Lista completa de Questões de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O dimensionamento de pessoal de enfermagem é uma preocupação constante dos enfermeiros, bem como dos próprios administradores de serviços de saúde, por interferir diretamente na eficácia, na qualidade e no custo da assistência à saúde (FUGULIN, GAIDZINSKI e CASTILHO, 2010). Nesse sentido, avalie as assertivas a seguir:
I. Conhecer a demanda do cliente, ou seja, estar ciente da complexidade assistencial requerida para a realização dos cuidados.
II. Auxiliar a gerência na aplicação de um método capaz de sistematizar o inter-relacionamento e a mensuração das variáveis que interferem na carga de trabalho da equipe de enfermagem.
III. Elaborar a divisão das atividades a serem realizadas pelo trabalhador da enfermagem por turno de trabalho.
IV. Participar ativamente do processo de educação permanente dos trabalhadores de enfermagem sob seu comando.
Indicam CORRETAMENTE as responsabilidades de todos os enfermeiros:
Somente as assertivas II, III e IV.
Somente as assertivas I, II e IV.
Todas as assertivas.
Somente as assertivas I e II.
Somente as assertivas I e IV.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Biossegurança é uma ação educativa, e como tal pode ser representada por um sistema ensinoaprendizagem. Dessa forma, pode-se entendê-la como um processo de aquisição de conteúdos e habilidades, com vistas a preservar a saúde do homem e do meio ambiente. Os principais riscos ambientais encontrados no Centro de Material e Esterilização são físicos, químicos, biológicos e mecânicos. Com a finalidade de reduzir os riscos, devem-se utilizar medidas de prevenção e controle, como:
I. Treinamento com a finalidade de instruir o funcionário sobre os modos de operação, os riscos associados aos equipamentos e uso adequado de equipamento de proteção individual (EPI).
II. Controle de saúde por meio de exames médicos periódicos e a limitação do tempo de exposição do funcionário à fonte do risco.
III. Implementação de protocolos de registro, avaliação, aconselhamento, tratamento e acompanhamento de exposições ocupacionais que envolvam patógenos de transmissão sanguínea.
IV. Utilização facultativa de equipamento de proteção individual, a depender do risco a que o profissional está exposto
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as assertivas I, II e IV.
Somente as assertivas II e III.
Somente as assertivas I, II e III.
Somente as assertivas I e III.
Somente a assertivas III.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Os recursos materiais, bem como os recursos humanos e financeiros, são essenciais para o funcionamento do centro cirúrgico, e constituem um fator que possibilita o alcance dos objetivos propostos pela instituição. Sendo assim, a aquisição de artigos e equipamentos deve ser baseada não só em dados científicos, como também na realidade da instituição. Quanto à conduta do enfermeiro responsável pela solicitação da aquisição de equipamentos e artigos no centro cirúrgico, avalie as assertivas a seguir:
I. O enfermeiro deve avaliar a real necessidade do produto para a instituição, sempre que houver indicação de sua aquisição, seja pela equipe médica ou de enfermagem.
II. Identificar com os profissionais quais são as características desejáveis do equipamento, bem como os acessórios necessários.
III. Avaliar custo benefício da manutenção do equipamento.
IV. Solicitar a compra de equipamento, sem a necessidade de que o setor esteja preparado para receber a tecnologia adquirida.
Está(ão) CORRETA(S):
Apenas as assertivas I, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e III.
Apenas as assertivas II, III e IV.
Apenas as assertivas I, II e IV.
Apenas as assertivas II e III.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Para a avaliação da qualidade institucional utiliza-se o Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar, que é composto de seções e subseções. Nas subseções, existem os padrões definidos em três níveis. Para o centro cirúrgico são definidos os padrões de segurança, organização, qualidade e produtividade. Para cada nível são definidos itens de verificação que orientam a visita e preparação do hospital para a Acreditação Hospitalar. Assinale a alternativa que contempla os itens/procedimentos a serem verificados no centro cirúrgico:
I. O correto preenchimento dos impressos de anestesia e cirurgias realizadas, considerando registros completos e legabilidade das assinaturas dos responsáveis, pelo prontuário do paciente.
II. Os manuais de normas, rotinas e procedimentos estão devidamente atualizados.
III. Elaboração do programa de cirurgias, provimento de recursos, acompanhamento e registros de procedimentos, pelo enfermeiro.
Está(ão) CORRETA(S):
As afirmativas I e III.
As afirmativas II e III.
Todas as alternativas.
As afirmativas I e II.
Apenas a afirmativa I.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O processo de avaliação de desempenho profissional dos trabalhadores é um importante recurso para dimensionar a qualidade desse desempenho, o que possibilita a identificação das necessidades de capacitação para o alcance dos objetivos organizacionais. Dessa forma, pode-se afirmar que a avaliação:
É de competência do setor de gestão de pessoas (recursos humanos).
Constitui-se em um instrumento diagnóstico gerencial que fundamenta decisões administrativas, por meio das quais é possível estabelecer metas de desenvolvimento.
Tem por objetivo principal estimular a produção do trabalhador visando à promoção deste.
Deve fazer uso de técnicas gerenciais de treinamento e estimular o remanejamento dos trabalhadores nos setores.
Privilegia os profissionais que apresentam bom desempenho.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Com a crescente mudança no cenário do mercado de trabalho, as políticas de formação profissional sofreram modificação e atualmente a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades pelo trabalhador é uma exigência para as organizações. Nas instituições de saúde, essas políticas surgem por meio dos programas de educação permanente. Sobre educação permanente, afirma-se:
I. Educação permanente consiste na aprendizagem dentro do ambiente de trabalho em que o aprender e o ensinar são incorporados pelo trabalhador.
II. A educação permanente promove a aquisição de conhecimentos pelo trabalhador
baseado nas necessidades de organização.
III. Entende-se como educação permanente a promoção de capacitação e treinamento, objetivando a mudança de comportamento.
IV. A educação permanente constitui-se num programa responsável pela capacitação e pela promoção da melhoria da habilidade de toda a equipe de trabalho.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas III e IV.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, II e IV.
Todas as afirmativas.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
A preocupação com a busca pela excelência visando a resultados positivos na assistência a saúde, gerou um movimento das instituições de saúde para à qualificação dos recursos humanos. Coube, então, a implantação de serviços de educação continuada, os quais possuem um papel de destaque nessas instituições. É (são) finalidade(s) da educação continuada:
I. Selecionar, capacitar e desenvolver talentos.
II. Mudança de atitude dos profissionais por meio de treinamentos.
III. Definir indicadores assistenciais para as unidades.
IV. Subsidiar meios para alcance de metas.
V. Desenvolver aprimoramento da educação continuada.
Está(ão) CORRETA(S):
Somente as afirmativas I, II e III.
Somente as afirmativas I, III e IV.
Somente as afirmativas II, III e V.
Somente as afirmativas I, II e V.
Somente as afirmativas I, II, III e IV.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
Investimento na capacitação dos recursos humanos, sobretudo na aplicação técnica, não se traduz obrigatoriamente na mudança de comportamento humano e, consequentemente, na melhoria prestada à assistência à saúde. (NISHIO; BAPTISTA, 2009, p. 20). Essa definição diz respeito à (ao):
Treinamento.
Educação permanente.
Avaliação por competência.
Educação em saúde.
Educação continuada.
Enfermagem - Administração em Enfermagem - Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC - PR) - 2012
O desempenho humano tem relação direta com a produtividade das organizações de trabalho; sendo, portanto, um grande desafio para diretores, gestores e gerentes. No que diz respeito às técnicas e aos métodos de avaliação do desempenho profissional em enfermagem, é possível empregar escalas de gradação. Sobre o Efeito Halo, resultado de uma escala de gradação na avaliação de desempenho, é CORRETO afirmar:
Constitui-se na atribuição de um mesmo fator de avaliação regular de altos conceitos a todos os fatores de avaliação.
Constitui-se na atribuição de valores medianos, nunca os extremos, mau ou ótimo para todos os fatores de avaliação.
Trata-se da definição do período a que se refere a avaliação.
Trata-se da definição do comportamento global do desempenho.
Constitui-se na atribuição constante da mesma gradação ou classificação para todos os fatores de avaliação.
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O processo de avaliação de desempenho dos profissionais de enfermagem é uma ferramenta gerencial de grande importância para os enfermeiros, pois trata de um recurso para promover crescimento profissional e pessoal. Porém, é preciso clareza nos objetivos de avaliação, sistematização do processo e metodologia segundo a política de recursos humanos da organização. Assinale a alternativa que melhor define a principal finalidade da avaliação de desempenho profissional.
Conhecer e documentar informações de avaliadores e avaliados de forma participativa para proceder ao diagnóstico situacional.
Conhecer o desempenho individual dos colaboradores de uma organização.
Avaliar de modo detalhado o desempenho profissional de um determinado grupo em organizações de trabalho.
Auxiliar nas políticas de desenvolvimento profissional de uma organização de trabalho.
Fundamentar as decisões do setor de Recursos Humanos de uma organização.
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