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Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
deenik;
GEO ou K;
pandrol;
grampo elástico simples;
grampo elástico duplo.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
O Secretário de Transportes de uma cidade com 2,5 milhões de habitantes e uma frota de 800 mil veículos, com o foco na mobilidade de pessoas, dará privilégio aos ônibus quando atenderem ao mesmo número de pessoas/h, que os automóveis usualmente conseguem transportar numa faixa de tráfego. Com base em pesquisas de contagem e ocupação, em vias com semáforo, verificou-se que nas faixas de tráfego de automóveis circulam entre 600 e 900 autos/h (Fluxo médio de 750 autos/h), com uma ocupação média de 1,4 pessoas/auto. Portanto, deverá implantar a faixa exclusiva de ônibus à esquerda ou à direita, a partir de uma frequência média de
Dados:
Ocupação média por ônibus = 35 clientes sentados
38 ônibus/h por sentido.
26 ônibus/h por sentido.
22 ônibus/h por sentido.
30 ônibus/h por sentido.
34 ônibus/h por sentido.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
sublastro, lastro e leito;
sublastro, subleito e leito;
lastro, sublastro e subleito;
lastro, subleito e leito;
lastro, sublastro e leito.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Em uma pesquisa de origem/destino, a ser realizada em uma Capital Nordestina, para modelagem de rede de transportes e de uso do solo, com amostra domiciliar, deverão constar nos formulários:
I. Os dados socioeconômicos de cada família.
II. Os dados socioeconômicos de todos os moradores.
III. Os dados de viagem de todos os moradores.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
I, II e III.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
Em uma via férrea, o sublastro tem como função:
impedir os deslocamentos dos dormentes nos sentidos longitudinal ou transversal;
distribuir, convenientemente sobre a plataforma, os esforços resultantes das cargas dos veículos;
formar um suporte até certo ponto elástico, atenuando as trepidações resultantes da passagem dos veículos;
suprimir as irregularidades da plataforma;
aumentar a capacidade de suporte da plataforma, permitindo elevar a taxa de trabalho no terreno.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Nos editais de concessão rodoviária do DNIT, para fins de definição de tarifas e também, estudos de capacidade e estimativas de receitas das praças de pedágio, utiliza-se, segundo o manual de estudos de tráfego do DNIT a classificação de veículos dividida em
9 categorias.
11 categorias.
6 categorias.
12 categorias.
15 categorias.
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
É frequentemente necessária a passagem de um veículo ferroviário de uma linha para outra. Para tanto, são empregados aparelhos de mudança de via. Dentre esses aparelhos, aqueles destinados a promover a transferência de veículos entre linhas diversas, paralelas entre si e perpendiculares ao eixo do aparelho, são chamados:
agulhas;
carretões;
giradores;
contra-agulhas;
trelas.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
Fez-se uma pesquisa de sobe e desce (E/D: embarque/desembarque com senha), por amostragem, em uma linha de ônibus urbano. É uma metodologia específica, obtendo-se após as expansões da amostra e tabulações:
Engenharia Civil - Projeto e Execução de Rodovias - Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do RJ (FEMPERJ) - 2012
I e V;
II e IV;
III e V;
IV e II;
V e I.
Atenção: As questões de números 59 a 74 referem-se a Sistemas de Transporte.
As três variáveis fundamentais que explicam o tráfego, numa via com fluxo ininterrupto (via expressa ou rodovia) são: velocidade, densidade e fluxo/volume de tráfego, verificando-se na prática que um fluxo de tráfego
pode corresponder somente a uma densidade.
é máximo somente quando a densidade é a ótima.
pode corresponder somente a uma velocidade.
é máximo somente quando a velocidade é a máxima.
é máximo somente quando a densidade é a máxima.
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