Questões sobre Administração em Enfermagem

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Na organização do trabalho em saúde por equipes, identificam-se dois tipos diferentes de trabalho em equipe: aquela na qual se observa a busca de articulação das ações e de interação dos profissionais, e a outra, em que ocorrem a justaposição das ações e o mero agrupamento de agentes. Segundo Ciampone e Peduzzi (2010), essas equipes são denominadas, respectivamente, como:

  • A.

    equipe comunicação e equipe sociotécnica.

  • B.

    equipe integração e equipe agrupamento.

  • C.

    equipe dinâmica e equipe das especialidades.

  • D.

    equipe motivacional e equipe do desdobramento do trabalho.

  • E.

    equipe congregadora e equipe segregadora.

Historicamente, a produção das informações em saúde em nosso país deu-se de forma centralizada. Esse fato, possivelmente, deve-se a quatro razões principais: a) no início dos anos 60 a centralização da produção das informações foi tomada como estratégia nacional para a padronização e melhoria da qualidade das estatísticas disponíveis no país; b) a tecnologia de informática disponível no momento da criação dos sistemas de informações baseava-se nos main-frames, fato que já colaborava para uma forte centralização da produção de dados; c) existência de poucos recursos humanos disponíveis para a gestão e produção das informações; d) forte centralização política nos anos de chumbo, época em que vários destes sistemas foram criados. Assinale a alternativa que apresenta o principal fator limitante do potencial de uso dos sistemas de informação em saúde:

  • A.

    Quando as informações produzidas forem utilizadas para endossar o discurso político.

  • B.

    A descentralização das informações em saúde é perigosa na medida em que diferentes municípios podem ter diferentes mecanismos de sistematização das informações.

  • C.

    Quando o processo de descentralização da produção e gestão das informações em saúde se der de uma forma burocrática, apenas como uma forma de garantir o repasse de recursos do SUS.

  • D.

    Quando os sistemas de informação em saúde apresentam informações diferentes de outros sistemas, como por exemplo, o IBGE.

  • E.

    Quando os gestores de organizações de saúde empregam as informações para justificar decisões de gestão.

Rivera e Artman (1999, pp. 364-5) apresentaram algumas proposições – fundadas em Habermas – que precisam ser contempladas quando se faz gestão estratégica em saúde, a saber:

I. Análise da cultura enquanto componente de viabilidade de um projeto, objetivando uma metodologia de escuta da cultura.

II. Desenvolvimento de habilidades de liderança e de negociação, que configuram junto com o trabalho cultural o campo do que denominamos gestão pela escuta.

III. Possibilidades de diálogo entre o planejamento situacional e os enfoques da administração estratégica e do planejamento estratégico corporativo.

IV. O resgate da subjetividade no campo da gestão, em processos de construção coletiva de projetos institucionais, a partir do conceito amplo de razão.

Assinale a alternativa que sintetiza a prática/ação necessária em processos de Planejamento Estratégico em organizações de saúde:

  • A.

    Aprendizagem contínua.

  • B.

    Comunicação

  • C.

    Cultura organizacional.

  • D.

    Participação.

  • E.

    Negociação.

O Hospital Vida Longa, especializado no atendimento à pessoa idosa está passando por avaliação do sistema de Acreditação Hospitalar. Um dos indicadores aponta diversos apontamentos de não conformidade. Para os gestores, essas mudanças precisavam começar pelas pessoas e o primeiro item a ser trabalhado era a Garantia da Qualidade. Os requisitos para Garantia da Qualidade no 2º Nível são:

I. Manual(is) de normas, rotinas e procedimentos documentado(s), atualizado(s) e disponível(is).

II. Grupo de trabalho capacitado para a melhoria de processos e integração institucional, com evidências de sua atuação.

III. Análise crítica dos processos, procedimentos e resultados organizacionais.

Considerando o exposto e a Gestão por Competências, assinale a alternativa mais adequada quanto ao Treinamento e Desenvolvimento no Hospital Vida Longa:

  • A.

    Uma capacitação voltada à Gestão da Qualidade é suficiente, visto que os recursos são escassos para outras capacitações.

  • B.

    Não há necessidade de capacitação dos profissionais. É preciso apenas desenvolver os Manuais de Normas, rotinas e procedimentos. Se esses manuais forem desenvolvidos as pessoas tendem a se orientar por eles.

  • C.

    Desenvolver pessoas para trabalhar em acordo com o Balanced Scorecard (BSC).

  • D.

    Como a qualidade está relacionada ao serviço que se presta, nesse caso é recomendada a capacitação sobre Como Trabalhar com Pessoas Idosas.

  • E.

    Duas capacitações são fundamentais: Gestão da Qualidade e Gestão por Processos.

A administração da logística hospitalar atende simultaneamente a requisitos financeiros e operacionais exigindo uma abordagem estratégica e operacional que possa abranger toda a cadeia de suprimentos levando a resultados globais e não setoriais. Dessa maneira, gerir de maneira adequada a cadeia de suprimentos de um hospital público consiste em:

  • A.

    Dispor de um Sistema de Informações que possibilite informações mais precisas aumentando a possibilidade de otimização dos estoques.

  • B.

    Ter acessibilidade e poder de barganha com os fornecedores de suprimentos e medicamentos.

  • C.

    Monitorar o sistema de distribuição interno, pois quanto mais unidades de estoque existem maiores será a dificuldade no seu gerenciamento.

  • D.

    Manter a continuidade e qualidade do atendimento, o baixo custo de aquisição, a alta rotatividade e controle dos estoques, a qualidade dos itens adquiridos e a otimização dos recursos envolvidos no abastecimento.

  • E.

    Utilizar indicadores para monitoramento da cadeia de suprimentos, tais como: Giro de Estoque, Custo dos Pedidos.

Três enfermeiros dividem a tarefa de provisão de material e equipamentos necessários às ações de enfermagem em partes inversamente proporcionais ao tempo de serviço. Se para esta tarefa são dispensadas 44 horas por semana, e os tempos de serviço são 3, 6 e 9 anos, então o enfermeiro que tem mais tempo de serviço dedica

  • A.

    4 horas por semana para esta tarefa.

  • B.

    8 horas por semana para esta tarefa.

  • C.

    10 horas por semana para esta tarefa.

  • D.

    12 horas por semana para esta tarefa.

As equipes mais adequadas para o desenvolvimento de projetos de edifícios hospitalares (novos ou reformas) são:

  • A.

    As multifuncionais.

  • B.

    As multidisciplinares.

  • C.

    As complexas.

  • D.

    As que concentram engenheiros e arquitetos.

  • E.

    As que concentram arquitetos e médicos.

Em geral, as organizações de saúde (que são realidades hipercomplexas) têm uma disposição centralizadora do poder, fomentando processos de comunicação pouco transversais e colocando em relação apenas os iguais. Dessa forma, a organização se reproduz, pois se mantém sustentada sobre linhas de forças que apenas reverberam aquilo que já está instituído. Uma nova arquitetura deveria permitir a ampliação da superfície de contato entre as pessoas, possibilitando o encontro das diferenças. Essa orientação se sustenta pelo argumento de que os objetos com que os trabalhadores lidam são complexos (risco de adoecer e doenças) o que exige ação interdisciplinar. A ação interdisciplinar necessita da organização de espaços para o encontro e composição nas diferenças para arranjar formas de intervenção que articulem os diferentes territórios de saberes e práticas (Ministério da Saúde, 2009).

O modelo de gestão sugerido pelo Ministério da Saúde é denominado de:

  • A.

    Gestão democrática.

  • B.

    Gestão participativa.

  • C.

    Gestão interdisciplinar.

  • D.

    Gerência com agenda aberta.

  • E.

    Gestão por conflitos.

Sabendo-se que o técnico de enfermagem colabora junto ao enfermeiro nas ações de supervisão em enfermagem, quando se utiliza o modelo de gestão compartilhada, o princípio da autoridade com responsabilidade é aplicado, na situação em que

  • A.

    uma tarefa é delegada pelo supervisor sem consultar o colaborador.

  • B.

    a responsabilidade sobre as ações do colaborador é exclusivamente do supervisor.

  • C.

    os relacionamentos entre supervisores e subordinados são verticais e não horizontais.

  • D.

    a atitude do colaborador é totalmente controlada pela instituição.

  • E.

    o profissional tem autonomia, autoridade e controle sobre as suas ações visando bons resultados.

Assinale a alternativa que corresponde ao conceito central abordado pelo texto Custos na Ponta do Bisturi:

  • A.

    Eficácia.

  • B.

    Racionalismo

  • C.

    Eficiência.

  • D.

    Efetividade.

  • E.

    Processo.

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