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Um dos problemas relacionados à inclusão na Educação Física refere-se ao fato de que crianças e adolescentes da mesma idade têm desenvolvimento diferente, o que pode levar, por exemplo, a que os menores não sejam escolhidos pelos maiores na hora da formação de times. O professor de Educação Física, diante dessa situação, pode interferir por meio dos princípios da
inclusão, da participação e da didática.
inclusão, da diversidade e das categorias de conteúdos.
reciprocidade, das categorias dos conteúdos e princípio da psicologia.
pedagogia, princípio da integração horizontal e das categorias de conteúdos.
socialização, princípio cognitivo e socioafetivo.
O ensino de Educação Física, segundo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a área, deve partir das manifestações corporais e de movimento dos alunos e buscar
ampliá-las, aprofundá-las e qualificá-las criticamente.
relacioná-las com a importância de um estilo de vida ativo.
relacioná-las com a promoção da saúde.
ampliar o envolvimento dos alunos com a prática esportiva.
contribuir para o desenvolvimento motor dos alunos.
Considere as duas situações de ensino:
1. O professor apresenta movimentos técnicos de basquetebol, enfatizando os fundamentos e os aspectos táticos de ataque e defesa.
2. O professor estimula os alunos a resolverem uma situação problema da forma que acharem mais apropriada.
Os modelos apresentados são denominados, respectivamente, da
transformação e da aplicação.
percepção e da transformação.
pedagogia e da cooperação.
reprodução e da transformação.
criatividade e da espontaneidade.
Dentre as concepções mais modernas da Educação Física, uma se baseia na teoria de Piaget, que privilegia um pensamento universalmente conhecido como
racionalista.
desenvolvimentista.
construtivista.
individualista.
comportamentalista.
A atividade aeróbia traz benefícios, como
diminuição da frequência cardíaca em atividade e diminuição da capacidade pulmonar em repouso.
o aumento da frequência cardíaca e da irrigação sanguínea em repouso.
diminuição da pressão arterial e aumento da capacidade intra torácica total.
melhora das possibilidades de desenvolvimento muscular, em detrimento da elasticidade neural.
a diminuição da frequência cardíaca em repouso e o aumento da irrigação sanguínea.
Dentre as formas de trabalho com Educação Física mais difundidas e conhecidas na atualidade, uma busca o desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas, baseados apenas em critérios de desempenho e produtividade, sem levar em consideração a totalidade do ser humano. Esse procedimento gera uma Educação Física que
elimina tendências existentes entre espaço e memória.
estimula a formação de um caráter cooperativo.
acentua a dicotomia entre corpo e mente.
valoriza a construção de um cidadão crítico e participativo.
oferece oportunidade aos menos dotados, não distinguindo os superdotados.
A expressão se movimentar, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino de Educação Física para o Ensino Fundamental, Ciclo II e Ensino Médio, 2008, refere-se
ao fato de que o sujeito é autor dos próprios movimentos, carregados de emoções, desejos e possibilidades.
às atividades com possibilidades de uma grande quantidade de movimentos ginásticos.
a uma cultura de movimento inadequada, pois considera-se apenas o se.
pouco ao repertório dos alunos, pois é individualista.
ao entendimento do movimento relativo ao trabalho doméstico e profissional.
A cultura lúdica, esportiva, gímnica, rítmica e das lutas, por meio do se movimentar
contribui para a reflexão dos aspectos psicológicos e ideológicos dos alunos.
contribui com o alto grau de desempenho físico e esportivo dos alunos do ensino básico.
contribui significativamente como formação relativa apenas ao aspecto físico e assim deve ser estimulada.
ajuda a delimitar a experiência dos alunos, permitindo que a Educação Física restrinja, de forma global, o desenvolvimento físico.
deve proporcionar novas experiências e permitir estabelecer novas significações.
As modalidades esportivas fazem parte do cotidiano dos alunos e estão nas ruas, escolas, clubes e nas matérias televisivas; no entanto, muitos alunos apresentam dificuldade para compreender e analisar, técnica e taticamente, uma partida de alguns esportes. Para superar isso, o professor pode
solicitar aos alunos uma pesquisa sobre a história da modalidade nas revistas esportivas, para discussão em sala.
pedir aos alunos um resumo das principais regras da modalidade em questão, ilustrando com fotos e desenhos.
assistir, com os alunos, a uma partida no campo, torcendo juntos pelo time mais forte.
passar um vídeo da modalidade e solicitar aos alunos a observação das características do jogo, para discussão.
solicitar aos alunos o comparecimento ao estádio ou para entrevistar jogadores da modalidade.
As esteiras e as bicicletas ergométricas representam alternativa ao exercício aeróbio de alto impacto, assim como a hidroginástica, que, além da ausência de impacto com o solo, traz outras vantagens, como aumento da
força, agilidade, coordenação, equilíbrio e criatividade.
resistência muscular e força rápida.
resistência aeróbia e força de membros superiores.
pressão arterial e diminuição das micro varizes.
capacidade cardíaca e grande demanda de oxigênio.
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