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Um enfermeiro auditor, quando verificava a prestação dos serviços de saúde, observou situação imprópria/irregular, como procedimentos cobrados diferentes dos tratamentos realizados. Neste caso, ele deve sugerir a glosa do tipo:
total.
intermitente.
parcial.
administrativa.
irregular.
De acordo com a Resolução COFEN nº 266/2001, que aprova as atividades do Enfermeiro Auditor, analise as afirmativas abaixo:
I. O enfermeiro auditor, segundo a autonomia legal, conferida pela Lei e Decretos que tratam do exercício profissional de enfermagem, para exercer sua função, depende da presença de outros profissionais.
II. O enfermeiro auditor, para executar suas funções de auditoria, tem o direito de acesso ao prontuário do paciente e toda documentação que se fizer necessária.
III. A competência do enfermeiro, na função de auditor, abrange todos os níveis em que há a presença da atuação de profissionais de enfermagem.
IV. O enfermeiro auditor poderá interferir nos registros do prontuário do paciente com a finalidade de coibir qualquer prejuízo relativo à assistência de enfermagem.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I, II e IV.
II e III.
III e IV.
II, III e IV.
A curva ABC, baseada nas teorias econômicas do italiano Vifredo Pareto, é uma importante ferramenta para a administração de materiais. Neste sentido, analise o gráfico abaixo, que representa o conceito utilizado para a curva ABC.
A opção correta acerca das características da classificação ABCé:
Os itens da classe A, apesar de maior custo ou investimento, estão em menor número, e, por isso, possuem menor importância quanto à forma de gerenciá-los.
Na classe A, os itens correspondem a 20% do custo e possuem pouca importância no gerenciamento de materiais e controle de estoque.
Os itens da classe B correspondem a 50% do total dos itens, sendo, então, considerados de alta prioridade
A classe C corresponde a 50% do total de itens e 5%do valor.
Na classe B, estão os itens considerados economicamente valiosos, já que 50% dos itens correspondem a 95% do valor.
O planejamento é utilizado nas atividades de gestão em enfermagem. Dentre os diversos tipos de planejamento, destaca-se o
reativo: leva-se em consideração o passado, presente e futuro da organização.
inativismo: forma na qual os membros aguardam o surgimento do problema para iniciar o planejamento.
ativismo: utiliza-se da tecnologia como instrumento para acelerar a mudança e orientação para o futuro.
pós-ativo: ocorre a partir da existência de problemas e mantém posição de conforto após resolução.
pós-reativo: caracterizado pela manutenção do status quo do ambiente, aguardando mudanças futuras que ocorrerão de forma lenta e gradual.
O acolhimento é recurso importante para a humanização dos serviços de saúde e requer uma nova atitude de mudança no fazer em saúde, considerando:
I. a reorganização do serviço de saúde a partir da problematização dos processos de trabalho, de modo a possibilitar a intervenção de toda a equipe multiprofissional, encarregada da escuta e da resolução do problema do usuário;
II. as mudanças estruturais na forma de gestão do serviço de saúde, ampliando os espaços democráticos de discussão, de escuta, trocas e decisões coletivas;
III. a postura de escuta e compromisso em dar respostas às necessidades de saúde trazidas pelo usuário, valorizando a cultura, saberes e a capacidade de avaliar riscos.
É correto o que consta em
I e II, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
Para realizar treinamento dos funcionários, o enfermeiro deve ter conhecimento de alguns princípios pedagógicos:
I A educação continuada tem um caráter coercivo, o que permite aos funcionários a expressão de suas necessidades.
II. A fixação de dados é maior quando se utiliza o método de ensino oral e visual simultaneamente.
III. Evitar troca mútua de experiência entre os funcionários, o que dificulta atingir uma meta de consenso.
IV. A retenção mnemônica é maior através da audição que do que da visão.
Marque o que deve facilitar a aprendizagem:
I,II,IV.
II.
III e IV.
III
A Finalidade da auditoria de sistemas de saúde de acordo com O ParticipaSus é:
Contribuir para a regulação do SUS,no que se refere estritamente a alocação e utilização dos recursos financeiros.
Acompanhar e controlar as ações e serviços de saúde de maior complexidade oferecida á população no âmbito do SUS.
Coordenar as ações técnicas e serviços de saúde do SUS oferecidas nos estados e municípios.
Fortalecer o SUS,contribuindo para a alocação e utilização adequada dos recursos, a garantia do acesso e a qualidade da atenção á saúde oferecida aos cidadãos.
Implantar um sistema de avaliação da aplicação dos recursos financeiros alocados nos serviços de saúde.
Na auditoria da assistência ambulatorial, o documento utilizado pelo enfermeiro auditor para avaliar a compatibilidade entre a capacidade operacional e a programação físico-orçamentária da unidade, o nível de hierarquia e os serviços prestados, chamase:
Relatório Síntese de Produção Ambulatorial.
Relatório de Frequência de Procedimentos.
Sistema de Informação de Atenção Ambulatorial.
Relatório de Acompanhamento da Programação Físico Orçamentária.
Situação Cadastral da Unidade.
Glosa significa cancelamento ou recusa parcial ou total, de orçamento, conta ou verba por serem considerados pelo auditor ilegais ou indevidos. A glosa administrativa é aplicada quando o enfermeiro auditor de serviços de saúde detecta:
Não conformidade na apresentação dos valores referentes aos serviços prestados.
Falta de interação entre o plano de saúde e o prestador de serviço.
Apresentação irregular dos valores referentes aos medicamentos utilizados.
Cobrança de procedimentos como medicamentos.
Conformidades na relação de consumo entre a operadora de saúde e o profissional de saúde.
O enfermeiro auditor ao realizar uma avaliação de uma unidade hospitalar, encontrou no prontuário de alguns pacientes, não conformidades entre o registro de informações relacionadas aos procedimentos realizados durante a internação e, os protocolos técnicos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde, que resultaram em prejuízo financeiro. As não conformidades encontradas pelo enfermeiro são classificadas como:
Distorções
Irregularidades
Impropriedades.
Improbidades.
Discrepâncias.
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