Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Quando, em uma escola, meninos e rapazes praticam alguma modalidade esportiva ainda considerada por alguns como feminina, ouvem muitas vezes comentários pejorativos e podem ser até mesmo alvo de brincadeiras pesadas. Esse tipo de situação representa uma

  • A.

    brincadeira sem consequências, que docentes e familiares devem atribuir à imaturidade dos envolvidos.

  • B.

    forma de violência e requer a intervenção docente, para que se construa a inclusão de gênero.

  • C.

    forma salutar de pressão do grupo para que os praticantes dessa modalidade voltem-se para outras, mais adequadas.

  • D.

    manifestação comum entre praticantes de diferentes modalidades esportivas, que deve ser resolvida entre eles.

  • E.

    manifestação de desagrado de acordo com o direito de expressão garantido na lei.

Segundo Nascimento e Almeida, entre os argumentos restritivos para se trabalhar adequadamente com lutas, destacam-se dois:

  • A.

    A falta de vivência em lutas por parte dos professores e a preocupação com o fator violência.

  • B.

    A ausência de espaços adequados e as reclamações por parte dos pais dos alunos.

  • C.

    O aumento da violência apresentada pelos alunos e a falta de apoio por parte da coordenação.

  • D.

    A falta de vivência dos alunos e professores e a dificuldade para relacionar o conteúdo com as outras disciplinas da grade.

  • E.

    A preocupação com os alunos mais fracos e a falta de material didático para o desenvolvimento da disciplina.

A Federação Brasileira dos Profissionais em Educação Física e o Colégio Brasileiro das Ciências do Esporte, segundo Cecília Borges, realizam, há mais de uma década,

  • A.

    a requalificação dos profissionais provisionados que atuam nos clubes e nas academias.

  • B.

    pesquisas sobre a qualificação do profissional e sua valorização.

  • C.

    programas de atualização profissional escolar e esportiva.

  • D.

    debate sobre o bacharelado em Educação Física nas escolas públicas e privadas.

  • E.

    um rico debate sobre a atualização dos objetivos da Educação Física e seu status profissional.

Segundo Paes, para promover o equilíbrio entre os aspectos técnicos e os valores humanos no esporte escolar, atendendo às necessidades das crianças, a pedagogia deve se estruturar a partir de dois referenciais: o metodológico e o

  • A.

    socioeducativo.

  • B.

    socioesportivo.

  • C.

    sociocultural.

  • D.

    sociométrico.

  • E.

    sociofilosófico.

Para Paes, com relação à estrutura pedagógica, o referencial metodológico para o ensino de esporte na escola deve responder basicamente a três questões: O que ensinar? Quando ensinar? Como ensinar? As respostas a essas questões deverão nortear

  • A.

    o desejo do aluno para a prática de atividades esportivas.

  • B.

    um elenco de atividades direcionadas para a série em questão.

  • C.

    a elaboração do planejamento com conteúdos, estratégias, procedimentos e avaliações.

  • D.

    a participação dos alunos em eventos esportivos, pedagógicos e culturais.

  • E.

    as viagens e trabalhos de estudo do meio, associadas às outras disciplinas.

Segundo Palma, a visão hegemônica aponta para um viés biológico e individualizado da doença. Por outro lado, já existem em várias pesquisas fortes evidências de relações entre saúde e

  • A.

    três refeições diárias.

  • B.

    acesso a plano de saúde.

  • C.

    sistema de assistência social pública.

  • D.

    condições socioeconômicas.

  • E.

    oportunidades de prática esportiva.

Sousa e Altmann comentam que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) sugerem um conjunto de temas, permeando a concepção dos diferentes componentes curriculares, dentre os quais, as questões de

  • A.

    estética na educação.

  • B.

    gênero na cultura brasileira.

  • C.

    mídias no esporte.

  • D.

    política na escola.

  • E.

    vivências psicomotoras.

Segundo Kishimoto, deve-se destacar que o contato da criança com a variedade de brinquedos, brincadeiras e jogos proporciona o desenvolvimento

  • A.

    da organização e da teorização de ideias e conceitos abstratos.

  • B.

    das qualidades físicas básicas como força, velocidade e flexibilidade.

  • C.

    da ludicidade e da lateralidade concêntrica.

  • D.

    de visão pragmática e semiótica que envolve questões de percepção extrassensorial.

  • E.

    de habilidades e competências, que estão relacionadas à coordenação e conhecimentos.

Kishimoto afirma que o jogo traz em si uma característica muito importante, que é a certeza da volta ao mundo real quando termina. Um professor, querendo desenvolver uma atividade nesse sentido, deve propor

  • A.

    um jogo de queimada.

  • B.

    dança em pequenos grupos.

  • C.

    teatro de sons.

  • D.

    brincadeira de origami.

  • E.

    rodas cantadas.

Marcellino adverte que, no âmbito do lazer, uma série de barreiras sociais inter e intraclasses dificultam a inclusão social, como as barreiras constituídas por

  • A.

    camadas sociais diferentes.

  • B.

    desconhecimento das regras institucionais.

  • C.

    desconhecimento pedagógico e geral.

  • D.

    diferenças socioeconômicas e culturais.

  • E.

    características pessoais e psicológicas diferenciadas.

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