Lista completa de Questões sobre Administração em Enfermagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Considerando os conceitos preliminares do trabalho de auditoria estabelecidos pelo Ministério da Saúde, relacione as colunas:
(I) Controle
(II) Regulação
(III)Ação preventiva
(IV)Ação corretiva
(V)Fiscalização
( ) É a função de fortalecimento da capacidade de gestão que institui ao poder público o desenvolvimento de sua capacidade sistemática em responder às demandas de saúde em seus diversos níveis e etapas do processo de assistência, de forma a integrá- la às necessidades sociais e coletivas.
( ) Consiste em submeter à atenta vigilância a execução de atos e disposições da legislação pelo exercício da função fiscalizadora.
( ) Consiste no monitoramento de processos (normas e eventos) para verificar a conformidade dos padrões estabelecidos e detectar situações de alarme que requeiram uma ação avaliativa, detalhada e profunda.
( ) É a atuação objetiva sobre uma não conformidade potencial, evitando sua ocorrência.
( ) É a eliminação da causa de uma não conformidade evitando sua recorrência.
A sequência correta, de cima para baixo é:
I; III; V; IV; II.
II; V; I; III; IV.
III, II, IV; V; I.
IV; I, II; V; III.
V; I; II; IV; III.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A busca de uma solução adequada para destinação correta dos resíduos dos serviços de saúde constitui uma medida extremamente importante para o dia a dia de uma unidade hospitalar, contribuindo para manter a saúde pública, recuperar o ambiente e melhorar a qualidade de vida dentro e fora dos hospitais. (GIASANTE E LIMA, 2008, p. 170).
A responsabilidade do administrador no manejo dos resíduos produzidos na instituição de saúde envolve, da geração até a disposição final:
O armazenamento, que consiste na coleta e translado dos resíduos dos pontos de geração até o local destinado ao armazenamento.
A segregação, que consiste na guarda temporária dos recipientes contendo os resíduos já acondicionados, em local próximo aos pontos de geração.
A segregação, que consiste na separação dos resíduos no momento e local de sua geração, de acordo com a classificação adotada.
O tratamento, que consiste na aplicação de método, técnica ou processo que elimine as características dos riscos inerentes aos resíduos, reduzindo o risco de contaminação, de acidentes ocupacionais ou de dano ao ambiente. Órgãos do meio ambiente e vigilância sanitária fiscalizam os padrões, mas não há necessidade de licenciamento ambiental para o tratamento dos resíduos.
O tratamento, que não pode ser aplicado no próprio estabelecimento gerador.
Quanto à auditoria operacional, pode-se dizer que é umtipo de auditoria que:
avalia os sistemas de saúde, observados aspectos de eficiência, eficácia e efetividade.
examina a legalidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos a sua jurisdição quanto aos aspectos assistencial, contábil, financeiro, orçamentário e patrimonia
presta serviços na área ambulatorial e hospitalar através de contratos, convênios, acordos, ajustes ou instrumentos similares firmados pelas secretarias de saúde.
se estabelece pela forma de operacionalização e de acordo com a origem dos profissionais que nela atuam.
é realizada para apurar denúncias ou para atender a alguma demanda específica.
O Relatório de Auditoria é o documento formal e técnico que tem por finalidade relatar os fatos observados dos dados obtidos e das análises efetuadas sobre o desempenho do auditado, ensejando, como produto final, sugestões e/ou recomendações. Todas as não conformidades constatadas devem gerar recomendações de ações:
punitivas.
críticas
coativas.
corretivas.
contemplativas.
Em relação à Auditoria Operativa, é correta a afirmativa:
É a verificação dos fatos através da análise processual para apontar sugestões ou soluções criativas, inovadoras e eficazes para um problema determinado.
É a identificação quantitativa e qualitativa dos resultados obtidos em relação aos objetivos fixados nos programas de saúde e na adequação de parâmetros de qualidade, resolutividade, eficiência e eficácia estabelecidos pelos órgãos competentes.
Compreende a atividade desenvolvida na própria unidade onde as ações e os serviços são realizados, mediante a observação direta dos controles internos, fatos, dados, documentos e situações encontradas
É a atividade realizada, sob ação orientadora, sobre um produto final numa fase determinada de um processo ou projeto, visando detectar falhas ou desvios
Tem como objetivo prestar informações operacionais sobre determinada atividade ou procedimento técnico, utilizando-se de um roteiro/protocolo contendo os passos a serem executados para o desenvolvimento do trabalho de campo, pertinentes ao caso.
Na auditoria da assistência ambulatorial, o documento utilizado pelo enfermeiro auditor, que permite identificar erros de preenchimento, desatualização do cadastro, cobranças indevidas e distorções na programação chama-se:
Relatório Síntese da Produção Ambulatorial.
Relatório de Frequência de Procedimentos.
Sistema de Informação de Atenção Ambulatorial.
Relatório de Acompanhamento da Programação Físico-Orçamentária.
Situação Cadastral da Unidade.
Um dos objetivos da auditoria operativa é identificar distorções, promover correções e buscar um aperfeiçoamento do atendimento médico hospitalar ou ambulatorial, procurando obter melhor relação custo/benefício na política de atendimento das necessidades do paciente. Em hospitais que dispõem de serviço de atendimento de urgência em oftalmologia, cadastrados no SUS, o auditor deverá atentar que NÃO poderá ser cobrado como procedimentos de urgência:
retirada de corpo estranho.
processos inflamatórios de aparecimento súbito.
queda repentina da acuidade visual.
teste de visão subnormal.
acidentes com lesões oculares.
Um estabelecimento de saúde atende ao cumprimento dos requisitos básicos da qualidade assistencial quanto à habilitação do corpo funcional, à segurança nas ações assistenciais, à estrutura básica adequada à demanda e ao perfil da instituição. De acordo com o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, esse estabelecimento de saúde foi avaliado como
nível 1.
nível 3.
nível 5.
complexidade zero.
complexidade básica.
A atividade realizada sobre um produto final numa fase determinada de um processo ou projeto, visando a detectar falhas ou desvios é denominada:
perícia.
inspeção.
supervisão.
acompanhamento.
auditoria.
A Resolução COFEN no 376/2011, que dispõe sobre a participação da equipe de enfermagem no processo de transporte de pacientes em ambiente interno aos serviços de saúde, estabelece que
na assistência intensiva, há necessidade de um enfermeiro e de um técnico de enfermagem para assistirem o paciente durante o transporte e de um auxiliar de enfermagem para a condução da maca.
na assistência intermediária, há necessidade de um técnico de enfermagem para assistir o paciente durante o transporte.
na assistência mínima, há necessidade de um enfermeiro para assistir o paciente durante o transporte e de um pessoal de apoio (maqueiro) para a condução da maca.
a responsabilidade pelas ações desenvolvidas pelo pessoal de apoio (maqueiro) é da equipe de enfermagem.
a responsabilidade pela condução do meio (cadeira de rodas ou maca) em que o paciente está sendo transportado, é de competência do profissional de enfermagem de nível médio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...