Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Um dos problemas relacionados à inclusão na Educação Física refere-se ao fato de que crianças e adolescentes da mesma idade têm desenvolvimento diferente, o que pode levar, por exemplo, a que os menores não sejam escolhidos pelos maiores na hora da formação de times. O professor de Educação Física, diante dessa situação, pode interferir por meio dos princípios da

  • A.

    inclusão, da participação e da didática.

  • B.

    inclusão, da diversidade e das categorias de conteúdos.

  • C.

    reciprocidade, das categorias dos conteúdos e princípio da psicologia.

  • D.

    pedagogia, princípio da integração horizontal e das categorias de conteúdos.

  • E.

    socialização, princípio cognitivo e socioafetivo.

O ensino de Educação Física, segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a área, deve partir das manifestações corporais e de movimento dos alunos e buscar

  • A.

    ampliá-las, aprofundá-las e qualificá-las criticamente.

  • B.

    relacioná-las com a importância de um estilo de vida ativo.

  • C.

    relacioná-las com a promoção da saúde.

  • D.

    ampliar o envolvimento dos alunos com a prática esportiva.

  • E.

    contribuir para o desenvolvimento motor dos alunos.

Considere as duas situações de ensino:

1. O professor apresenta movimentos técnicos de basquetebol, enfatizando os fundamentos e os aspectos táticos de ataque e defesa.

 2. O professor estimula os alunos a resolverem uma situação problema da forma que acharem mais apropriada.

Os modelos apresentados são denominados, respectivamente, da

  • A.

    transformação e da aplicação.

  • B.

    percepção e da transformação.

  • C.

    pedagogia e da cooperação.

  • D.

    reprodução e da transformação.

  • E.

    criatividade e da espontaneidade.

Dentre as concepções mais modernas da Educação Física, uma se baseia na teoria de Piaget, que privilegia um pensamento universalmente conhecido como

  • A.

    racionalista.

  • B.

    desenvolvimentista.

  • C.

    construtivista.

  • D.

    individualista.

  • E.

    comportamentalista.

A atividade aeróbia traz benefícios, como

  • A.

    diminuição da frequência cardíaca em atividade e diminuição da capacidade pulmonar em repouso.

  • B.

    o aumento da frequência cardíaca e da irrigação sanguínea em repouso.

  • C.

    diminuição da pressão arterial e aumento da capacidade intra torácica total.

  • D.

    melhora das possibilidades de desenvolvimento muscular, em detrimento da elasticidade neural.

  • E.

    a diminuição da frequência cardíaca em repouso e o aumento da irrigação sanguínea.

Dentre as formas de trabalho com Educação Física mais difundidas e conhecidas na atualidade, uma busca o desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas, baseados apenas em critérios de desempenho e produtividade, sem levar em consideração a totalidade do ser humano. Esse procedimento gera uma Educação Física que

  • A.

    elimina tendências existentes entre espaço e memória.

  • B.

    estimula a formação de um caráter cooperativo.

  • C.

    acentua a dicotomia entre corpo e mente.

  • D.

    valoriza a construção de um cidadão crítico e participativo.

  • E.

    oferece oportunidade aos menos dotados, não distinguindo os superdotados.

A expressão se movimentar, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física para o Ensino Fundamental, Ciclo II e Ensino Médio, 2008, refere-se

  • A.

    ao fato de que o sujeito é autor dos próprios movimentos, carregados de emoções, desejos e possibilidades.

  • B.

    às atividades com possibilidades de uma grande quantidade de movimentos ginásticos.

  • C.

    a uma cultura de movimento inadequada, pois considera-se apenas o se.

  • D.

    pouco ao repertório dos alunos, pois é individualista.

  • E.

    ao entendimento do movimento relativo ao trabalho doméstico e profissional.

A cultura lúdica, esportiva, gímnica, rítmica e das lutas, por meio do se movimentar

  • A.

    contribui para a reflexão dos aspectos psicológicos e ideológicos dos alunos.

  • B.

    contribui com o alto grau de desempenho físico e esportivo dos alunos do ensino básico.

  • C.

    contribui significativamente como formação relativa apenas ao aspecto físico e assim deve ser estimulada.

  • D.

    ajuda a delimitar a experiência dos alunos, permitindo que a Educação Física restrinja, de forma global, o desenvolvimento físico.

  • E.

    deve proporcionar novas experiências e permitir estabelecer novas significações.

As modalidades esportivas fazem parte do cotidiano dos alunos e estão nas ruas, escolas, clubes e nas matérias televisivas; no entanto, muitos alunos apresentam dificuldade para compreender e analisar, técnica e taticamente, uma partida de alguns esportes. Para superar isso, o professor pode

  • A.

    solicitar aos alunos uma pesquisa sobre a história da modalidade nas revistas esportivas, para discussão em sala.

  • B.

    pedir aos alunos um resumo das principais regras da modalidade em questão, ilustrando com fotos e desenhos.

  • C.

    assistir, com os alunos, a uma partida no campo, torcendo juntos pelo time mais forte.

  • D.

    passar um vídeo da modalidade e solicitar aos alunos a observação das características do jogo, para discussão.

  • E.

    solicitar aos alunos o comparecimento ao estádio ou para entrevistar jogadores da modalidade.

As esteiras e as bicicletas ergométricas representam alternativa ao exercício aeróbio de alto impacto, assim como a hidroginástica, que, além da ausência de impacto com o solo, traz outras vantagens, como aumento da

  • A.

    força, agilidade, coordenação, equilíbrio e criatividade.

  • B.

    resistência muscular e força rápida.

  • C.

    resistência aeróbia e força de membros superiores.

  • D.

    pressão arterial e diminuição das micro varizes.

  • E.

    capacidade cardíaca e grande demanda de oxigênio.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...