples.

  • E.

    turno duplo.

De acordo com o tipo de trabalho realizado, o treinamento de força provoca dois tipos de adaptação na fibra muscular, uma de ordem fisiológica e outra de ordem

  • A.

    termostática.

  • B.

    progressiva.

  • C.

    eletromagnética.

  • D.

    morfológica.

  • E.

    restaurativa.

Marcellino afirma que ainda são anseios da sociedade aquelas fases da Educação Física colocadas historicamente como militarista e higienista. Para superar e combater essas tendências, sugere uma Educação Física escolar que

  • A.

    estimule apresentações de danças e lutas.

  • B.

    apresente exercícios com jogos, esportes e competição.

  • C.

    valorize o lazer e os aspectos sociais.

  • D.

    desenvolva os aspectos cooperativos e competitivos.

  • E.

    valorize exercícios e atividades holísticas e de relaxamento.

O ritmo, além de ajudar na organização do movimento, pode ser entendido como algo que flui de modo sequencial e com regularidade; por isso, é importante em qualquer atividade desportiva e pode ser trabalhado por meio de movimento com variações de direção, planos e eixos. Um bom exemplo desse trabalho pode ser verificado nas modalidades:

  • A.

    ginástica rítmica, capoeira e dança de rua.

  • B.

    dança de rua, basquetebol e natação.

  • C.

    natação, ciclismo e capoeira.

  • D.

    ginástica olímpica, ciclismo e corrida.

  • E.

    judô, corrida e dança de rua.

O uso de tratados de Anatomia, Biomecânica e Fisiologia na ginástica traduz uma concepção de corpo como objeto de intervenção da ciência, por centrar os esforços

  • A.

    nos modelos cartesianos de movimento, privilegiando as ações táticas e técnicas.

  • B.

    nas funções e mecanismos corporais, deixando de lado o empirismo.

  • C.

    nas teorias pedagógicas e técnicas do movimento corporal.

  • D.

    nos fundamentos fisiológicos e antropológicos do movimento humano.

  • E.

    nas visões pragmáticas do movimento humano, sem preocupação com o aspecto sociofilosófico.

Dois modelos de ensino utilizados em Educação Física são o integrativo e o transformativo. O integrativo é o modelo no qual o conhecimento elaborado depende do contexto em que o conteúdo é usado e o transformativo é aquele no qual o ensino efetivo depende da síntese de todos os conhecimentos. São exemplos desses dois modelos, respectivamente, as seguintes atividades:

  • A.

    um jogo de queimada mista com área do morto estendida para toda a lateral da quadra e uma série de cobranças ensaiadas de faltas no ataque de handebol.

  • B.

    o ensino de natação na parte da piscina onde os alunos não podem colocar os pés no fundo e uma atividade de caminhada de 3 quilômetros.

  • C.

    um jogo de futebol de mãos dadas com meninos e meninas formando duplas e um jogo de voleibol com a rede coberta.

  • D.

    a sequência de 3 séries de 30 abdominais com intervalos de 1 a 2 minutos e exercícios de agachamento no leg-press com 30 repetições e intervalos de 5 minutos.

  • E.

    o ensino do cálculo do IMC para relacionar alunos com hábitos alimentares e exercícios e um jogo de basquetebol com diferentes sistemas de defesa para testar jogadas de ataque.

Segundo Lomakine, a dança, como prática pedagógica, busca contribuir com o desenvolvimento do ser humano em seus aspectos motor, perceptivo cognitivo e socioafetivo, o que significa

  • A.

    proporcionar ao educando um conhecimento técnico e artístico sobre a dança.

  • B.

    propiciar um trabalho voltado para os aspectos sociais.

  • C.

    buscar o entendimento sobre o corpo em movimento ritmado.

  • D.

    trabalhar a totalidade do ser humano.

  • E.

    contribuir para o desenvolvimento do ser humano no tocante ao conhecimento corporal.

Para Lomakine, ao ser ministrada no âmbito escolar, a interpretação e apreciação da dança representam um canal importante de informações e vivências para que os alunos possam

  • A.

    conhecer o próprio corpo e aprimorar a propriocepção.

  • B.

    conhecer os sons e os ritmos internacionais.

  • C.

    aprender técnicas teatrais.

  • D.

    desenvolver uma nova habilidade física.

  • E.

    aprender a protagonizar um espetáculo de dança.

Para Guedes, algumas doenças degenerativas que aparecem na idade adulta podem ter relação com atitudes na infância e na adolescência, pela aquisição de comportamentos inadequados, que favorecem o aparecimento dos chamados fatores de risco, como

  • A.

    inadequação dos ambientes escolares e alimentação desequilibrada.

  • B.

    falta de cuidados e excesso de atividade física.

  • C.

    excesso de carboidratos e hábitos inadequados de higiene.

  • D.

    hábitos alimentares inadequados e falta de atividade física.

  • E.

    deficiência de proteínas e atividades esportivas precoces.

O modo de vida urbano leva os indivíduos a executar menos atividades no trabalho e nas horas de lazer, ao assistir TV e ir ao cinema. Em razão da progressiva automação e mecanização observadas nos dias de hoje, em que os movimentos são substituídos pelos avanços tecnológicos, a sociedade vem cultivando hábitos de vida cada vez mais

  • A.

    ecléticos, acompanhando as novas tecnologias de condicionamento físico.

  • B.

    lúdicos, devido à visão de que a tecnologia possibilita o entretenimento.

  • C.

    saudáveis e energéticos, decorrentes do culto ao corpo.

  • D.

    esportivos, que levam à vigorexia, síndrome que prolifera em algumas academias.

  • E.

    sedentários, o que contribui para o desenvolvimento de algumas doenças.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...