Lista completa de Questões sobre Administração em Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Uma Instituição de saúde ao ser Auditada, apresentou não conformidades relacionadas às distorções que implicavam prejuízo relativo ao usuário, por deficiência do serviço, sem risco a sua vida, não caracterizada por dolo e nem ato lesivo ao SUS. Foi,assim notificada pela primeira vez e a penalidade a ser aplicada será:
Suspensão temporária do encaminhamento de usuário de até 60 dias ou a rescisão do ajuste, convênio ou contrato.
Rescisão do ajuste, convênio ou contrato respectivo, com multa do valor anual contratado.
Declaração de inidoneidade aplicada pelo gestor Estadual do SUS após julgamento do processo.
Advertência escrita, multa e impugnação das despesas discriminando o motivo da glosa.
Aplicação de dois a vinte dias de multa.
Um enfermeiro auditor deve consultar a quantidade de leitos de UTI contratada pelo SUS com o objetivo de comparar com outros relatórios, a fim de obter a média de permanência do hospital e a taxa de ocupação pública.
Ele deve consultar o relatório:
Demonstrativo de AIH pagas no processamento.
De procedimentos especiais.
Comparativo entre procedimento solicitado / realizado.
De frequência de procedimentos.
De dados cadastrais do hospital.
Para o enfermeiro auditor, é importante conhecer as ferramentas usadas na análise de contas hospitalares. Dentre estas ferramentas, destacam-se as que determinam índices mínimos para os procedimentos médicos, definindo seus honorários, mediante coeficientes para cada procedimento e está publicada na:
Revista Simpro.
Revista Brasíndice.
Resolução 1.638/2002 do CFM.
Tabela da AMB.
Resolução 1.614/2002 do CFM.
Na verificação in loco da auditoria operativa hospitalar, a conduta da visita dos auditores é:
Checar a existência de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.
Analisar até 10% dos prontuários dos pacientes internados.
Formular críticas sobre a assistência prestada junto ao paciente e seus familiares.
Visitar no mínimo 30% dos pacientes internados.
Realizar o exame físico de no mínimo 10% dos pacientes internados.
Na elaboração da conta hospitalar, a anotação correta das diárias possui papel importante para o processo de cobrança. Na composição da diária de um berçário normal de recém-nascido deve constar o item:
O monitor cardíaco.
O nebulizador.
O desfibrilador.
A bomba de infusão.
O controle de sinais vitais.
Na auditoria operativa hospitalar em unidades do serviço público, a verificação in loco deve contemplar, entre outros itens, a verificação da existência do registro da evolução na ficha de Consulta de Enfermagem.
Baseado na Resolução COFEN 159/1993, que dispõe da Consulta de Enfermagem esta obrigatoriedade é devida:
À composição da consulta, que compreende o histórico, o exame físico, a implementação da assistência e a evolução de enfermagem.
À utilização pelo enfermeiro, durante a consulta, de componentes do método científico para identificar situações de saúde-doença, prescrever e implementar medidas de enfermagem.
Ao caráter disciplinador e fiscalização do COFEN e dos conselhos regionais sobre o exercício das atividades nos serviços de enfermagem do país.
Aos fundamentos da consulta de enfermagem, que incluem os princípios de universalidade, equidade, resolutividade e integralidade das ações de saúde promovidas pelo enfermeiro.
À institucionalização da consulta como um processo da prática de enfermagem, na perspectiva de concretizar um modelo assistencial adequado às necessidades de saúde da população.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
A liderança de enfermagem no modelo participativo é um processo que envolve componentes para o alcance de metas. São componentes fundamentais:
ação burocrática e patronal.
tomada de decisão e marketing.
comando e coerção.
imposição e comando.
tomada de decisão e facilitação.
As atividades desenvolvidas pelo Auxiliar de Serviços Médicos são o atendimento ao público, agendamento de consultas e o recebimento, registro e arquivamento de documentos. A senhora Carmem Pelúsio trabalha como auxiliar de serviços médicos no Hospital Municipal, setor de agendamento de consultas. Das alternativas abaixo assinale a que não está de acordo com um comportamento ético.
Não comprometer seus superiores tomando medidas drásticas sem consultá-los;
Ao atender um usuário ser cordial e prestativo, mas poderá discretamente dá preferência aos amigos ou parentes.
Saber ouvir, criar empatia, ter cuidado com as palavras utilizadas.
Não falar mal da instituição em que trabalha, do chefe, dos colegas de trabalho ou de clientes.
Evitar os comentários maliciosos ou maldosos sobre alguém ou alguma coisa no ambiente de trabalho.
Quando se trata de planejar a organização de um arquivo ou fichário, os elementos constantes de um documento a considerar são:
as informações, os nomes e numeração em ordem decrescente.
numeração em ordem crescente, ordem alfabética e informações gerias sobre o conteúdo do documento
ordem alfabética, ordem geográfica, ordem numérica (simples ou cronológica),ordem de assunto.
nome (do remetente do destinatário ou da pessoa a quem se refere o documento), local, número, data e assunto.
índice alfabético, numeração romana e divisão das pastas por assuntos.
O programa de educação continuada que visa adequar os conhecimentos e os procedimentos técnicos de enfermagem, ajustando-os às demandas geradas pelo progresso científico e tecnológico tem como objetivo imediato
demitir o trabalhador que apresenta desempenho regular.
eliminar comportamentos agressivos da equipe de trabalho.
aumentar a competitividade entre os trabalhadores.
diminuir os níveis hierárquicos existentes na instituição.
atualizar o trabalhador frente às mudanças e às necessidades do serviço.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...