Questões sobre Administração em Enfermagem

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Uma Instituição de saúde ao ser Auditada, apresentou não conformidades relacionadas às distorções que implicavam prejuízo relativo ao usuário, por deficiência do serviço, sem risco a sua vida, não caracterizada por dolo e nem ato lesivo ao SUS. Foi,assim notificada pela primeira vez e a penalidade a ser aplicada será:

  • A.

    Suspensão temporária do encaminhamento de usuário de até 60 dias ou a rescisão do ajuste, convênio ou contrato.

  • B.

    Rescisão do ajuste, convênio ou contrato respectivo, com multa do valor anual contratado.

  • C.

    Declaração de inidoneidade aplicada pelo gestor Estadual do SUS após julgamento do processo.

  • D.

    Advertência escrita, multa e impugnação das despesas discriminando o motivo da glosa.

  • E.

    Aplicação de dois a vinte dias de multa.

Um enfermeiro auditor deve consultar a quantidade de leitos de UTI contratada pelo SUS com o objetivo de comparar com outros relatórios, a fim de obter a média de permanência do hospital e a taxa de ocupação pública.

Ele deve consultar o relatório:

  • A.

    Demonstrativo de AIH pagas no processamento.

  • B.

    De procedimentos especiais.

  • C.

    Comparativo entre procedimento solicitado / realizado.

  • D.

    De frequência de procedimentos.

  • E.

    De dados cadastrais do hospital.

Para o enfermeiro auditor, é importante conhecer as ferramentas usadas na análise de contas hospitalares. Dentre estas ferramentas, destacam-se as que determinam índices mínimos para os procedimentos médicos, definindo seus honorários, mediante coeficientes para cada procedimento e está publicada na:

  • A.

    Revista Simpro.

  • B.

    Revista Brasíndice.

  • C.

    Resolução 1.638/2002 do CFM.

  • D.

    Tabela da AMB.

  • E.

    Resolução 1.614/2002 do CFM.

Na verificação in loco da auditoria operativa hospitalar, a conduta da visita dos auditores é:

  • A.

    Checar a existência de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

  • B.

    Analisar até 10% dos prontuários dos pacientes internados.

  • C.

    Formular críticas sobre a assistência prestada junto ao paciente e seus familiares.

  • D.

    Visitar no mínimo 30% dos pacientes internados.

  • E.

    Realizar o exame físico de no mínimo 10% dos pacientes internados.

Na elaboração da conta hospitalar, a anotação correta das diárias possui papel importante para o processo de cobrança. Na composição da diária de um berçário normal de recém-nascido deve constar o item:

  • A.

    O monitor cardíaco.

  • B.

    O nebulizador.

  • C.

    O desfibrilador.

  • D.

    A bomba de infusão.

  • E.

    O controle de sinais vitais.

Na auditoria operativa hospitalar em unidades do serviço público, a verificação in loco deve contemplar, entre outros itens, a verificação da existência do registro da evolução na ficha de Consulta de Enfermagem.

 Baseado na Resolução COFEN 159/1993, que dispõe da Consulta de Enfermagem esta obrigatoriedade é devida:

  • A.

    À composição da consulta, que compreende o histórico, o exame físico, a implementação da assistência e a evolução de enfermagem.

  • B.

    À utilização pelo enfermeiro, durante a consulta, de componentes do método científico para identificar situações de saúde-doença, prescrever e implementar medidas de enfermagem.

  • C.

    Ao caráter disciplinador e fiscalização do COFEN e dos conselhos regionais sobre o exercício das atividades nos serviços de enfermagem do país.

  • D.

    Aos fundamentos da consulta de enfermagem, que incluem os princípios de universalidade, equidade, resolutividade e integralidade das ações de saúde promovidas pelo enfermeiro.

  • E.

    À institucionalização da consulta como um processo da prática de enfermagem, na perspectiva de concretizar um modelo assistencial adequado às necessidades de saúde da população.

A liderança de enfermagem no modelo participativo é um processo que envolve componentes para o alcance de metas. São componentes fundamentais:

  • A.

    ação burocrática e patronal.

  • B.

    tomada de decisão e marketing.

  • C.

    comando e coerção.

  • D.

    imposição e comando.

  • E.

    tomada de decisão e facilitação.

As atividades desenvolvidas pelo Auxiliar de Serviços Médicos são o atendimento ao público, agendamento de consultas e o recebimento, registro e arquivamento de documentos. A senhora Carmem Pelúsio trabalha como auxiliar de serviços médicos no Hospital Municipal, setor de agendamento de consultas. Das alternativas abaixo assinale a que não está de acordo com um comportamento ético.

  • A.

    Não comprometer seus superiores tomando medidas drásticas sem consultá-los;

  • B.

    Ao atender um usuário ser cordial e prestativo, mas poderá discretamente dá preferência aos amigos ou parentes.

  • C.

    Saber ouvir, criar empatia, ter cuidado com as palavras utilizadas.

  • D.

    Não falar mal da instituição em que trabalha, do chefe, dos colegas de trabalho ou de clientes.

  • E.

    Evitar os comentários maliciosos ou maldosos sobre alguém ou alguma coisa no ambiente de trabalho.

Quando se trata de planejar a organização de um arquivo ou fichário, os elementos constantes de um documento a considerar são:

  • A.

    as informações, os nomes e numeração em ordem decrescente.

  • B.

    numeração em ordem crescente, ordem alfabética e informações gerias sobre o conteúdo do documento

  • C.

    ordem alfabética, ordem geográfica, ordem numérica (simples ou cronológica),ordem de assunto.

  • D.

    nome (do remetente do destinatário ou da pessoa a quem se refere o documento), local, número, data e assunto.

  • E.

    índice alfabético, numeração romana e divisão das pastas por assuntos.

O programa de educação continuada que visa adequar os conhecimentos e os procedimentos técnicos de enfermagem, ajustando-os às demandas geradas pelo progresso científico e tecnológico tem como objetivo imediato

  • A.

    demitir o trabalhador que apresenta desempenho regular.

  • B.

    eliminar comportamentos agressivos da equipe de trabalho.

  • C.

    aumentar a competitividade entre os trabalhadores.

  • D.

    diminuir os níveis hierárquicos existentes na instituição.

  • E.

    atualizar o trabalhador frente às mudanças e às necessidades do serviço.

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