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Santin afirma que a Educação Física é uma ciência e também uma pedagogia, é função de sua inserção no ambiente escolar oferecer ao indivíduo práticas que possibilitem a
ascensão social pela vitória nos esportes.
exploração máxima das capacidades físicas.
compreensão e vivência do corpo.
superação individual e a maturação.
metamorfose social clássica.
Santin afirma que um desafio da Educação Física escolar é desenvolver a sensação e a percepção das grandes harmonias da natureza, que formam um verdadeiro processo de imunização contra qualquer tipo de manipulação emocional e intelectual, protegendo os estudantes do alcoolismo e das drogas. Uma estratégia de aula que pode estimular esse processo perceptivo é
a vitória não recompensada.
o esporte brincado.
a supervalorização do erro.
o respeito às normas sociais.
a valorização de talentos.
Dentre a maneiras de conceber o movimento humano, Santin afirma que:
Assim, mais do que máquina em movimento, o corpo humano é concebido
como uma verdadeira máquina perfeita que pensa e interage com o mundo em que vive.
para pensar, expressar-se e desenvolver toda sorte de manifestações, quer culturais, sentimentais, políticas ou esportivas.
para desenvolver-se fisicamente, culturalmente, emocionalmente e pedagogicamente.
como forma de expressar-se culturalmente através de sua participação em todas as modalidades esportivas.
como forma de expressar sentimentos, sensações, emoções e toda produção cultural da humanidade.
A função social da Educação Física escolar é propiciar aos estudantes, dos diferentes anos do ensino fundamental e médio, a
vivência dos diferentes tipos de atividades intelectuais, culturais e esportivas que fazem parte de seu desenvolvimento natural.
reflexão pedagógica sobre o acervo das formas de representação simbólica das realidades vividas pelo ser humano, historicamente criadas e culturalmente desenvolvidas.
relação com pessoas das mais diferentes classes sociais e com acervos culturais diferenciados.
reflexão sobre todos os conteúdos desenvolvidos durante o curso para aumentar o acervo cultural e esportivo do aluno.
reflexão pedagógica e simbólica sobre as diversas tendências sociais e intelectuais do currículo escolar.
Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35 considere o texto abaixo.
Acerca do papel educativo do esporte no âmbito escolar, pode-se afirmar que
através do esporte, a insensatez do mundo profano potencializa as diferenças tão marcantes no ambiente escolar.
o esporte não deve servir de meio para a transmissão de valores como a inclusão social e a superação de barreiras biológicas e culturais.
uma adequação pedagógica do esporte, com regras e conteúdos simplificados, pode veicular seus aspectos positivos como o respeito a normas e à eliminação de diferenças sociais.
deve ser transmitido aos alunos sem adaptações, visando sempre ao maior rendimento e resultado.
adaptações metodológicas corrompem a ética presente na raiz cultural do esporte, portanto, não devem ser estimuladas.
Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35 considere o texto abaixo.
Com respeito às regras do esporte no âmbito escolar, pode-se afirmar que
transgressões devem ser duramente punidas.
restringem muito o comportamento individual.
não auxiliam na formação de valores.
auxiliam o indivíduo no processo de formação da cidadania.
devem ser extremamente flexíveis.
Atenção: Para responder às questões de números 33 a 35 considere o texto abaixo.
No texto, abandonar a insensatez do mundo profano significa
mesmo que por um instante, desvincular-se de diferenças criadas culturalmente.
adentrar o ambiente da competição, da perfeição e do recorde.
valorizar as diferenças e a fama individual e atingir o inatingível.
buscar a sensatez na competição, na vitória ou na derrota, na fama ou no obscurantismo.
buscar maior rendimento para conseguir a mobilidade social que a fama possibilita.
De acordo com Denise Bernuzzi Sant'anna in Rúbio e Carvalho, a Educação Física contemporânea derivou das revoluções burguesas e processos pedagógicos europeus dos séculos XVIII e XIX e se desenvolveu valorizando a
autonomia do comportamento social em relação ao contexto político local.
autonomia do corpo humano em relação às forças naturais e sagradas.
relação de interdependência das regras de habilidades culturalmente determinadas.
utilização de padrões repetitivos de movimentos, sem autonomia ou variabilidade.
adequação de padrões motores aos modelos científicos de investigação.
Segundo Roseli A. Cação Fontana in Rúbio e Carvalho, a ginástica foi institucionalizada no século XIX como modelo de educação do corpo no contexto escolar. Sua presença acadêmica era também associada a preceitos de mobilidade, e o aprendizado da submissão do corpo às normas impostas pela ginástica possibilitava ao indivíduo tornar-se
modelo a ser copiado.
disciplinador da sociedade.
submisso ao governo estabelecido.
adepto a preceitos militaristas.
disciplinador de si mesmo.
As habilidades motoras estão vinculadas predominantemente à
maturação do sistema nervoso.
hereditariedade.
estimulação do meio ambiente.
idade cronológica.
iniciação e instrução adequada.
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