Lista completa de Questões de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Ser enfermeiro é sinônimo de educar. No seu trabalho diário, a qualidade do cuidado para com os clientes e familiares é de sua responsabilidade do profissional da enfermagem, além do desenvolvimento de profissionais que fazem parte da sua equipe de trabalho. A grande parte dos currículos dos cursos de graduação em enfermagem possui disciplinas cujo objetivo é preparar o enfermeiro para atuar como um agente educador, porém, é preciso que o enfermeiro busque outras formas de desenvolver potencialidades e adquirir as habilidades de facilitadores do processo de aprendizagem que o auxiliem nessa atividade. Dado esse contexto, assinale a alternativa CORRETA que define aprendizagem:
Ato real de ensinar.
Abordagem educativa de transmissão de conhecimento.
É um processo interno, em que o aprendizado ocorre não apenas pelas explicações teóricas, mas também pelas experiências vivenciadas pelo aprendiz.
Processo de troca de informações dentro de um ambiente adequado.
Habilidades adquiridas através de sequência de aulas.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A qualidade da assistência de enfermagem prestada aos clientes e a segurança dos profissionais que atuam nas instituições de saúde fazem parte também da responsabilidade do serviço de educação continuada. A direção de enfermagem em conjunto com a educação continuada utiliza ferramentas que norteiam o levantamento das necessidades, facilitando a tomada de decisões. A avaliação do processo assistencial em enfermagem constitui-se instrumento essencial para:
I. Avaliar a assistência prestada pela enfermagem.
II. Redimensionar o quadro pessoal.
III. Reconhecer as deficiências para implantação de planos de melhoria.
IV. Promover análise financeira.
V. Desenvolver programa de educação voltada aos trabalhadores.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, III e V.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas II, III e IV.
Somente as afirmativas I, II III e IV.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A necessidade de busca pela qualidade nas organizações de saúde impulsiona os gestores a buscarem instrumentos que auxiliem no acompanhamento dos processos, com o objetivo de avaliar os resultados e intervir caso seja necessário, tendo como possibilidade o uso de indicadores. Esses indicadores são uma ferramenta para que o enfermeiro defina a necessidade de um treinamento. Treinamento permanente pode ser entendido como:
Treinamento realizado dentro da unidade de trabalho.
Orientação de revisão de técnicas com tempo estabelecido.
Orientação constante e periódica de prática assistencial com o objetivo de melhorar a qualidade nas organizações de saúde.
Treinamento com agendamento anual para a revisão de técnicas.
Plano de ação com tempo determinado.
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O serviço de enfermagem apresenta um grande quantitativo de pessoal e é fundamental que exista um trabalho conjunto com a educação continuada para manter a capacitação de toda a equipe. Uma das funções do enfermeiro da educação continuada é capacitar os profissionais no uso de materiais da instituição com o objetivo de realizar uma prática assistencial segura. Assinale a alternativa que melhor contempla as responsabilidades do enfermeiro da educação continuada:
Definição dos produtos a serem adquiridos pela instituição, controle da qualidade do material e treinamento.
Controle de estoque e qualidade dos materiais, envio de relatórios adversos e definição de produtos a serem adquiridos pela instituição.
Controle de estoque e qualidade dos materiais.
Registro do uso dos materiais, controle de estoque e definição dos materiais adquiridos.
Identificação da necessidade de treinamento, avaliação e análise dos resultados de treinamentos, bem como estratégia do treinamento.
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O mercado de trabalho está competitivo e busca profissionais de qualidade, as organizações de saúde têm investido fortemente no desenvolvimento profissional de seus funcionários, na captação de talentos, a fim de melhorar a qualidade de seus processos e diminuir a rotatividade de pessoal, mantendo, assim, um quadro estável de colaboradores. Essa movimentação de fluxo de entrada e saída de funcionários de uma organização é definida como:
Gestão de pessoas.
Custo de rotatividade.
Indicadores de rotatividade.
Turnover.
Clima organizacional.
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O treinamento é considerado uma ferramenta para que o funcionário possa desenvolver-se e tenha um melhor resultado. Nas organizações hospitalares, o enfermeiro é responsável por manter a qualidade do cuidado e definir a necessidade de treinamento de sua equipe. Para que ocorra o treinamento, este deve ser embasado a partir de que situação?
Suprimento de falhas nas rotinas.
Estabelecimento de competências.
Coleta de informações sobre processos.
Absenteísmo elevado.
Observação direta.
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A necessidade de obter retorno quando o enfermeiro trabalha com treinamento é de grande importância, pois o enfermeiro que utiliza o treinamento em suas atividades necessita avaliar se recurso efetivo. Para isso, é preciso realizar a validação desse processo, que tem como objetivo reconhecer, medir o conhecimento adquirido durante o treinamento dos profissionais nele envolvidos. É (são) recurso(s) disponível (eis) para a validação de treinamentos:
Frequência dos participantes.
Atribuição de conceito.
Cumprimento de tarefas.
Comportamento dos participantes.
Testes de conhecimento.
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As organizações de saúde têm uma grande preocupação com a qualidade de seus serviços, e para isso é necessária a padronização e a formalização de seus processos. Em uma organização hospitalar é importante que exista um Manual de Instrução de Trabalho. Esse manual é um documento que contém os detalhes para o cumprimento de um determinado procedimento, ou seja, é constituído de várias rotinas de trabalho, cuja construção é auxiliada pelo Serviço de Educação Continuada. Com relação a esse manual, afirma-se:
I. O objetivo é descrever as atividades desenvolvidas.
II. A elaboração desse manual deverá ser feita somente por gerentes das instituições, respeitando, assim, a hierarquia da organização.
III. A linguagem desse manual deve ser a mais objetiva, clara e simples possível.
IV. Esses manuais não possuem um modelo padrão, podem variar de organização para organização, entretanto algumas informações básicas devem estar presentes, tais como: nome da instrução/rotina de trabalho, data de emissão, número de revisão, nome e visto do colaborador.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas III e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, II e IV.
Todas as afirmativas.
Somente as afirmativas I, III e IV.
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Com a globalização e os avanços tecnológicos nas organizações de saúde, foi necessário repensar a gestão de pessoas nessas organizações e na área de recursos humanos. A importância de resultados positivos e a concorrência de mercado fazem com que as organizações utilizem a gestão de pessoas por competência. Assinale a alternativa que contempla o significado da gestão de pessoas por competência:
A gestão de pessoas define funções e cargos nas organizações.
Atributos indispensáveis para o exercício de uma função.
Processo que agrega valores competitivos à organização.
É um processo importante que assegura a qualidade dos recursos humanos disponíveis em uma organização.
Processo sistemático de crescimento de pessoas.
Paciente do sexo masculino, 62 anos, ex-etilista. É internado com uma insuficiência hepática. Ao avaliar o prontuário desse paciente, o enfermeiro encontrou os exames de bilirrubina, tempo de protrombina, fosfatase alcalina, ureia e amônia. Em relação aos resultados desses exames, é CORRETO afirmar que:
Os níveis séricos de amônia estão elevados devido a um possível sangramento oculto.
O tempo da protrombina está prolongado devido à diminuição da síntese dos fatores de coagulação da vitamina K.
A fosfatase alcalina está elevada pela insuficiência no metabolismo dos hepatócitos.
A ureia nitrogenada no sangue está elevada devido à incapacidade de conversão em ureia.
A bilirrubina está elevada pela incapacidade de excreção da fosfatase.
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