Lista completa de Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A Educação Física deve propiciar aos alunos a compreensão da importância do controle sobre o próprio esforço físico e do direito ao repouso e lazer, para que ele seja, em seu tempo de vida escolar e em sua vida futura,
proativo e implemente ações esportivas diferenciando as pessoas por idade, sexo, raça, religião em jogos e atividades competitivas no local de trabalho.
incluído com relação à sua etnia e sexo no ambiente de trabalho.
possuidor de hábitos saudáveis desde a infância, saiba usufruir de saúde e fique livre das doenças relacionadas ao trabalho.
um trabalhador que produz mais com seu esforço físico e contribui para a empresa que o contratou.
capaz de elaborar um programa de treinamento de ginástica para quem quer emagrecer, ou ficar forte e saudável.
O fluxo de informações, proporcionado pelas novas tecnologias do mundo contemporâneo, caracterizado por grandes transformações, influencia a relação que as pessoas têm com seus corpos e outras pessoas gerando, por vezes,
transformações no mundo do esporte, induzindo as pessoas a buscarem maior prazer em esportes eletrônicos.
reações preconceituosas em relação a diferenças de sexo, etnia e características físicas.
o surgimento de dúvidas com relação a escolha de materiais esportivos utilizados e as novas tecnologias.
distanciamento das quadras esportivas e academias devido à grande miscigenação de raças que passaram a frequentar esses ambientes.
prazer e satisfação com seus aspectos físicos e estéticos, levando ao distanciamento das amizades e relações ligadas à atividade física e aos esportes.
A Leitura de qualquer texto acontece por meio da interpretação e compreensão de certos códigos culturais. O corpo apresenta alguns códigos de comunicação, como os biológicos, que transmitem alterações fisiológicas; os sociais, que envolvem toda comunicação pragmática com finalidades instrucionais e técnicas; e os culturais que se referem a tudo que é criado pelo ser humano a fim de identificá-lo com seu grupo, isto é, com sua produção cultural. Esses códigos não estão isolados uns dos outros; é seu entrecruzamento que garante aos indivíduos desenvolver a
elaboração intelectual e física a fim de que possam se relacionar com o mundo em constante mudança.
compreensão dos sistemas que norteiam a criação das regras dos jogos e competições.
capacidade de construção simbólica necessária para a compreensão do mundo que os cerca.
capacidade de aprender e se aperfeiçoar nos aspectos biológicos, psicológicos, intelectuais e cooperativos indispensáveis ao bom rendimento escolar.
maioria das capacidades necessárias ao bom desempenho escolar, e profissional no futuro.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, (PCNs), da Educação Física, apresentam uma proposta que visa a democratizar, humanizar e diversificar a prática pedagógica da área, buscando ampliá-la, de uma visão apenas biológica, para um trabalho que incorpore nos alunos dimensões
cognitivas, políticas e afetivas.
práticas, teóricas e socioculturais.
afetivas, contextuais e práticas.
afetivas, socioculturais e esportivas.
afetivas, cognitivas e socioculturais.
Os PCN's da Educação Física consideram que a avaliação deve ser algo útil, tanto para o aluno como para o professor, para que ambos possam
descobrir as reais tendências dos alunos e escolher as atividades mais adequadas para o desenvolvimento dos programas.
dimensionar os avanços e as dificuldades dentro do processo ensino-aprendizagem e torná-lo cada vez mais produtivo.
aprender os fundamentos teóricos e práticos dos esportes mais praticados nos programas escolares.
desenvolver conjuntamente os aspectos relacionados ao desenvolvimento global dos estudantes.
apresentar melhorias estruturais relacionadas ao processo ensino-aprendizagem.
Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.
Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.
Acerca do processo de aprendizagem do gestual mineiro, é correto afirmar que
a gestualidade contida e econômica é apenas uma das muitas opções oferecidas ao mineiro recém-chegado.
a destreza do bom operário fora conseguida por treinamento fornecido pela empresa que o contratara.
o corpo aprende a gestualidade que é geneticamente determinada, independente das situações e oportunidades sócio-ambientais.
não esbanjar forças e saber distribuí-las adequadamente no espaço e no tempo são aprendizagens dependentes do local em que se está.
a economia gestual oferecida pela mineira mais experiente é uma forma de demonstração da sua superioridade hierárquica.
Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.
Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.
Com respeito à arquitetura das habitações e locais de trabalho e descanso, pode-se afirmar que
exercem controle na constituição do indivíduo e de sua gestualidade.
são levados em consideração pelo trabalhador ao escolher seu emprego.
o ambiente opressor motiva a formação de padrões cognitivos para o máximo de gasto energético.
o movimento humano e as formas como é realizado no trabalho não são modos de exercício do poder.
a estética da retidão e suas implicações políticas sempre estão contidas em projetos arquitetônicos.
Atenção: Para responder às questões de números 24 a 26 considere o texto abaixo.
Rúbio e Carvalho citam o romance "Germinal" de E. Zola para ilustrar uma situação de aprendizagem. Nessa pas-sagem, uma mineira mais experiente ensina a um recém-che-gado os gestos e movimentos necessários para sua ação otimizada.
... O corpo devia estar inclinado, com os braços bem retesados, de modo que empurrasse com todas as forças, com membros e com quadris. Ele acompanhou-a numa viagem, vendo-a subir, com os quadris caídos e os punhos tão embaixo que parecia trotar a quatro pés... Ela suava, arquejava, estourava por todas as juntas, mas sem uma queixa, com a indiferença do hábito, como se a miséria comum consistisse, para todos, em viverem assim dobrados. [...] mesmo fora das minas, os mineiros acocoravam-se, com os cotovelos nos flancos e as nádegas apoiadas sobre os calcanhares [...] sem sentirem necessidade de um calhau ou de uma tábua para se sentarem.
A repetição de um padrão de movimento, incorporado como comportamento,
pode levar o indivíduo ao desenvolvimento de atitudes menos econômicas para a situação treinada.
não interfere no desempenho das atividades cotidianas individuais e não tem maiores conseqüências cognitivas.
gera uma cadeia processual em que o aprendizado pela observação não é conseqüência inevitável.
transfere padrões do ambiente ao qual é adequado para outros, e pode tornar movimentos a priori desagradáveis, confortáveis.
induz à formação de maior liberdade gestual para a mesma situação, com escolhas em um rol de possibilidades acumuladas.
A capacidade física conhecida como flexibilidade é um importante componente do desempenho muscular e pode ser melhor desenvolvida em adolescentes por meio de exercícios denominados
alongamentos estáticos e dinâmicos.
mobilidade da região abdominal e dorsal.
corridas de longa duração.
flexo-extensão dos cotovelos em apoio no solo.
musculação com pequena carga.
Segundo Santin, uma das atribuições do elemento lúdico nas aulas de Educação Física escolar é
elaborar atos corporais desprovidos de significado.
resgatar a dimensão antecipatória da ação global.
redimir a Educação Física militarista.
corporificar a experiência sensorial.
alcançar as raízes antropológicas do esporte em geral.
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