Questões de Educação Física da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Segundo Neira e Nunes um dos componentes qualitativos da motricidade humana é a coordenação. As características do movimento do aluno que apresenta melhor coordenação motora são

  • A.

    vigor orgânico, amplitude e precisão.

  • B.

    precisão, vigor orgânico e amplitude.

  • C.

    vitalidade, fluência e aceleração.

  • D.

    precisão, economia e fluência.

  • E.

    economia, aceleração e desaceleração.

No ambiente escolar crescem a agressividade e a violência, que Gonçalves afirma estarem relacionadas com

  • A.

    a valorização do movimento presente e questões emergentes no âmbito familiar.

  • B.

    o conhecimento do mundo com base em valores e significados reais dos alunos.

  • C.

    a didática alienada e a aprendizagem abstrata, desligada da experiência dos sentidos.

  • D.

    uma pedagogia que valoriza o processo de internalização de conceitos reais e palpáveis.

  • E.

    a presença de conteúdos cooperativos no planejamento das disciplinas.

Exercícios de lançar e recuperar bolas de diversos tamanhos e cores auxiliam, principalmente, no desenvolvimento da

  • A.

    coordenação óculo-manual.

  • B.

    coordenação fina.

  • C.

    percepção de lateralidade.

  • D.

    noção de profundidade.

  • E.

    noção de equilíbrio.

A busca do desenvolvimento de habilidades motoras e capacidades físicas baseada apenas em critérios de desempenho e produtividade, sem levar em consideração a totalidade do ser humano, gera uma Educação Física que

  • A.

    estimula a formação de um caráter cooperativo grupal.

  • B.

    valoriza a formação de um cidadão crítico e participativo.

  • C.

    elimina tendências dicotômicas entre espaço e memória.

  • D.

    acentua a dicotomia entre corpo e espírito do homem contemporâneo.

  • E.

    oferece oportunidade aos menos dotados e não distingue os superdotados.

No ambiente escolar as diversas disciplinas têm suas especificidades. No caso da Educação Física, pode-se afirmar que seu ato educativo relaciona-se diretamente à

  • A.

    formação da inteligência e do raciocínio.

  • B.

    corporeidade e ao movimento do ser humano.

  • C.

    seleção de talentos esportivos.

  • D.

    compreensão de microestruturas cognitivas.

  • E.

    competição como motivadora social.

Quando o profissional de Educação Física estrutura seu plano de ensino e programa suas aulas, em uma escola, deve considerar a clientela atendida, bem como conhecer a história de seu país e da sociedade, porque

  • A.

    a Educação Física participa de um projeto multidisciplinar da escola.

  • B.

    precisa saber o que os alunos desejam, tendo em vista o local, os recursos disponíveis e o momento que o país está vivendo.

  • C.

    esse entendimento favorece, explica e influencia na construção das técnicas corporais e na percepção da corporeidade.

  • D.

    o desenvolvimento sociocultural e da cidadania dos alunos depende exclusivamente de sua atuação.

  • E.

    somente com essas informações ele pode desenvolver um programa que atenda as determinações da secretaria de governo.

Na elaboração de um programa de Educação Física visando ao desenvolvimento das capacidades físicas, o profissional estaria atingindo esses objetivos com exercícios de

  • A.

    resistência, força e mobilidade.

  • B.

    coragem, mobilidade e força.

  • C.

    velocidade, confiança e flexibilidade.

  • D.

    sociabilidade, coordenação e ritmo.

  • E.

    velocidade, força e resistência.

De acordo com Gonçalves, o conceito de "corpo próprio" de Merleau Ponty é o lugar de confluência do corpo e do espírito, do visível e do invisível, da exterioridade e da interioridade, do homem e do mundo. Assim, nele estão armazenadas experiências

  • A.

    que impossibilitam a criação de novas soluções cognitivas.

  • B.

    sem importância para a interação do indivíduo com o mundo.

  • C.

    que constituem o germe da criatividade e da transformação interior.

  • D.

    estabelecidas por um corpo isolado do ambiente que o rodeia.

  • E.

    relacionadas apenas com habilidades de locomoção espaço-temporal.

Gonçalves afirma que dentro da perspectiva transformadora, o esporte, no ambiente escolar, sem valorizar a competição exacerbada, pode oferecer condições ao professor de Educação Física de proporcionar aos alunos

  • A.

    a vivência concreta de princípios democráticos.

  • B.

    a valorização do individualismo sectário.

  • C.

    experiências abstratas e efêmeras.

  • D.

    a socialização tática específica.

  • E.

    um gestual moderno elitizante.

Considerando a individualidade dos alunos e que possuem velocidades próprias de crescimento e desenvolvimento, o professor de Educação Física deve sempre planejar sua ação

  • A.

    ministrando aulas e atividades, cujas tarefas apresentem longa duração para atingir os objetivos propostos.

  • B.

    proporcionando atividades lúdicas escolhidas pelo grupo de alunos.

  • C.

    ministrando aulas, cujas tarefas apresentem baixa intensidade e sejam adequadas para turmas homogêneas.

  • D.

    observando o desempenho de todos e agrupando-os segundo as habilidades apresentadas para os esportes.

  • E.

    ministrando aulas e atividades que atendam às características do grupo e que sejam adequadas ao objetivo proposto.

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