Questões sobre Projeto e Execução de Rodovias

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  • A.

    deenik;

  • B.

    GEO ou K;

  • C.

    pandrol;

  • D.

    grampo elástico simples;

  • E.

    grampo elástico duplo.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

O Secretário de Transportes de uma cidade com 2,5 milhões de habitantes e uma frota de 800 mil veículos, com o foco na mobilidade de pessoas, dará privilégio aos ônibus quando atenderem ao mesmo número de pessoas/h, que os automóveis usualmente conseguem transportar numa faixa de tráfego. Com base em pesquisas de contagem e ocupação, em vias com semáforo, verificou-se que nas faixas de tráfego de automóveis circulam entre 600 e 900 autos/h (Fluxo médio de 750 autos/h), com uma ocupação média de 1,4 pessoas/auto. Portanto, deverá implantar a faixa exclusiva de ônibus à esquerda ou à direita, a partir de uma frequência média de

Dados:

Ocupação média por ônibus = 35 clientes sentados

  • A.

    38 ônibus/h por sentido.

  • B.

    26 ônibus/h por sentido.

  • C.

    22 ônibus/h por sentido.

  • D.

    30 ônibus/h por sentido.

  • E.

    34 ônibus/h por sentido.

  • A.

    sublastro, lastro e leito;

  • B.

    sublastro, subleito e leito;

  • C.

    lastro, sublastro e subleito;

  • D.

    lastro, subleito e leito;

  • E.

    lastro, sublastro e leito.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Em uma pesquisa de origem/destino, a ser realizada em uma Capital Nordestina, para modelagem de rede de transportes e de uso do solo, com amostra domiciliar, deverão constar nos formulários:

I. Os dados socioeconômicos de cada família.

II. Os dados socioeconômicos de todos os moradores.

III. Os dados de viagem de todos os moradores.

Está correto o que se afirma em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II, apenas.

  • D.

    III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Em uma via férrea, o sublastro tem como função:

  • A.

    impedir os deslocamentos dos dormentes nos sentidos longitudinal ou transversal;

  • B.

    distribuir, convenientemente sobre a plataforma, os esforços resultantes das cargas dos veículos;

  • C.

    formar um suporte até certo ponto elástico, atenuando as trepidações resultantes da passagem dos veículos;

  • D.

    suprimir as irregularidades da plataforma;

  • E.

    aumentar a capacidade de suporte da plataforma, permitindo elevar a taxa de trabalho no terreno.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Nos editais de concessão rodoviária do DNIT, para fins de definição de tarifas e também, estudos de capacidade e estimativas de receitas das praças de pedágio, utiliza-se, segundo o manual de estudos de tráfego do DNIT a classificação de veículos dividida em

  • A.

    9 categorias.

  • B.

    11 categorias.

  • C.

    6 categorias.

  • D.

    12 categorias.

  • E.

    15 categorias.

É frequentemente necessária a passagem de um veículo ferroviário de uma linha para outra. Para tanto, são empregados aparelhos de mudança de via. Dentre esses aparelhos, aqueles destinados a promover a transferência de veículos entre linhas diversas, paralelas entre si e perpendiculares ao eixo do aparelho, são chamados:

  • A.

    agulhas;

  • B.

    carretões;

  • C.

    giradores;

  • D.

    contra-agulhas;

  • E.

    trelas.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

Fez-se uma pesquisa de sobe e desce (E/D: embarque/desembarque com senha), por amostragem, em uma linha de ônibus urbano. É uma metodologia específica, obtendo-se após as expansões da amostra e tabulações:

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

  • E.

Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.

As três variáveis fundamentais que explicam o tráfego, numa via com fluxo ininterrupto (via expressa ou rodovia) são: velocidade, densidade e fluxo/volume de tráfego, verificando-se na prática que um fluxo de tráfego

  • A.

    pode corresponder somente a uma densidade.

  • B.

    é máximo somente quando a densidade é a ótima.

  • C.

    pode corresponder somente a uma velocidade.

  • D.

    é máximo somente quando a velocidade é a máxima.

  • E.

    é máximo somente quando a densidade é a máxima.

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