Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A Educação Física deve propiciar aos alunos a compreensão da importância do controle sobre o próprio esforço físico e do direito ao repouso e lazer, para que ele seja, em seu tempo de vida escolar e em sua vida futura,

  • A.

    proativo e implemente ações esportivas diferenciando as pessoas por idade, sexo, raça, religião em jogos e atividades competitivas no local de trabalho.

  • B.

    incluído com relação à sua etnia e sexo no ambiente de trabalho.

  • C.

    possuidor de hábitos saudáveis desde a infância, saiba usufruir de saúde e fique livre das doenças relacionadas ao trabalho.

  • D.

    um trabalhador que produz mais com seu esforço físico e contribui para a empresa que o contratou.

  • E.

    capaz de elaborar um programa de treinamento de ginástica para quem quer emagrecer, ou ficar forte e saudável.

O fluxo de informações, proporcionado pelas novas tecnologias do mundo contemporâneo, caracterizado por grandes transformações, influencia a relação que as pessoas têm com seus corpos e outras pessoas gerando, por vezes,

  • A.

    transformações no mundo do esporte, induzindo as pessoas a buscarem maior prazer em esportes eletrônicos.

  • B.

    reações preconceituosas em relação a diferenças de sexo, etnia e características físicas.

  • C.

    o surgimento de dúvidas com relação a escolha de materiais esportivos utilizados e as novas tecnologias.

  • D.

    distanciamento das quadras esportivas e academias devido à grande miscigenação de raças que passaram a frequentar esses ambientes.

  • E.

    prazer e satisfação com seus aspectos físicos e estéticos, levando ao distanciamento das amizades e relações ligadas à atividade física e aos esportes.

A Leitura de qualquer texto acontece por meio da interpretação e compreensão de certos códigos culturais. O corpo apresenta alguns códigos de comunicação, como os biológicos, que transmitem alterações fisiológicas; os sociais, que envolvem toda comunicação pragmática com finalidades instrucionais e técnicas; e os culturais que se referem a tudo que é criado pelo ser humano a fim de identificá-lo com seu grupo, isto é, com sua produção cultural. Esses códigos não estão isolados uns dos outros; é seu entrecruzamento que garante aos indivíduos desenvolver a

  • A.

    elaboração intelectual e física a fim de que possam se relacionar com o mundo em constante mudança.

  • B.

    compreensão dos sistemas que norteiam a criação das regras dos jogos e competições.

  • C.

    capacidade de construção simbólica necessária para a compreensão do mundo que os cerca.

  • D.

    capacidade de aprender e se aperfeiçoar nos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e cooperativos indispensáveis ao bom rendimento escolar.

  • E.

    maioria das capacidades necessárias ao bom desempenho escolar, e profissional no futuro.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), da Educação Física, apresentam uma proposta que visa a democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliá-la, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore nos alunos dimensões

  • A.

    cognitivas, políticas e afetivas.

  • B.

    práticas, teóricas e socioculturais.

  • C.

    afetivas, contextuais e práticas.

  • D.

    afetivas, socioculturais e esportivas.

  • E.

    afetivas, cognitivas e socioculturais.

Os PCN's da Educação Física consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam

  • A.

    descobrir as reais tendências dos alunos e escolher as atividades mais adequadas para o desenvolvimento dos programas.

  • B.

    dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo ensino-aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.

  • C.

    aprender os fundamentos teóricos e práticos dos esportes mais praticados nos programas escolares.

  • D.

    desenvolver conjuntamente os aspectos relacionados ao desenvolvimento global dos estudantes.

  • E.

    apresentar melhorias estruturais relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

Acerca do processo de aprendizagem do gestual mineiro, é correto afirmar que

  • A.

    a gestualidade contida e econômica é apenas uma das muitas opções oferecidas ao mineiro recém-chegado.

  • B.

    a destreza do bom operário fora conseguida por treinamento fornecido pela empresa que o contratara.

  • C.

    o corpo aprende a gestualidade que é geneticamente determinada, independente das situações e oportunidades sócio-ambientais.

  • D.

    não esbanjar forças e saber distribuí-las adequadamente no espaço e no tempo são aprendizagens dependentes do local em que se está.

  • E.

    a economia gestual oferecida pela mineira mais experiente é uma forma de demonstração da sua superioridade hierárquica.

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

Com respeito à arquitetura das habitações e locais de trabalho e descanso, pode-se afirmar que

  • A.

    exercem controle na constituição do indivíduo e de sua gestualidade.

  • B.

    são levados em consideração pelo trabalhador ao escolher seu emprego.

  • C.

    o ambiente opressor motiva a formação de padrões cognitivos para o máximo de gasto energético.

  • D.

    o movimento humano e as formas como é realizado no trabalho não são modos de exercício do poder.

  • E.

    a estética da retidão e suas implicações políticas sempre estão contidas em projetos arquitetônicos.

Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.

Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.

A repetição de um padrão de movimento, incorporado como comportamento,

  • A.

    pode levar o indivíduo ao desenvolvimento de atitudes menos econômicas para a situação treinada.

  • B.

    não interfere no desempenho das atividades cotidianas individuais e não tem maiores conseqüências cognitivas.

  • C.

    gera uma cadeia processual em que o aprendizado pela observação não é conseqüência inevitável.

  • D.

    transfere padrões do ambiente ao qual é adequado para outros, e pode tornar movimentos a priori desagradáveis, confortáveis.

  • E.

    induz à formação de maior liberdade gestual para a mesma situação, com escolhas em um rol de possibilidades acumuladas.

A capacidade física conhecida como flexibilidade é um importante componente do desempenho muscular e pode ser melhor desenvolvida em adolescentes por meio de exercícios denominados

  • A.

    alongamentos estáticos e dinâmicos.

  • B.

    mobilidade da região abdominal e dorsal.

  • C.

    corridas de longa duração.

  • D.

    flexo-extensão dos cotovelos em apoio no solo.

  • E.

    musculação com pequena carga.

Segundo Santin, uma das atribuições do elemento lúdico nas aulas de Educação Física escolar é

  • A.

    elaborar atos corporais desprovidos de significado.

  • B.

    resgatar a dimensão antecipatória da ação global.

  • C.

    redimir a Educação Física militarista.

  • D.

    corporificar a experiência sensorial.

  • E.

    alcançar as raízes antropológicas do esporte em geral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...