Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Santin afirma que a Educação Física é uma ciência e também uma pedagogia, é função de sua inserção no ambiente escolar oferecer ao indivíduo práticas que possibilitem a

  • A.

    ascensão social pela vitória nos esportes.

  • B.

    exploração máxima das capacidades físicas.

  • C.

    compreensão e vivência do corpo.

  • D.

    superação individual e a maturação.

  • E.

    metamorfose social clássica.

Santin afirma que um desafio da Educação Física escolar é desenvolver a sensação e a percepção das grandes harmonias da natureza, que formam um verdadeiro processo de imunização contra qualquer tipo de manipulação emocional e intelectual, protegendo os estudantes do alcoolismo e das drogas. Uma estratégia de aula que pode estimular esse processo perceptivo é

  • A.

    a vitória não recompensada.

  • B.

    o esporte brincado.

  • C.

    a supervalorização do erro.

  • D.

    o respeito às normas sociais.

  • E.

    a valorização de talentos.

Dentre a maneiras de conceber o movimento humano, Santin afirma que:

Assim, mais do que máquina em movimento, o corpo humano é concebido

  • A.

    como uma verdadeira máquina perfeita que pensa e interage com o mundo em que vive.

  • B.

    para pensar, expressar-se e desenvolver toda sorte de manifestações, quer culturais, sentimentais, políticas ou esportivas.

  • C.

    para desenvolver-se fisicamente, culturalmente, emocionalmente e pedagogicamente.

  • D.

    como forma de expressar-se culturalmente através de sua participação em todas as modalidades esportivas.

  • E.

    como forma de expressar sentimentos, sensações, emoções e toda produção cultural da humanidade.

A função social da Educação Física escolar é propiciar aos estudantes, dos diferentes anos do ensino fundamental e médio, a

  • A.

    vivência dos diferentes tipos de atividades intelectuais, culturais e esportivas que fazem parte de seu desenvolvimento natural.

  • B.

    reflexão pedagógica sobre o acervo das formas de representação simbólica das realidades vividas pelo ser humano, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas.

  • C.

    relação com pessoas das mais diferentes classes sociais e com acervos culturais diferenciados.

  • D.

    reflexão sobre todos os conteúdos desenvolvidos durante o curso para aumentar o acervo cultural e esportivo do aluno.

  • E.

    reflexão pedagógica e simbólica sobre as diversas tendências sociais e intelectuais do currículo escolar.

Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35 considere o texto abaixo.

Acerca do papel educativo do esporte no âmbito escolar, pode-se afirmar que

  • A.

    através do esporte, a insensatez do mundo profano potencializa as diferenças tão marcantes no ambiente escolar.

  • B.

    o esporte não deve servir de meio para a transmissão de valores como a inclusão social e a superação de barreiras biológicas e culturais.

  • C.

    uma adequação pedagógica do esporte, com regras e conteúdos simplificados, pode veicular seus aspectos positivos como o respeito a normas e à eliminação de diferenças sociais.

  • D.

    deve ser transmitido aos alunos sem adaptações, visando sempre ao maior rendimento e resultado.

  • E.

    adaptações metodológicas corrompem a ética presente na raiz cultural do esporte, portanto, não devem ser estimuladas.

Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35 considere o texto abaixo.

Com respeito às regras do esporte no âmbito escolar, pode-se afirmar que

  • A.

    transgressões devem ser duramente punidas.

  • B.

    restringem muito o comportamento individual.

  • C.

    não auxiliam na formação de valores.

  • D.

    auxiliam o indivíduo no processo de formação da cidadania.

  • E.

    devem ser extremamente flexíveis.

Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35 considere o texto abaixo.

No texto, abandonar a insensatez do mundo profano significa

  • A.

    mesmo que por um instante, desvincular-se de diferenças criadas culturalmente.

  • B.

    adentrar o ambiente da competição, da perfeição e do recorde.

  • C.

    valorizar as diferenças e a fama individual e atingir o inatingível.

  • D.

    buscar a sensatez na competição, na vitória ou na derrota, na fama ou no obscurantismo.

  • E.

    buscar maior rendimento para conseguir a mobilidade social que a fama possibilita.

De acordo com Denise Bernuzzi Sant'anna in Rúbio e Carvalho, a Educação Física contemporânea derivou das revoluções burguesas e processos pedagógicos europeus dos séculos XVIII e XIX e se desenvolveu valorizando a

  • A.

    autonomia do comportamento social em relação ao contexto político local.

  • B.

    autonomia do corpo humano em relação às forças naturais e sagradas.

  • C.

    relação de interdependência das regras de habilidades culturalmente determinadas.

  • D.

    utilização de padrões repetitivos de movimentos, sem autonomia ou variabilidade.

  • E.

    adequação de padrões motores aos modelos científicos de investigação.

Segundo Roseli A. Cação Fontana in Rúbio e Carvalho, a ginástica foi institucionalizada no século XIX como modelo de educação do corpo no contexto escolar. Sua presença acadêmica era também associada a preceitos de mobilidade, e o aprendizado da submissão do corpo às normas impostas pela ginástica possibilitava ao indivíduo tornar-se

  • A.

    modelo a ser copiado.

  • B.

    disciplinador da sociedade.

  • C.

    submisso ao governo estabelecido.

  • D.

    adepto a preceitos militaristas.

  • E.

    disciplinador de si mesmo.

As habilidades motoras estão vinculadas predominantemente à

  • A.

    maturação do sistema nervoso.

  • B.

    hereditariedade.

  • C.

    estimulação do meio ambiente.

  • D.

    idade cronológica.

  • E.

    iniciação e instrução adequada.

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